sexta-feira, 7 de abril de 2017

Secretaria conclui melhorias em três Unidades de Saúde em Itabuna



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não tem medido esforços para melhorar a estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Mesmo enfrentando escassez de recursos, três destas unidades já tiveram os serviços concluídos: a UBS José Maria de Magalhães Neto, no Sesp, a Dr. José Édites Santos, no bairro São Caetano e a Dr. Jacinto Cabral, no Novo Horizonte.
Nesses locais, os operários da prefeitura realizaram mutirões de limpeza, capinagem, roçagem, reparo em telhados, remoção de móveis quebrados e em desuso, além de pintura nas áreas interna e externa. Também foram remanejados alguns servidores como recepcionistas, digitadores e serviços gerais.

Na tarde de ontem, a secretária de Saúde, Lísias São Mateus, acompanhada do vereador Manoel Júnior, visitou a Unidade de Saúde da Família Dr. Simão Fiterman, no bairro São Pedro, e já solicitou aos operários o início imediato dos serviços de melhorias no local. As USFs Dr.Aurivaldo Sampaio, no São Lourenço e Mário Peixoto, no Jorge Amado são as próximas a serem beneficiadas com o serviço.

Situação crítica
Lísias disse reconhecer a situação crítica em que se encontram as demais unidades, tanto na estrutura física quanto na falta de profissionais de saúde e lamenta não ter os recursos necessários para a recuperação imediata de todas elas. “Estamos priorizando serviços de manutenção naquelas em que realmente a situação chegou ao limite, com o mato, por exemplo, invadindo o interior de algumas das unidades, além da falta de funcionários, o que tem comprometido o atendimento à população”, afirmou.

A secretária informa que a demanda reprimida é grande e envolve muitos setores como Média e Alta Complexidade, centros de referências e a Atenção Básica, que tem sido uma das mais priorizadas. “Itabuna sabe que o prefeito Fernando Gomes tem um olhar diferenciado e uma grande preocupação com a saúde no município. Ele entende que não é justo o usuário procurar o atendimento na rede pública e não encontrar serviços essenciais que deveriam funcionar bem”, elucidou.

Já a diretora do Departamento da Atenção Básica, Alessandra Lopes, que concluiu o relatório da situação em que se encontra o setor, lembra que a Atenção Básica é a porta de entrada dos usuários do SUS e é numa Unidades de Saúde que deve ocorrer o atendimento inicial. “Nestas unidades o cidadão deve ser orientado sobre prevenção de doenças e assistido em suas necessidades primárias, ou casos de agravos simples, e somente deve ser direcionado para o atendimento de alta complexidade em situações graves, por isso é importante que elas funcionem bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...