quinta-feira, 23 de março de 2017

Prefeitura e TV Santa Cruz confirmam Projeto São João dos Bairros em Ilhéus


 O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado pelos secretários de Turismo e Esporte, Roberto Lobão e de Comunicação, Alcides Kruschewsky, confirmou com a direção da TV Santa Cruz a realização do Projeto São João dos Bairros, este ano, na cidade. A reunião aconteceu no Gabinete do Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista, com o diretor executivo da TV Santa Cruz, Kiko Mascarenhas, a supervisora de Marketing, Laís Viana, e o coordenador Comercial da emissora, Marcos Lemos. Veja outras informações 


O projeto busca resgatar a história das festas tradicionais e populares, que fomentam e mobilizam o setor de turismo, e movimentam recursos na economia local. Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre, assinou documento autorizando a realização da festa em Ilhéus, em três áreas da zona urbana: zonas Sul e Norte, e o centro da cidade. O São João dos Bairros será realizado aos domingos, nos dias 14 e 28 de maio, e encerramento no dia 11 de junho. A programação tem início às 16 horas, com término às 21 horas.

O São João dos Bairros permite aos moradores da localidade maior integração e participação direta na realização festa, como na organização de barracas, venda de comidas e bebidas típicas, ornamentação das ruas com bandeirolas e outros enfeites, brincadeiras, escolha da Garota do Milho, o tradicional Casamento na Roça, entre outras. Em contrapartida, a Prefeitura fornece a infraestrutura como o palco, iluminação extra, sonorização e o apoio da Guarda Municipal, a fim de reforçar a segurança do evento. A TV Santa Cruz fará a cobertura ao vivo do local, divulgação da festa no decorrer de sua programação e a contratação das bandas regionais.

A festa junina homenageia a João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Cristo. Durante o mês, a homenagem inclui outros santos da Igre4ja Católica: no dia 13 de Junho, Santo Antônio;  dia 24,  São João; e dia 29, São Pedro. 
TRT realiza audiência global, dia 27, em Ilhéus, com credores de precatórios do Município

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região vai realizar uma audiência global com os credores de precatórios do município de Ilhéus, no próximo dia 27 de março, no Centro de Convenções local, a partir das 10 horas, no sentido de viabilizar um acordo para o equacionamento da dívida. Nessa data, o TRT transferirá a sede do órgão para Ilhéus. A audiência, solicitada pela Procuradoria Geral do Município, será presidida pela desembargadora Maria Adna Aguiar, que contará com auxílio de juízes conciliadores.

O município de Ilhéus figura como o maior devedor de precatórios trabalhistas da Bahia e o quarto em nível nacional. A dívida é estimada em R$ 131 milhões, cuja situação tem preocupado o prefeito Mário Alexandre. De acordo com Procurador Geral do Município, Fabiano Resende, a audiência global foi uma medida adotada pela Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Revisão dos Precatórios e RPV’s Trabalhistas (Ciarp), instituída pelo prefeito, “como uma das formas de ordenar as dívidas do município.”

Resende explica que no início da gestão atual, a Procuradoria Geral fez um requerimento ao TRT solicitando uma audiência global, “para que pudéssemos, juntamente com a presidência do Tribunal, fazer esse trabalho com todos os credores e assim verificar a real situação, porque muitos precatórios estão em revisão de cálculo, pois existem valores que contém erro material, e isso é perfeitamente possível”, acrescenta.

Além de buscar uma melhor situação de acordo com os credores, a audiência global deve também ordenar as prioridades, “porque alguns credores têm preferência legal, aqueles maiores de 60 anos, doentes crônicos e pessoas com deficiência”, salienta o Procurador Geral de Ilhéus. De acordo com o Sistema de Acompanhamento Processual do TRT, existem 998 precatórios expedidos em desfavor do Município de Ilhéus, sendo que a grande maioria ainda se encontra pendente de conciliação.


Ilhéus realiza Encontro no Dia Mundial de
Mobilização e Luta contra a Tuberculose


O Programa de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, realiza nesta sexta-feira, 24, das 8h30min às 11 horas, no auditório da Faculdade Madre Thais, um encontro com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais, que atuam na rede básica de saúde do município. O evento faz parte da programação do Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose.

O encontro visa sensibilizar os profissionais da rede de atenção básica e parceiros do programa – a exemplo do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Hospital Geral Luiz Viana Filho, Presídio Ariston Cardoso, dentre outros – em torno da realidade sobre a doença. Serão apresentados e discutidos aspectos epidemiológicos da tuberculose em Ilhéus, com o objetivo de unir forças para facilitar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da doença.

Jane Francisca Benjamin Moraes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, ressalta que “como estratégia para o enfrentamento deste agravo em Ilhéus, foi iniciado o processo de criação do Comitê de Combate à Tuberculose, em parceria com representantes da sociedade civil e alguns serviços, pois é notório que só conseguiremos detectar, tratar e curar a todos se trabalharmos juntos.”

 A coordenadora disse ainda que a tuberculose e o HIV são as principais causas de morte entre as doenças infecciosas em todo o mundo. “Com o tema ‘Unidos para acabar com a tuberculose’, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que a união pode prevenir a tuberculose, ajudar a aliviar a pobreza, melhorar o diagnóstico, tratamento e cura, acabar com a discriminação e o estigma, e aumentar a investigação e inovação”, destaca.

Sintomas - A tuberculose é transmitida através da bactéria (Bacilo de Kock), quando o indivíduo infeccionado com a doença fala, espirra ou tosse, e as gotas de saliva que contêm o agente infectado podem ser aspiradas. Já os sintomas são tosse seca por mais de uma semana, fraqueza, falta de apetite, emagrecimento acentuado e febre baixa, geralmente à tarde, e cansaço. Calcula-se que durante um ano, a pessoa infeccionada pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. A vacina BCG é que protege as formas graves da doença.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde (Sesab), a tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais matam no Brasil. A Bahia ocupa o 3º lugar em números da doença no país. Todo o ano, no estado, mais de 4,5 mil casos novos de tuberculose são diagnosticados. Destes, 61,8% dos pacientes são curados, e o abandono de tratamento chega a 6,1%.

   

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câmara de itabuna continua funcionando de 2° a 6° feira

Legislativo de itabuna Câmara de Itabuna mantém funcionamento de segunda a sexta- feira As atividades na Câmara de Itabuna seguem acontecend...