terça-feira, 11 de abril de 2017

Projeto de Requalificação Ambiental para Itabuna

Prefeitura de Itabuna, Unime e UFSB se unem em projeto de Requalificação Ambiental
  

Através de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Itabuna, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) está sendo implementado o projeto de “Requalificação Ambiental: integrando comunidades” que pretende mudar a qualidade de vida de moradores dos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança.


Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), na Unime, representantes das instituições envolvidas participaram de mais uma etapa do projeto, que deverá mostrar os seus primeiros resultados num intervalo de médio a longo prazo. A técnica social Dulce Marinho, representante da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, e que é responsável pelo acompanhamento do projeto, explica que a ideia é requalificar a área do entorno do Rio Jacarezinho, um dos afluentes do Cachoeira.


“Identificamos a necessidade de requalificar o entorno do Jacarezinho diante do estado de degradação em que o rio se encontra. Na área da Roça do Povo, até que ele está em estado aceitável, mas ao chegar em Nova Ferradas, por exemplo, as condições são terríveis”, pontua Dulce Marinho, informando que várias ações passam pela requalificação da área do entorno do Rio: reativação de três estações de tratamento; limpeza e replantio de árvores, ações de conscientização com a comunidade local, entre outras.

As professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unime, Yasminie Midlej e Adriane Batata, informam que os alunos que fazem as suas respectivas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto de Urbanismo 2, terão envolvimento direto com o projeto participando de treinamentos e conhecendo as comunidades em questão. Do mesmo modo, a UFSB através da PROSIS – Pró-Reitoria responsável pela formulação e execução de programas e projetos de sustentabilidade.

 Rede Municipal discute aplicação de recursos às escolas

 Com o intuito de alinhar os procedimentos relacionados à aplicação dos recursos direcionados à educação pública, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciou na segunda-feira (10) um treinamento com diretores de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. O encontro, que aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), prosseguiu até às 17 horas desta terça-feira (11), com abordagens de temas relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Possuindo autonomia nas ações pedagógicas, administrativas e financeiras, os gestores escolares foram capacitados quanto às diretrizes que deverão seguir para melhor utilização possível dos recursos destinados às escolas. Segundo a professora Elioenai Ramos, do Setor Financeiro da Secretaria da Educação, salientou que por se tratar de um período onde se inicia uma nova gestão, com novos diretores em algumas escolas, é necessário a realizações de reuniões e treinamentos, principalmente com informações sobre o departamento financeiro das escolas.

“É imprescindível orientarmos os diretores sobre como gerir o patrimônio do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE), bem como administrar com transparência e responsabilidade os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste sentido, este encontro serve para nortear os diretores sobre as providências que devem ser tomadas neste inicio de gestão para que não tenham problemas futuros”, afirmou.

No primeiro dia do encontro foram abordadas temas como caixa escolar, atualização dos diretores quantos aos assuntos relacionados ao PDDE. A diretora da Escola Municipal Heribaldo Dantas (Sítio III da Fundação Marimbêta), Joane Francine Bomfim, comentou que esse alinhamento da questão financeira é uma excelente iniciativa para as escolas, principalmente neste momento de adaptação para alguns diretores. “Essas orientações para os professores quanto à execução financeira é muito importante para o desenvolvimento da escola”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...