quinta-feira, 13 de abril de 2017

Semana Santa ou Feriadão?

Semana Santa ou Feriadão?


Posso afirmar com segurança que não sou saudosista fanático e, muito menos, barata de sacristia! Sou sim, um observador de hábitos e costumes, tradições e comemorações!
Depois que você vivencia por quase um século os eventos ligados as religiosidade e feriados nacionais, é claro e óbvio que perceba suas manifestações e mudanças comportamentais, inclusive os valores que passam a ter, ou passaram ter, com o passar do tempo!

Não sei se podemos considerar essas mudanças radicais ao progresso, desleixos, egoísmos, ou falta de consciência religiosa, patriotismo, ou até mesmo “cagando e andando como a cavalaria de sete de setembro nas paradas”, pouco ligando para os acontecimentos!

Vou procurar sintetizar ao máximo as razões das minhas observações, pois, são tão claras e evidentes, que não se fazem necessárias muitas explicações, ou maiores detalhes. Uma vez que, tudo foi, com o tempo, transformado, simplesmente, para “feriadão”. O evento que “foda-se”, pois, o importante é que não haverá trabalho, pode-se ir para praia, viajar para visitar parentes, fazer turismo, farras homéricas, festas profanas e afrodisíacas!

Quer sejam dias religiosos como a Semana Santa, Natal, S. João, S. Pedro, Padroeira ou padroeiro da cidade, Independência do Brasil, Proclamação da República, Tiradentes e outros, todos esses foram completamente beneficiados e batizados com o lindo e apreciado nome de “Feriadão”. E são tantos, que até o dia do “descobrimento do Brasil” passou a ser fichinha, já que nem se comemora nada e o povo nem se lembra! Então...não sendo feriado, nem ligam para uma data tão importante, que passou a ser um dia comum! 

A triste verdade é que, tudo passou a ser completamente folgas trabalhistas, mais para comemorar os eventos, apenas curtir nas baladas, praias e shows suntuosos com muitas músicas, bebidas e requebrados de bundas!

Será que essa transformação é mundial, ou mais um privilégio tupiniquim, que em breve estaremos exportando?


*Escritor –Membro da academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...