sexta-feira, 26 de maio de 2017

Dia B do Projeto Brincar reúne crianças neste sábado, em Ilhéus

Uma ação da secretaria de Educação de Ilhéus, coordenada pela área de educação infantil, promove o Dia B do Projeto Brincar neste sábado, das 8h30min às 15 horas, na Avenida Soares Lopes, no centro da cidade. O evento integra o encerramento da Semana Mundial do Brincar, idealizada pela ONG Aliança pela Infância, e a despedida da Ecoteca – Biblioteca Ecológica da Coelba, com brincadeiras, literatura infantil, teatro, dança e outras atividades lúdicas, e está aberto a todas as crianças do município.  

Alunos da educação infantil da rede municipal de ensino contarão com o auxílio do transporte escolar para participarem do evento. A programação inclui diversas atividades na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, com musicoterapia, dança, desenho, contação de histórias e pintura facial; ao lado da Catedral de São Sebastião, haverá o pula pula; roda de capoeira no espaço da praça de alimentação; zumba infantil na arena de eventos, brincadeiras folclóricas na areia da praia da Avenida, além de opções culturais da Ecoteca, na Praça Dom Eduardo. À noite, haverá sessão de cinema com a exibição do filme “Homem-Formiga”, baseado no universo da Marvel Comics.
Na manhã desta sexta-feira, 26, estudantes da Escola Municipal Pinóquio, localizada no Malhado, tiveram a oportunidade de participar do evento. Eles assistiram a uma apresentação do teatro de fantoches, no espaço da Ecoteca, cujo enredo aborda orientações sobre cuidados no uso da energia elétrica e de preservação do planeta.
Felicidade - A mãe da estudante Gabriela Cláudia Farias Freire, de 7 anos, dona Gilvânia Cláudia Farias dos Santos, disse que sentiu “muita felicidade por Ilhéus estar apoiando, com toda essa estrutura, nos mostrando o consumo correto da energia. Gostei muito de poder ter trazido minha filha para vivenciar este momento tão importante com outros colegas, de uma maneira tão especial. Apesar de minha filha ser uma criança especial, ela absorve e passa o que lhe faz bem. E pude sentir isso nos olhos dela, felicidade”, acrescentou.
A coordenadora da Educação Infantil da Seduc, professora Sara Lemos, explica que “este momento valoriza o brincar, como elemento importante para a infância. Estamos vivenciando uma época onde as crianças têm um acesso ao universo eletrônico cada vez mais fácil. Então, buscamos voltar àquele mundo do faz de conta, com a Ecoteca, focando na conscientização do uso da energia, através de estórias contadas com fantoches, estórias dramatizadas. As crianças não têm mais tempo para brincar em praças, na porta de casa, e se socializar com outras crianças”, argumenta.
A artista Cristiane Araújo, do elenco do teatro de fantoche, conta que o projeto já percorreu várias cidades e diz que é muito importante “ouvir a criança no momento da interação, ouvir o que ela diz. Nós somos educadores, além de artistas. Brincamos de várias formas para que o uso da informação chegue a conscientização quanto ao uso da energia. Estar em Ilhéus está sendo fantástico! As crianças respondem com o corpo, com o olhar, com o perguntar ...O nosso objetivo está sendo alcançado, a criança responde de forma positiva. Gostamos de estar aqui”, salienta.
Semana – A programação da Semana Mundial do Brincar teve início dia 21 nas escolas, com manhãs e tardes marcadas por brincadeiras, atividades livres, artes plásticas, danças, leituras, palestras e ciclos de debates. Ilhéus é uma das cidades contempladas com o projeto, cujo objetivo principal é resgatar as brincadeiras que evidenciam experiências lúdicas e dão às crianças seu lugar no tempo.
A ideia é “preservar a infância que, muitas vezes é perdida pela interferência tecnológica e digital da sociedade atual”, afirma a secretária de Educação, Eliane Oliveira. A Semana Mundial do Brincar acontece em mais de 15 países. O tema deste ano é “O Brincar que Encanta o Tempo”.
O projeto ainda conta com apoio de estagiários da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da UNOPAR, de animadores de festas infantis da cidade, do Soró, que fornecerá pipocas, do Sesi e Coelba, que incrementam o evento com as atrações da Ecoteca. Cerca de 80 profissionais estão envolvidos.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...