segunda-feira, 3 de abril de 2017

Prefeitura apoia políticas públicas para acessibilidade



Iniciando os trabalhos do ano de 2017, a Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI), representada pelo presidente, José Cruz, realizou na manhã da última sexta - feira, 31, no auditório da Biblioteca Pública do General Osório, a primeira reunião ordinária com associados.
Marcaram presença no evento, o vice- prefeito de Ilhéus, José Nazal, a secretária de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Soane Galvão,  além do sindico do condomínio Sol e Mar  das quadras D e E, Ubirajara Borges, o representante da empresa São Miguel, Roque Vital e diversos  líderes de bairros do município.

Plenário cheia, cerca de 140 pessoas participaram da reunião que discutiu diversos temas importantes para a categoria, como acessibilidade para todos, dúvidas sobre os programas federais disponibilizados pela secretaria de Desenvolvimento Social, como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, além de um diagnóstico da situação atual do município.


Na oportunidade, o presidente da ADEFI, José Cruz, intitulou Soane Galvão como madrinha da associação. “Ela é um exemplo de pessoa a ser seguida, uma mulher forte e sensível às lutas da sociedade, sempre nos recebeu de braços abertos”, ressaltou.  Cruz ainda presentou a secretária com os livros, “Vencedores” do fotógrafo Sérgio Dutti, onde são narradas histórias de superação dos atletas paraolímpicos brasileiros que brilharam nos Jogos de Londres em 2012 e “Viver sem Limite”, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Por sua vez, Soane Galvão ficou muito feliz com o título e destacou a importante luta de garantir a acessibilidade para todos, melhorando a qualidade de vida e possibilitar a pessoa com deficiência de viver de forma independente. “Nossa secretaria esta aberta para atender as necessidades da sociedade, sabemos que vários setores estão em situação de vulnerabilidade e precisam ser assistidos e contemplados com acessibilidade. Vamos fazer o possível para implantar políticas públicas e programas que assegurem o acesso e a igualdade de oportunidades para todos”, afirmou.

No decorrer da reunião ainda foram entregues 35 carteiras intermunicipais para os associados e apresentação do projeto “Semente de Cidadania” para pessoa com deficiência, idealizado pelo Instituo Global em parceria com Prefeitura Municipal de Ilhéus e Desenvolvimento Social.  

O vice – prefeito, José Nazal ressaltou que o governo vem acompanhando a classe desde a campanha eleitoral e sensibilizou com a luta. “E um direito que eles têm a inclusão social, de mobilidade, transportes e diversas outras situações, o governo apoia essa luta e está disposto a ajuda – lós,  estou acompanhado todas as reuniões ordinárias, é uma obrigação do governo  e caminharei com o anseio dessa população”, concluiu.

ADEFI – A Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus foi criada em 1988, atualmente tem mais de 100 associados que lutam pelo direito de acessibilidade para todos. As reuniões acontecem na última sexta – feira do mês, no plenário da Biblioteca Pública do General Osório.


Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...