quarta-feira, 8 de março de 2017

SDS promove palestra sobre a violência contra a mulher, em Ilhéus



A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento (SDS), realizou hoje, 8, palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O tema da palestra sobre a Lei Maria da Penha foi ministrada pela delegada da Delegacia Especializada da Mulher (Deam), Ângela Lopes.


A atividade deu continuidade à semana dedicada à mulher e trouxe para as pessoas presentes à sede da Secretaria conhecimento e informação, valorizando assim o importante papel feminino na sociedade. A palestra abordou inicialmente a lei nº 11.340, que protege há mais de dez anos os direitos das mulheres contra qualquer tipo de violência, seja ela doméstica, familiar, psicológica ou sexual, além da importância das mulheres conhecerem seus direitos e denunciar o agressor, mesmo sendo os próprios companheiros.

De acordo com a palestrante, “infelizmente temos muitos casos de violência contra a mulher, é um número crescente, crimes de ameaça, homicídios, estupros, entre outros. As mulheres têm que denunciar, independente de quem seja o agressor, elas não devem ter medo ou se calar, seja nos casos de ameaça ou violência praticada”.  

A explanação destacou também o cuidado que as mulheres devem ter com as crianças em orientar e fazer o que a palestrante, Ângela Lopes, chama de “operação pente fino”, ou seja, dar banho uma vez por semana e verificar se não há nenhum tipo de agressão física. Outro ponto abordado foi a violência virtual, conhecida também comocyberbullying, quando mulheres são expostas nas redes sociais em momentos íntimos ou com o corpo despido, levando muitas das vitimas à depressão e suicídio.

A delegada ressaltou que acredita na criação de políticas públicas voltadas para os autores da agressão como melhor forma de reeducação, para que eles adotem novas condutas de comportamento, o que levaria a diminuição do índice de violência e do registro de casos de reincidência de ataques contra as mulheres. 

A dona de casa, Rita Maria, prestou atenção em toda a palestra e relatou que gostou bastante e afirmou que foi um momento de tirar muitas dúvidas. “Estava passando em frente, vi a movimentação e resolvi subir. Sem dúvida, me ajudou bastante, aproveitei cada momento e participei de toda a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Estou muito feliz por esse dia”, concluiu.
Além da palestra, a SDS ofereceu um café da manhã e sorteio de brindes. A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, propiciou um momento de desconcentração, alegria e muita emoção com a entrega de flores para todas as mulheres, inclusive as servidoras do município. A aposentada, Solange Santana, disse que o dia foi muito caloroso e se sentiu prestigiada com as ações. “Nunca vi uma ação dessa aqui. Amei as homenagens, estava tudo delicioso e agradeço a todos da Secretaria por ter promovido esse programação especial para nós, mulheres”, pontuou.

A felicidade também ficou evidente para a aniversariante do dia, Maria de Lourdes Ferreira, que completou 65 anos no dia de hoje, e estava realizando atendimento no setor do Beneficio de Prestação Continuada – BPC/LOAS.  “Vim fazer meu cadastro para começar a receber o benefício e hoje a festa é em dose tripla, já que está quase tudo pronto aqui do meu benefício, e ainda recebi um lindo presente, que me deixou muito feliz no dia de meu aniversário”, finalizou.

Lei Maria da Penha - A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006 e alterou o Código Penal brasileiro, possibilitando que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. A legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. A Lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio até a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...