segunda-feira, 6 de março de 2017

Secretaria de Assistência Social de Itabuna promove atividades pelo Dia da Mulher

Sandra Neilma, Secretária SDS

A Secretaria de Assistência Social (SAS) está realizando uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre na próxima quarta-feira (8). São palestras educativas com temáticas voltadas às ações de valorização da mulher na sociedade. As atividades acontecem na recepção do Programa Bolsa Família, na SAS, localizada na Rua Piauí, número 140, bairro Jardim Vitória.


Para dar início às homenagens, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, deu às boas-vindas as beneficiárias dos programas sociais ligados a SAS, destacando os serviços e o papel da Secretaria no atendimento à população. Ela disse ainda que o Dia Internacional da Mulher marca um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas pelo público feminino ao longo dos anos e do longo caminho que ainda existe na busca por mais direitos.

As mulheres presentes nesta segunda-feira (06) à recepção do Programa Bolsa Família puderam acompanhar a palestra da nutricionista Alexsandra Rosa, que falou sobre os “Reflexos da Alimentação da Mulher no Seu Bem-Estar e Autoestima”. Ao longo da semana, mais palestras estão programadas na Secretaria de Assistência Social.

Programação
06.03 – Alimentação da Mulher: Beleza e Bem Estar (Alessandra – Nutricionista)
07.03 – A autoestima da Mulher (Kelly – Psicóloga)
08.03 – Homenagem ao Dia da Mulher (Valeriano Amaral)
09.03 – Empoderamento da Mulher (Alana Del Rei – Assistente Social)


Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à Dengue em Itabuna
            
 A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabuna está intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti no município. O coordenador do Departamento, Roberto Góes, informou que o primeiro ato foi recolher os pneus inservíveis - que não há utilidade - da cidade, uma vez que o material representa o terceiro depósito preferencial do mosquito no Brasil.
Roberto ressaltou que a Secretaria de Saúde está dando atenção especial aos pneus porque foi feita uma parceria com a empresa Recicla Brasil, órgão pertencente a Agencia Nacional de Indústria Pneumática, e que tem experiência na gestão de resíduos, sendo responsável por operar atividades voltadas para a coleta, tratamento, transporte e destinação final. Desta forma, as empresas fabricantes do material retiram de circulação todos os pneus sem utilidades.

Cerca de vinte e duas mil toneladas de pneus são recolhidos por mês das ruas de Itabuna. Em seguida, são levados para a cidade de Buerarema, onde está localizado um eco ponto da Recicla Brasil. No local é feita a incineração dos pneus, e logo depois, sua matéria prima é distribuída em todo o país para diversos usos, entre eles, a criação da usina asfáltica em quadra sintética.

            “Entretanto, os borracheiros precisam ter cuidado para não deixar os pneus expostos nas ruas, já que são focos geradores dos mosquitos. É preciso orientar e conscientizar a todos pelas retiradas devidas dos pneus da cidade”, disse Roberto Góes. Sobre os pneus que ficam na antiga ADEI (Administração dos Estádios de Itabuna), Roberto afirmou que é realizado um tratamento com inseticida em decorrência de estarem em local exposto, esses produtos tem como objetivo eliminar os focos.

Outra ação: Colocação de telas

Uma equipe está realizando trabalho focal nos bairros Carlos Silva e Andaraí, onde o índice é mais alto, 60%. Para o Coordenador de Endemias, Roberto Góes, o principal problema de infestação está dentro do imóvel, chega a 70%. Para tanto, uma equipe de Educação e Saúde, com 16 agentes, está realizando trabalho de conscientização com moradores e colocando telas de 200 e 260 metros em casa residência. Segundo o coordenador, as telas são fornecidas pelo Governo do Estado em parceria com o município. Na próxima segunda-feira, 6, será realizado um trabalho perifocal - aplicação de inseticidas com bombas de inox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...