sexta-feira, 7 de abril de 2017

Governo já admite reduzir idade mínima


Governo já admite reduzir idade mínima diferente para mulher se aposentar


BLOG DE MERVAL PEREIRA (*)
O governo admite acatar, em parte, uma reivindação da bancada feminina da Câmara, que é suprapartidária e abrange todas as tendências ideológicas, de Jandira Feghali, do PCdoB a Gorete Pereira, do PR, para facilitar a aprovação da reforma da Previdência no Congresso: a diferenciação da idade mínima para homens e mulheres se aposentarem.
Projeto da reforma da Previdência previa 65 anos para ambos os sexos
Projeto da reforma da Previdência previa 65 anos para ambos os sexos
A bancada feminina na Câmara – composta por 55 deputadas, sendo 37 são da base governista – quer que a idade mínima para a mulher se aposentar seja de 60 anos, enquanto para o homem seria de 65. Mas o governo faz as contas e admite no máximo uma diferença de três anos, com a idade mínima da mulher sendo reduzida para 62 anos.
O Palácio do Planalto está ciente de que é preciso dar certo conforto para as deputadas da base votarem a reforma, mesmo que seja certo que a bancada feminina de oposição não mudará seu voto. O importante é as deputadas da base terem um discurso para seu eleitorado.
Desde o início do debate sobre a reforma da Previdência, que será feita através de um projeto de emenda constitucional (PEC), que exige um quorum qualificado de 308 votos favoráveis, o relator Arthur Maia identificou a possibilidade de ter que mudar alguns pontos, que estão sendo discutidos com a equipe técnica do Planalto e da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...