segunda-feira, 15 de maio de 2017

Itabuna imuniza mais de 42% do público-alvo contra Influenza



A campanha de vacinação contra a gripe Influenza A (N1H1) atingiu mais de 42% do público-alvo em Itabuna, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não há motivo para comemoração, porque o município ainda não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Mesmo assim, a média de imunização no município foi maior do que a registrada no Estado, segundo a Sesab. 

A imunização que começou no dia 17 do mês passado foi reforçada sábado (13) durante o Dia D, quando a SMS mobilizou todos os trabalhadores da saúde e disponibilizou as doses em todas as unidades de saúde para os grupos prioritários, mas o movimento não foi o esperado para uma ação tão importante para a saúde da população, como destacou a Coordenação da Rede de Frio.


A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, se mostrou preocupada com a baixa procura pela vacina, ao destacar que ela é fundamental para combater a gripe H1N1 e outros vírus da Influenza. “Acredito que as pessoas ainda não se conscientizaram para o perigo que o vírus H1N1 representa para a saúde da população. A gripe é contagiosa e pode contaminar uma cidade inteira”, alerta a secretária.

Lísias informa também que a vacina da gripe deve ser tomada todos os anos, porque após 12 meses, ela perde a validade e, consequentimente, a proteção contra o vírus. “A vacina é gratuita e ainda estará disponível para todos os grupos prioritários na rede da Atenção Básica, até o dia 26 deste mês quando encerra o prazo dado pelo MS”.

Na manhã desta segunda-feira, a secretária de Saúde se reuniu com sua equipe técnica buscando nova estratégia com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da vacina e com isso poder alcançar a meta em sua plenitude. “Nossa preocupação é executar ações que promovam a saúde da população, o que é mais vantajoso e também mais econômico do que tratar a doença”, reforça a secretária.

A coordenadora da Rede de Frio da SMS, Camila Brito, também destaca a importância da vacina contra o vírus H1N1 que segundo ela, tem maior incidência no inverno, por isso deve ser tomada antes da chegada da estação mais fria do ano. Camila que é enfermeira, diz que são muitos os sintomas da gripe, entre fortes dores de cabeça e musculares, febre alta e tosse. “Sem contar com consequências mais complicadas como pneumonia e outras doenças mais graves que podem levar a internação e até a morte”, alerta a coordenadora.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...