A maior reivindicação da população das duas maiores cidades do sul da Bahia
é a duplicação da Rodovia Jorge Amado, trecho da BR-415, entre os municípios de
Ilhéus/Itabuna. O Governador Rui Costa (PT) disse recentemente que iniciaria as
obras no próximo mês de Março de 2017. Como o mês, que ele se referiu já
passou. Tudo indica que a duplicação foi transferida para março de 2018,
fazendo parte de mais um capitulo da novela.
Enquanto isso, a cada dia que passa fica mais difícil se trafegar e
fazer o percurso dos 32 quilômetros, desta rodovia, entre as duas cidades, principalmente,
para quem escolhe o itinerário com destino ao sul, devido à obsoleta ponte
Ilhéus/Pontal. O número de veículos aumentou
consideravelmente, provocando grandes congestionamentos nos fins de semana e
feriados.
DNIT autoriza Derba a realizar obras de duplicação
da rodovia Ilhéus-Itabuna
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) assinou
convênio autorizando o Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (
Derba) a realizar as obras de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. O convênio
foi publicado no Diário Oficial do dia 23 último e vai agilizar o início das
obras da rodovia. A licença ambiental já foi concedida pelo Instituto de Meio
Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).
“A obra é uma reivindicação de mais de três décadas, é um compromisso
que estamos cumprindo, pois sabemos da importância dessa obra para a integração
das duas maiores cidades sul-baianas e para a consolidação do processo de
retomada do desenvolvimento regional”, afirma o pré-candidato a governador da
Bahia pelo PT, Rui Costa.
A duplicação é considerada uma das principais obras do Governo da Bahia
na região e que faz parte do projeto de infraestrutura do Complexo Intermodal,
que inclui a Ferrovia Oeste Leste, o Porto Sul e o novo Aeroporto de Ilhéus.
A duplicação do Ilhéus-Itabuna, num trecho de 17,98 quilômetros, já tem
recursos de R$ 68 milhões de reais e vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas. O
projeto de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna prevê a construção de uma nova
pista na margem direita do Rio Cachoeira, com três pontes de interligação com a
pista atual, implantadas nas proximidades da Ceplac, Universidade Estadual de
Santa Cruz e Banco da Vitória.
Fonte: Diário Bahia
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Do blog de Daniel Thame
novembro
11th, 2015 | Author: Editor
A duplicação da
BR-415, no trecho de Ilhéus a Itabuna, no sul da Bahia, foi pauta de audiência
entre Rui Costa e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues em
Brasilia. A estrada, que passa às margens do Rio Cachoeira, tem 31,6
quilômetros de extensão. Para a duplicação do percurso, é necessário um
investimento de R$ 270 milhões. Deste total, R$ 8 milhões já estão no caixa do
Estado.
Na reunião, o governador reiterou a efetivação da
Ferrovia Oeste Leste (Fiol) na Bahia; a ferrovia encontra-se em obras e é
considerada pelo governo baiano a maior obra de infraestrutura logística em
curso no estado. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) também fez parte dos
assuntos discutidos. Rui assinalou a extrema necessidade de que seja feita uma
modernização da ferrovia por parte da concessionária.
O Governo da Bahia tem um planejamento arrojado
para o percurso da FCA, prevendo acesso ferroviário ao Porto de Aratu. A
intenção é ligar o porto a Candeias, Simões Filho e Feira de Santana. O
governo baiano quer ainda um trem para o transporte de passageiros de Feira a
Salvador; o modal, com velocidade de cerca de 150 km/hora, deve levar
passageiros de Feira até a Estação Águas Claras, que será a última estação da
Linha 1 do Metrô de Salvador.
Nafta
As regras de fornecimento de nafta da Petrobras
para a Braskem vão mudar dentro de 35 dias, quando, em 15 de dezembro, vence a
prorrogação do contrato vigente e um novo deverá ser assinado. Em encontro com
o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, na tarde desta terça-feira (10),
em Brasília, o governador Rui Costa conseguiu a garantia de renovação do
contrato. “Efetivamente esse assunto está resolvido. Nossa proposta é que seja
um contrato de 15 anos. É uma boa notícia porque vai destravar investimentos
que estão paralisados em função desse contrato”, afirmou o ministro.
No encontro, Rui destacou a necessidade de que o
novo contrato tenha a garantia de fornecimento de nafta a longo prazo e com
volume que garanta a competitividade da indústria petroquímica da Bahia e do
país. A Braskem é a única empresa de atuação nacional que transforma nafta nas
substâncias eteno, polietileno e polipropileno – matérias-primas usadas por
outras indústrias do setor.
“Entendemos que o fornecimento de nafta é
fundamental para essa cadeia produtiva, que buscamos reforçar e ampliar.
Consideramos urgente e é evidente que as empresas têm absoluta competência para
chegar ao entendimento dos termos”, assinalou Rui. Ele destacou ainda que a
agilidade no processo de entendimento significa emprego e renda no estado.
Petróleo
Ainda pedindo intervenção ao ministro Braga junto à
Petrobras, Rui pontuou que os campos maduros terrestres no Recôncavo Baiano e
no Litoral Norte da Bahia não podem continuar perdendo investimentos. “Nós
reiteramos o pedido para que a Petrobras retome os investimentos ou coloque os
poços à venda, possibilitando assim que outras empresas possam garantir a
produção e, acima de tudo, os empregos”. Conforme o governo baiano, a falta de
investimento ocasionou cortes de 20 mil postos de trabalho na Bahia.
Indústrias eólica e solar
Outro ponto apresentado ao ministro foi a
necessidade de alavancar investimentos nas indústrias eólica e solar. “Queremos
que o Banco do Nordeste volte a abrir linhas de crédito para financiar a
indústria eólica e a solar”, comentou Rui. Para isso, o governador conta com o
ministério de Minas e Energia e com a bancada baiana, somando esforços.
O governador foi acompanhado por uma comitiva
composta pelos senadores Walter Pinheiro, Lídice da Mata e Otto Alencar, por 15
deputados federais, por representantes dos setores industrial, de comércio e da
indústria da Bahia, além de secretários estaduais e do representante do governo
baiano em Brasília, Jonas Paulo.
setembro 9th,
2014 | Author: Editor
O trecho de 20
quilômetros da BR-415, que liga os municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul da
Bahia, será totalmente duplicado. A autorização para licitação das obras foi
dada pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Transportes, Paulo
Sérgio Passos, na noite desta segunda-feira (8), em Itabuna.
A via atual será mantida e uma outra, pela margem
direita do rio Cachoeira, será construída para compor a duplicação. Nos acessos
a Ilhéus e Itabuna serão construídos contornos e, de acordo com o governador,
as análises técnicas e os projetos estão sendo feitos pelas equipes do Derba e
Dnit. Deverão ser investidos R$ 116 milhões na duplicação da BR-415 e o
montante está garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A
licitação deve ser finalizada em 45 dias e a expectativa é que a obra seja entregue
em dois anos.
“Estamos ao lado do ministro [Paulo Sérgio Passos].
A duplicação vai sair. Estamos dando o início definitivo à execução desta obra
importante para a região. Saímos da dúvida para a certeza”, comentou Wagner. Na
ocasião, o governador observou que importantes investimentos públicos e
privados estão sendo executados na região. “A ferrovia está andando. Estou
aguardando a licença do Porto Sul prevista para esta sexta-feira e os estudos
no novo aeroporto de Ilhéus estão em andamento.”
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