quinta-feira, 13 de abril de 2017

Coordenadores e diretores da Saúde destacam importância do Prosi/Hiperdia em Itabuna

A busca pela união e uma participação mais efetiva dos profissionais da saúde pública em Itabuna, visando o fortalecimento da rede de cuidado aos portadores de diabetes, hipertensão e pacientes idosos assistidos pelo município, levou as coordenações dos programas Prosi/Hiperdia a se reunirem na última terça-feira (11), num encontro considerado muito proveitoso pelos organizadores.

O evento durante todo o dia, aconteceu no auditório da Asdita, anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia com a participação dos médicos e enfermeiros dos quatro módulos, as diretorias da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade e do Núcleo de Educação Permanente (NEP)  e serviu para destacar a importância do Centro de Referência à Saúde do Idoso, do portador de hipertensão e diabetes (Prosi/Hiperdia)  na rotina de cada paciente, e mostrar  também como funciona cada programa.


“Estamos em fase de construção do Protocolo do Hiperdia em Itabuna e é fundamental a participação de todos no processo para garantir uma ampla e melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, frisou a coordenadora do Hiperdia, Poliana Del Pomo Góis.

         Ela informou que o município conta com mais de 2.100 pacientes cadastrados, (sendo 1500 no Programas Hiperdia e 600 no Prosi), atendidos regularmente por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, cardiologista, endocrinologista, farmacêutico, fisioterapêutico, nutricionista, psicólogo, enfermeiros e técnicos.

Perfil do paciente
Poliana aproveitou para falar sobre os benefícios do Hiperdia, que inclusive distribui medicamentos gratuitos aos cadastrados.  “Além disso, o programa executado em nível municipal permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população de Itabuna”.

Já a coordenadora do Centro de Referência Municipal de Atenção a Saúde do Idoso (Prosi), Larissa Morgana Carvalho, falou sobre o programa que atende pacientes com doença de parkinson, alzheimer e osteoporose, com serviço especializado na saúde do idoso. “O programa tem a missão de atender o paciente que necessita de atenção na área de geriatria por uma equipe interdisciplinar, visando garantir a manutenção e recuperação da sua saúde física, mental e funcional, mantendo-o socialmente ativo e dentro do contexto familiar”.

Os programas funcionam na sede da Asdita, anexa à UBS Izolina Guimarães, no Zildolândia e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 16:30horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...