quinta-feira, 16 de março de 2017

Vereadores vão apreciar “Itabuna Limpa” e agência reguladora


Após a leitura em Plenário, dois projetos de lei encaminhados pelo prefeito Fernando Gomes começaram a tramitar na Câmara de Itabuna. A partir deles, os vereadores vão apreciar o descarte de lixo em logradouros públicos (aqui se insere o programa Itabuna Limpa) e a recriação da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi).  Veja também: Legislativo  reforça mobilização em torno da Ceplac


Para regulamentar o recolhimento dos resíduos, o Poder Executivo pretende multar estabelecimentos e cidadãos que jogarem lixo em local inadequado. A multa seria calculada em função da quantidade do descarte irregular. Nesse sentido, o Itabuna Limpa objetivaria, por exemplo, conscientizar a população, estimular a reciclagem, preservar a limpeza e prevenir alagamentos.

Referente à Arsepi, o prefeito sustenta que “a agência é indispensável para o aporte de recursos federais” dentro do Plano Nacional de Saneamento Básico. A mensagem do Executivo recorda que a autarquia já existia em Itabuna, mas foi extinta “sem a devida motivação”. Gomes solicitou que a recriação da Arsepi seja apreciada em regime de urgência pelos vereadores.

Nova comissão permanente  
À Câmara, Charliane Sousa (PTB) propõe a formação da oitava comissão permanente da Casa: a de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher. O projeto de resolução é subscrito por doze vereadores. O novo órgão técnico, justificou a parlamentar, dará mais visibilidade à luta feminina ao aprofundar “questões que ameaçam a dignidade das mulheres, como violência e discriminação”.

Legislativo  reforça mobilização em torno da Ceplac
Dentro da mobilização suprapartidária para fortalecer a Ceplac, o Poder Legislativo de Itabuna vai promover sessão especial em 30 de março. O requerimento foi protocolado essa quarta, 15, na Secretaria Parlamentar pelo vice-presidente Ricardo Xavier (PPS) com apoio da primeira-secretária Charliane Sousa (PTB) e do vereador Pastor Francisco (PRB).

O movimento que recorda os 60 anos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (criada em 20/02/57) envolverá em 10 casas legislativas grapiúnas até 19 de abril. A primeira sessão será na Câmara Municipal de Ilhéus, dia 23/03. Ontem, o segundo-secretário ilheense, Pastor Matos (PSD), veio pessoalmente formalizar o convite aos colegas de mandato itabunenses.

A proposta é fortalecer a Comissão e revitalizar a economia cacaueira. A culminação das ações 
será o encontro em Brasília com o ministro Blairo Maggi (da Agricultura). “A união de forças políticas e sociais é crucial para resgatar a pujança econômica da nossa região. Essa retomada passa pela pesquisa científica e assistência técnica rural oferecidas pela Ceplac”, destacou Xavier.
Por - CO
Da - Assessoria de Comunicação Social  |  @ascom/cmvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...