quarta-feira, 12 de abril de 2017

Prefeito promete pacote de obras para mudar fisionomia de Itabuna


Políticos, lideranças comunitárias e moradores dos bairros Corbinano Freire e Novo Horizonte fizeram uma grande festa na reinauguração da Quadra Poliesportiva Gutemberg Assis Costa (Pica Pau), um profissional que se destacou no esporte amador e educação itabunense.  Na oportunidade, o prefeito fez um balanço dos primeiros 100 dias de governo, marcado por muito sacrifício e lamentando o pesado endividamento do município, que é superior a R$ 600 milhões, “por isso não vamos poder distribuir peixe para a população carente na Semana Santa, mas vamos consertar tudo com a ajuda dos vereadores, do povo e  com uma grande mudança marcada pela realização de obras”.

Ele lamentou que até agora não recebeu a prestação das contas do seu antecessor e que isso será notificado ao poder judiciário através do Ministério Público. Destacou, que apesar das dificuldades colocou em funcionamento o Posto de Saúde José Edites, no São Caetano e inaugurou o Ambulatório  Psicossocial, também “vamos recuperar a rede de saúde e escolas, como também todas as quadras poliesportivas e a Vila Olímpica Everealdo Cardoso, que está sucateada e até a placa de inauguração foi roubada.”


Para Fernando Gomes as dificuldades encontradas são muitas, porque a cidade estava inteiramente abandonada, mas a situação será modificada e “no próximo ano, vamos inaugurar uma obra por semana, com o apoio da Câmara de Vereadores e da sociedade civil organizada”. Ele conta que para imprimir estas mudanças vem adotando medidas duras, sem se descuidar das prioridades de governo como saúde, educação e esporte, que também representa, de certa forma, um investimento em inclusão social e segurança. “Mas para isso é imprescindível o apoio da população, inclusive na mobilização que pretendemos no combate ao Aedes aegypti, vetor da zika, dengue e chikungunya e febre amarela”.

Na solenidade falaram os vereadores Ricardo Xavier, Manoel Junior, Manoel Farias da Silva (Nel do Bar) e Beto Dourado, destacando as ações do prefeito Fernando Gomes que vem realizando inaugurações e recuperando equipamentos públicos  nos primeiros três meses de governo, mostrando sensibilidade em relação às demandas do legislativo e da população itabunense.

O presidente da Associação de Moradores do Corbiniano Freire, Josué Bispo (Tadeu) considerou a reinauguração da quadra como um momento de alegria e um importante investimento em inclusão social dos jovens. Ele destacou a sensibilidade do prefeito Fernando Gomes em atender à reivindicação da população e reivindicou a construção de uma creche na comunidade  em uma área de 10 mil metros quadrados e investimentos do governo na área de saneamento básico.

O secretário de Administração, Dinailson Oliveira destacou que as obras de recuperação da quadra, que teve o piso pintado e estacionamento sinalizado, mobilizou 25 homens que também trabalharam na reconstrução dos vestiários e da administração daquela unidade, que será administrada pela Associação de Moradores. O trabalho será complementado segundo ele com a construção de um parque infantil.

A solenidade teve as presenças dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro; de Educação, Anorina Smith Lima; de Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado; de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, John Nascimento; do presidente da Emasa, Jader Guedes.

Prefeitura garante apoio à Associação Sulbaiana de Equoterapia e Esquadrão de Cavalaria
 

O prefeito Fernando Gomes sinalizou para o presidente da Câmara de Itabuna, Francisco Reis; para o vice Ricardo Xavier, para os vereadores Manoel Júnior  e Edmilson Cabral de Santana Junior (Júnior do Trator), bem como para os dirigentes da Associação Sulbaiana de  Equoterapia (ASBE), técnicos da equipe interdisciplinar e oficiais do Esquadrão de Cavalaria do Comando de Policiamento do Sul da Bahia o apoio do governo municipal ao trabalho de equoterapia. A atividade é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

No encontro com representantes da Câmara, a equipe da ASBE e do Esquadrão de Cavalaria o prefeito falou das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal, lembrando que recebeu uma herança maldita de dívidas superiores a R$ 600 milhões, com o sucateamento dos serviços públicos e sérias dificuldades financeiras em todos os setores. Ele falou que em função das dificuldades encontradas este ano o governo municipal não deve distribuir peixes para a população carente.

Fernando Gomes destacou ainda que o seu governo tem como prioridades saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego e renda, o que representa inclusão social e é uma estratégia no combate à violência, a ser complementado com a implantação do sistema de monitoramento de vídeo em toda a cidade. Salientou a proposta  do Projeto do Parque da Cidade, que visa  gerar uma área de opção de lazer e recreação para a população e anunciou o apoio ao projeto de equoterapia apresentado pelos dirigentes e técnicos da ASBE em parceria com o comando do Esquadrão de Cavalaria.

Projeto
O projeto foi apresentado pela presidente da ASBE, Marisângela Moura Andrade, que é fisioterapeuta e estava acompanhada psicóloga Kathigiane Brito Leal e pelo fisioterapeuta Rodrigo Moraes, que apresentaram um relatório das atividades realizadas pela entidade em parceria com a Cavalaria da PM. Também foi exibida uma reportagem sobre o trabalho da associação junto aos pacientes e seus familiares, com reflexo na qualidade de vida de cada família atendida.

A proposta da parceria também foi defendida pelos vereadores Chico Reis, Ricardo Xavier, Manoel Júnior e Edmilson Cabral de Santana Junior (Júnior do  Trator destacando a sensibilidade do prefeito para a questão social e para a saúde como prioridade de governo. O comandante do Esquadrão da Cavalaria, major Adriano Costa informou que a unidade localizada no Pati, fim de linha do São Caetano, disponibiliza para o trabalho uma equipe de 15 pessoas entre militares e voluntários da ASBE, que trabalham com quatro cavalos, dois dos quais em fase de preparação para equoterapia.

O subtenente Faustino, desatacou que historicamente o prefeito Fernando Gomes sempre esteve ligado à história do Esquadrão de Cavalaria, ajudando inclusive na sua implantação. “Saio satisfeito pelo apoio recebido do governo municipal e com esta parceria para o projeto de equoterapia, pois sabemos que ninguém pode fazer um trabalho sozinho e em mão única”. Hoje o projeto atende a 42 pacientes e tem mais 65 pessoas inscritas na fila de espera, daí a necessidade da sua ampliação.

Diretores de escolas municipais discutem Educação Inclusiva


Atender adequadamente os alunos com deficiência requer constante empenho no sentido de desenvolver ações inclusivas. Pensando nisso, a Secretaria de Educação (SEC) de Itabuna reuniu na tarde desta terça-feira (11), diretores das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino com objetivo de prestar assessoria sobre educação inclusiva, visando tornar cada vez mais eficaz as medidas que estimulam os professores a buscar o desenvolvimento dos alunos especiais.

Segundo a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, o compromisso da Rede Municipal é de constante adequação para com as necessidades da Educação Inclusiva. Ela ressalta que, neste sentido, a reunião teve como objetivo principal tratar da temática com os diretores das escolas e assessorá-los quanto trabalho a ser executado. “Nosso papel neste momento é garantir que os professores estejam preparados no sentido de acolher adequadamente na escola pública essas crianças com dificuldades, seja autista ou qualquer pessoa que esteja em situação especial”, ressalta.

A assessora de Assistência de Educação Especial, Marcia Alexandra Araújo Peixinho, detalhou que a rede possui o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), que conta com uma equipe multidisciplinar dispondo de pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física, além de 28 salas de recursos multifuncionais que funcionam dentro das escolas municipais.

Segundo Márcia, é importante ressaltar ainda o trabalho do Núcleo Cuidar e da Apae, que apesar de serem instituições filantrópicas, contam com profissionais de educação da rede municipal em seus quadros. “Esta reunião com todos os gestores da rede municipal foi no sentido de guiá-los sobre todos os procedimentos de como matricular, receber, e proceder com os alunos especiais matriculados na rede de ensino, bem como de orientá-los dos serviços que a rede dispõe para atender e acompanhar os atores sociais”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...