segunda-feira, 3 de abril de 2017

DEFESA CIVIL DE ITABUNA EM ALERTA!

 
Rio Colonia na Estiva, hoje
A Defesa Civil de Itabuna continua monitorando a ocorrência de chuvas na cidade e na região, com o registro de uma precipitação de 58.73 milímetros nas últimas 96 horas. O coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira informa que o rio Cachoeira apresentou uma elevação de 2 metros e 76 centímetros no período, o que deixa aceso o alerta de situação de atenção em relação às populações que vivem nas áreas ribeirinhas ou de risco.

          Bandeira explica que o monitoramento das chuvas é um trabalho de rotina da Defesa Civil, que atua em sincronia com a Secretaria de Governo e de Assistência Social, além das demais unidades operacionais da prefeitura municipal visando reduzir os riscos de prejuízos materiais para pessoas que vivem nas margens do Cachoeira ou dos 11 ribeirões que cortam a cidade.

          Para a Defesa Civil há ainda riscos de  prejuízos públicos em função do acúmulo de baronesas em vários pontos do rio e uma preocupação com a situação de atenção nas encostas, com  a identificação de áreas de risco já mapeadas no município. No caso de emergência as pessoas podem acionar  o telefone 199. Veja mais, noticias de Itabuna.


 Secretaria de Assistência Social convida beneficiários para recadastramento
A diretora do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria de Ação Social-SAS, Karoline Suzart está convocando para recadastramento os beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica e outros, projetos desatualizados há mais de três anos, para evitar que eles percam suas validades e deixem de receber seus benefícios devidos.  

Ela  explica que as pessoas que estão há mais de dois anos sem atualizar seu cadastro podem comparecer na sede da SAS e nos CRAS, nos bairros: de Ferradas, no Jardim Grapiúna, e no CEU-Centro de Artes e Esportes Unificados, no Urbis IV, sempre no horário das 08h as 14h, munidos dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, Titulo de eleitor, comprovante de residência (só canta de luz) e documentos dois filhos menores.

A diretora alerta ainda, de que hoje mais de três mil beneficiários estão nesta situação e poderão perder seus benefícios caso não procedam o recadastramento. Ela pontua que “ para que isso não aconteça é preciso informar as mudanças de endereços, assim como, transferência do endereço escolar dos seus filhos, atualizando o cadastro familiar” e acrescenta, para isso as  equipes da Secretaria de Assistência Social já estão fazendo visitas às comunidades para uma ação complementar de busca ativa.

Prefeitura retoma obras de contenção de encostas na Juracy Magalhães




O secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro vai acompanhar  as obras de contenção de encostas na avenida Juracy Magalhães e que estão sendo executadas pela MS Construtora Comércio e Locadora Ltda, de acordo com o projeto elaborado e orçado pela Defesa Civil. O projeto inclui a remoção de uma estrutura provisória e que foi construída na gestão passada, sem adequação às normas técnicas de segurança e de engenharia.
          
          Patrick Olbera Monteiro destaca que o contrato em execução  prevê agora a realização de obras de contenção de encosta com cortina atirantada, solo grampeado, retaludamento, replantio da vegetação, geomanta e combate à erosão  com drenagem de águas pluviais, o que evitaria acidentes numa área de risco e de  relevo acidentado.
          
          A remoção da estrutura improvisada mobilizou homens e máquinas pesadas da construtora que usou tratores e retroescavadeiras, o que obrigou a interdição parcial da pista no último final de semana. A obra é executada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas  -RDC-, em regime de empreitada por preço global, sendo supervisionada e fiscalizada pela Sedur.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...