domingo, 14 de maio de 2017

INSTITUTO LULA, O QG DA PROPINA

QG DA PROPINA
DEFESA RECORRE CONTRA SUSPENSÃO DE INSTITUTO LULA, O QG DA PROPINA
JUIZ O FECHOU DIANTE DE INDÍCIOS VEEMENTES DE DELITOS CRIMINAIS
JUIZ AFIRMOU QUE, MESMO QUE O INSTITUTO LULA DESENVOLVA PROJETOS DE CUNHO SOCIAL, HÁ INDÍCIOS “VEEMENTES” DE “DELITOS CRIMINAIS” QUE PODEM TER SIDO INICIADOS OU INSTIGADOS NA SEDE DO INSTITUTO (FOTO: RAFAEL ARBEX/ESTADÃO CONTEÚDO)
Do - Diário do Poder - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com recurso contra a decisão do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, que suspendeu as atividades do Instituto Lula. O pedido de habeas corpus foi protocolado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
No despacho, assinado no último dia 5 e publicado na terça-feira, 9, o magistrado justificou que, mesmo que o Instituto Lula desenvolva projetos de cunho social, há indícios “veementes” de “delitos criminais” que podem ter sido iniciados ou instigados na sede do instituto, localizada em São Paulo.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, sustenta que a decisão, divulgada na terça-feira, 9, ignorou a presunção de inocência e se baseia em elementos sem credibilidade, bem como na interpretação equivocada dos fatos.
Zanin cita ainda que, como o próprio juiz reconheceu, não houve pedido de suspensão das atividades pelo Ministério Público Federal. O advogado acrescenta que o fechamento do instituto não teve fundamentação jurídica "minimamente razoável" e prejudica o cotidiano de seus funcionários. "Confunde-se a instituição com a pessoa de Lula", observou o advogado na nota.
Entre os elementos citados pelo defensor ao justificar a apresentação do recurso, Zanin diz que a citação, na decisão judicial, dos indícios de possíveis delitos cometidos no instituto se baseou em depoimento dado ex-presidente da OAS Léo Pinheiro no qual o empreiteiro, na qualidade de réu da ação, não tinha a obrigação de dizer a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...