DIGNIDADE

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa


FEIJOADA DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES NA AABB, DIA 19 DE NOVEMBRO AO MEIO DIA. VALOR R$25,00 ADQUIRA O SEU BILHETE E CONTRIBUA COM QUEM PRECISA. TELEFONES (73) 3215-1511 E 9-8889-0991 E FAÇA UMA BOA AÇÃO!

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cirurgia Ortognática é destaque na Santa Casa de Itabuna

Por - Jack Simões - A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna retomou o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial no Hospital Manoel Novaes, tendo à frente os cirurgiões dentistas Dr. Rafael Zetehaku Araujo  (CRO-BA 14.198), Dr. Eduardo de Lima Andrade (CRO-BA 12.865) e Dra. Ana Carolina Lemos Pimentel (CRO-BA 12.116). Especializado em traumas de face e ossos do crânio, o serviço trata doenças e tumores da boca, dos ossos maxilares e da face, corrige anomalias e alterações faciais. Entre os destaques, a realização da cirurgia ortognática, procedimento para correção das alterações e deformidades dos maxilares.

Com a retomada do Serviço, o Hospital Manoel Novaes incrementa o leque de procedimentos especializados em alta complexidade e a equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial cuida ainda de enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), realizando todas as cirurgias bucais odontológicas. “Estamos aptos a tratar também casos mais complexos de reconstrução facial que exigem abordagens em ambiente hospitalar, problemas articulares com dores faciais (na ATM) e problemas respiratórios decorrentes de apneia do sono”, declarou o médico Dr. Rafael Zetehaku Araújo.

Mais benefícios
Segundo Dr. Eduardo Andrade, um diferencial que o Serviço apresenta é a atuação em procedimentos eletivos, com Ambulatório de Cirurgia Buco-maxilo-facial e planejamento cirúrgico-terapêutico. “Habitualmente só se lembra do Cirurgião Buco-maxilo dentro de um Hospital para os casos de trauma e cirurgias reparadoras. Nosso serviço é muito mais amplo, atuando também para prevenção e correção de disfunções que impactam principalmente na qualidade de vida do paciente”, declarou Eduardo.

Este é o caso das Cirurgias Ortognáticas, que tem como objetivo principal restabelecer a estética e a função dos pacientes, colocando os ossos e os dentes nos locais corretos. “Esta correção visa reparar e possibilitar uma correta mastigação, fonação e respiração, além da proporcionar uma adequada harmonia facial com reparação da estética facial e do sorriso”, acrescentou Dr. Eduardo. Outra área de atuação prevalente do Serviço de Buco-maxilo-facial também via Cirurgia Ortognática é o tratamento contra Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que pode ocasionar alterações cardíacas, hipertensão, cansaço crônico, estresse, impotência, além de alto grau de irritabilidade e transtornos de personalidade.

Atuando também no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho, outro destaque do serviço são as Cirurgias de ATM (Articulação Temporomandibular), como se chama a “junta” da mandíbula com o crânio. "É uma articulação importantíssima, responsável por todos os movimentos da mandíbula e sua interface com o sistema mastigatório, da fala, o respiratório e até o sistema postural e o vestíbulo coclear, que controla equilíbrio e audição", detalhou Dr. Eduardo. Somente na primeira semana de maior foram realizadas três cirurgias diferentes de ATM e uma remoção de tumor da ATM, todas no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto e com excelentes resultados", declarou o buco-maxilo.

Nenhum comentário: