quarta-feira, 17 de maio de 2017

Coordenadoras da Central Estadual de Transplante visitam OPO Sul no HBLEM


A Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, que funciona no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), recebeu na manhã desta quarta-feira (17) a visita da médica coordenadora Estadual de Transplantes, Dra. Rita de Cassia Pedrosa, e da enfermeira coordenadora da Central Estadual de Transplante, América Carolina Sodré. A oportunidade foi utilizada para avaliação do trabalho realizado pela OPO Sul e para apresentação de metas e estratégias à continuação das ações em busca do aumento do número de doadores de órgãos na região.


Com índices ainda abaixo do esperado, o Estado da Bahia vem atuando de modo constante na busca por números mais altos de doadores através da Portaria 1169, que estabeleceu a Política Estadual de Incentivo à doação de Órgãos e Tecidos, e de fomento à realização de transplantes no Estado. Segundo Rita de Cassia, o cenário atual no Estado requer a mobilização de todos para reduzir as filas de espera por órgãos. A médica informa que a fila para receber a doação de córnea conta com 1200 pessoas e ressalta que o estado tem capacidade de zerar esse dado a partir da conscientização das pessoas e do engajamento dos profissionais de saúde.
De acordo com a coordenadora, na Bahia é possível realizar diferentes procedimentos a exemplo dos transplantes renais, de córnea onde o Estado é uma referência, transplante de fígado e coração, além de pacientes listados para câncer de pulmão. Contudo, a Dra. Rita salienta que há potencial para fazer mais e para que isso aconteça é importante o envolvimento de todos os setores de modo estimular a equipe na busca pelos resultados. Neste sentido, a médica ressaltou o trabalho realizado pela equipe de da OPOSul.
 “Encontrei na OPOsul profissionais sérios e completamente envolvidos no propósito de realizar o trabalho de mobilização com toda equipe do hospital, atuando dentro de uma área de abrangência com outros hospitais e diferentes setores. É um trabalho muito sensível e delicado que exige atenção e envolvimento, mas que da um retorno muito grande”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...