segunda-feira, 27 de março de 2017

Unidade de Saúde do São Caetano voltará a funcionar

Unidade de Saúde do São Caetano voltará a funcionar aos sábados e domingos


Prefeito conversa com idosa
A Unidade Básica de Saúde Dr. José Édites, na Rua Floresta, bairro São Caetano, voltará a funcionar aos sábados e domingos, depois que o serviço foi suspenso no governo anterior. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Gomes, na manhã de sábado dia (25), durante visita a unidade. Acompanhado da secretária de saúde, Lísias Miranda, demais secretários, diretores e coordenadores municipais, Gomes disse que vai recuperar, num prazo de seis meses, todas as 32 unidades que compõem a Atenção Básica.

A ação já começou na sexta-feira, com um faxinaço na Unidade de SaúdeDr. José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp. Ele disse que não medirá esforços para dotar Itabuna de saúde e de educação como prioridade, porque é disso que o povo precisa.  “Quero todos os postos de saúde funcionando num ambiente limpo e adequado e com todos os serviços de saúde importantes à disposição do povo”. Veja mais matérias  a seguir do município.


O prefeito disse ser um cidadão comum e trabalhador e deseja que sua equipe também trabalhe por Itabuna. Sobre a enfermeira Lísias Miranda que assumiu a Secretaria de Saúde na semana passada, Fernando disse que ela veio para trabalhar e já mostrou ação e competência. “É de pessoas dispostas a trabalhar que Itabuna precisa e vou cobrar de cada um”.

Disse ainda que se foi rigoroso nos quatro mandatos anteriores vai ser mais ainda neste, porque deseja melhorar Itabuna, “num governo sério e de gente que quer e gosta de trabalhar como eu”. Ele também aproveitou para agradecer aos diretores da Secretaria de Saúde e aos operários que viraram a noite num mutirão de faxina na UBS Dr. José Edites, no São Caetano. Ficou determinado pelo prefeito que a unidade também funcionará aos domingos para garantir assistência aos feirantes.

Equipe unida e trabalhadora
A secretária de Saúde Lísias Miranda, se emocionou ao dizer que faz parte de um governo que se preocupa com a saúde da população. Lembrou que é a primeira vez que uma enfermeira assume a pasta da saúde, que é uma das mais complexas na administração municipal, e garantiu trabalhar para que o município tenha uma saúde pública com atendimentos de qualidade e que atenda aos anseios dos servidores e população.
“Estamos trabalhando junto com nossa equipe técnica para reorganizar todas as unidades de saúde, vamos devolver cada uma com melhor estrutura, com todos os programas de saúde funcionando e com um atendimento mais humanizado”, assegurou.  
    
A UBS Dr. José Édites no São Caetano é a unidade de referência daquela área, e atende mais de 150 pessoas por dia, a exemplo de saúde preventiva com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas, nutricionista e enfermeiros, além de curativos, programas de pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento (CD), hiperdia, coleta de citologia, imunização e teste rápido de Tuberculose e Hanseníase.  A unidade conta com seis médicos, quatro enfermeiros, um nutricionista, seis técnicos de enfermagem, equipe administrativa e 32 agentes comunitários que atendem famílias dos bairros São Caetano, Banco Raso e Jardim Vitória.

O administrador da UBS, Elvis Cordier Costa, disse apostar na atual  administração municipal, ao destacar que o prefeito está cumprindo promessa de campanha ao trabalhar por uma saúde melhor. “Ele sempre se preocupou com essa área e não seria diferente agora”. “As perspectivas de melhoras são boas e a comunidade será a principal beneficiada”, complementou a enfermeira Cristiane Bento Moreira. A visita do prefeito à UBS do São Caetano contou também com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, vereadores, médicos e líderes comunitários.

faxinaço em três unidades de saúde de Itabuna



Servidores da prefeitura munidos com equipamentos de limpeza começaram a trabalhar cedo na sexta-feira (24), num grande faxinaço que a Secretaria de Saúde de Itabuna organizou para retirar lixo, entulhos e móveis quebrados e em desuso que foram acumulados ao logo do tempo em praticamente todas as unidades de saúde do município.

A iniciativa de promover uma força tarefa para limpeza geral e manutenção imediata das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), foi da secretária de Saúde, Lísias Miranda, depois que ela fez uma visita na última quinta-feira pela manhã na Unidade Sesp e ficou estarrecida com o abandono em que se encontra a maior parte dos prédios onde funcionam os postos de saúde.

A primeira Unidade beneficiada com a força tarefa é a UBS Dr. José Maria de Magalhães Neto, Sesp, no centro da cidade onde os operários vão trabalhar inclusive no fim de semana. O serviço começou com varrição, remoção de lixo, capinagem e roçagem na área externa. Amanhã e domingo eles continuam no local onde farão poda de árvores e a derrubada do muro na lateral do prédio para a construção de um novo, conforme informou o mestre de obras, Carlos Alberto Silva.

Ainda no final de semana, outra equipe de servidores estarão na USF Dr, Jacinto Cabral, no Novo Horizonte. Lísias Miranda informou que o faxinaço está sendo priorizado nessas unidades, por serem umas das que se encontra em estado mais crítico, e porque também, na opinião dela, quanto maior a concentração de operários trabalhando numa área, mais rápido o serviço será concluído. 

A secretária adianta que todos os esforços serão direcionados neste primeiro momento para a Atenção Básica por causa da proposta de reestruturação que a SMS promoverá no setor, objetivando não apenas oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, mas principalmente, melhorar o atendimento e a qualidade do serviço aos usuários da rede Básica de Saúde em Itabuna.

 Mutirão da Mangabinha e bairros vizinhos-- 

O fim de semana foi de muita solidariedade e cidadania no bairro Mangabinha. Durante toda a manhã do sábado (25) a praça do bairro foi palco de um verdadeiro mutirão multidisciplinar. O projeto foi idealizado por moradores do bairro e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna e contou com a presença do prefeito Fernando Gomes e das secretárias de governo, Maria Alice Pereira; Saúde, Lísias Miranda; Assistência Social, Sandra Neilma e do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado.

Com a iniciativa, os moradores da Mangabinha e de bairros próximos foram beneficiados com os diversos serviços ofertados, além de atividades preventivas no combate ao Aedes Aegypti. Presente em todas as etapas de organização do evento, o presidente da ONG S.O.S. Rio Cachoeira, Dayvid Alves de Araújo, contou que o mutirão surgiu da necessidade de realizar um trabalho voltado a prevenção da dengue, pois a Mangabinha pontuou de forma negativa nos dados apresentados pela secretaria de saúde do município.

O prefeito Fernando Gomes aproveitou a oportunidade para conversar com moradores e profissionais envolvidos. Para o Prefeito, ações como essas aproximam a comunidade ao poder público e todos só têm a ganhar.  A previsão é que o trabalho se estenda a outros bairros. Dayvid conta que o próximo bairro que deve receber o mutirão é o Pedro Gerônimo. “Como é uma estrutura muito complexa, só temos possibilidades de executar essas ações uma vez por mês, mas já estamos montando a estrutura necessária pra levar esses serviços a outros bairros da cidade”.

Segundo Dayvid, essa diversidade de serviços foi resultado da parceria dos moradores com a presidência do bairro, Igreja e, principalmente, com a Prefeitura Municipal. “A Prefeitura de Itabuna abraçou o evento de forma espetacular, abrindo todas as portas pra gente e o que seria um trabalho voltado apenas ao mosquito da dengue, se transformou numa grande feira de saúde com os mais diversos serviços, oferecendo testes diagnósticos de HIV, sífilis e hepatite, dentista, clínico geral, aferimento de pressão, testes de glicemia, assessoria jurídica, corte de cabelo, decoração de unhas, pet shop, praça de 
_______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...