quinta-feira, 25 de maio de 2017

Hospital Manoel Novaes firmou convênio para Atendimento Educacional Hospitalar

Uma cerimônia na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley no Hospital Manoel Novaes, na tarde dessa quarta-feira (24), marcou o lançamento do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar. A ação foi possível somente a partir da celebração de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe há 11 anos com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia. O atendimento objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Toda ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar.


Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga Maria Rita Prudente, o programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar já é realizado no Hospital Manoel Novaes na área específica da Enfermaria da Oncopediatria, unidades voltada para internamento de crianças em tratamento contra o câncer. “Realizamos também no Ambulatório de Oncohematologia Pediátrico e na Casa de Apoio do GACC. Neste momento estamos retomando as atividades na Enfermaria Pediátrica e para isso contamos com equipe pedagógica cedida pela Secretaria de Educação”, detalhou Rita Prudente.

Sobre o planejamento e ganhos do Programa, a coordenadora fala desta fase inicial quando serão priorizadas as Oficinas Lúdico-pedagógicas, correlacionando saberes e contextos, e utilizando ferramentas específicas como recortes, pinturas, teatro, contação de história, entre outros recursos. “O atendimento é adaptado às necessidades da criança e mediado pelo atendimento didático pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar a criança do processo de aprendizagem”, declarou Maria Rita.
Nesta mesma fase está retomada também a parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, via Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), no projeto “Ler faz bem à saúde”. Nesta atividade, um carrinho de livros circulará pelas enfermarias e terá como base de apoio a Brinquedoteca para oficinas de contação de história e rodas de leitura. Para a Gerente de Enfermagem do Hospital Manoel Novaes, Adriana Cardoso, ambas iniciativas são ganhos imensuráveis, principalmente para os pacientes. “A hospitalização é um processo difícil que se potencializa quando se é criança, elevando a ansiedade inclusive de pais e familiares. Com o Atendimento Educacional são notórios os ganhos que vão da mais rápida resposta ao tratamento, interação com a equipe, contextualização social, diminuição do estresse, entre outros”, declarou Adriana.

O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar na Pediatria do Hospital Manoel Novaes passa a funcionar de segunda a quinta-feira, sempre das 14 às 16 horas, enquanto o Projeto “Ler faz bem à saúde” sempre às sextas-feiras, ambos na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley.

Por Manu Berbert



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...