quarta-feira, 29 de março de 2017

Novo portal eletrônico da Prefeitura de Itabuna está no ar com novidades

 
  A burocracia é um dos grandes entraves na interação entre o cidadão e a gestão pública. Imagine você acessar um portal que possa emitir um alvará de funcionamento sem sair de casa, ou ainda solicitar a troca de uma lâmpada na sua rua e ser prontamente atendido? Agora, com o novo portal eletrônico da Prefeitura de Municipal de Itabuna o cidadão itabunense já pode utilizar desses serviços e muito mais. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), através da Secretaria de Administração, a página na web traz várias novidades para os itabunenses.  

Prefeitura inicia obras de contenção na Avenida Juracy Magalhães   Veja maias informações do município... 


              De acordo com o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, o novo site da prefeitura teve custo zero com a criação e implementação. “Ele foi desenvolvido por servidores municipais lotados no DTI, um grande avanço, pois encontramos o setor totalmente abandonado e sucateado, apesar da sua importância para a gestão. O portal, além de levar notícias, fornecerá para a população vários serviços online, que trarão facilidade e mais comodidade para a população”, afirmou.

             O site, que está mais dinâmico, nesta primeira etapa oferecerá uma maior interação com o internauta, “estamos em um processo de adaptação em que o usuário poderá sugerir melhorias, e mudanças no site. É mais uma forma de aproximar o cidadão da administração, como deseja o prefeito Fernando Gomes”, ressalta Gustavo Domingos, diretor do Departamento de Tecnologia e Informação.

            Serviços
           O projeto consiste ainda na expansão de serviços online que serão o diferencial do site, como emissão de alvarás, o “Fala Povo”, programa que receberá sugestões e reclamações, no intuito de obter-se uma rápida resolução dos problemas. Na segunda etapa, o site oferecerá aos internautas galerias de vídeos institucionais – obras, campanhas, programas, projetos, fotografias do município, Podcasts. Tudo isso atualizado diariamente. 
          
   Também os diversos serviços online prestados pela prefeitura, como Imposto Sobre Serviços (ISS) eletrônico, alvará eletrônico, contra cheque on-line e segunda via de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) on-line, estarão disponíveis para acesso no novo portal.

             Segundo o responsável técnico da nova página eletrônica, Michael Helder, diversas galerias de fotos estarão disponíveis. "As redes sociais da internet, como Facebook, Instagram, Flickr, Twitter e Youtube, também estarão disponíveis do lado esquerdo do site, para o público acessar e participar, além de se manter informado das ações do governo através dessas redes", explica o técnico.

Os vídeos institucionais mostrarão projetos e ações realizadas pelo governo de uma forma simples. "A funcionalidade do novo portal facilitará a atualização das notícias do governo", finaliza Dinailson Oliveira. A prefeitura tem procurado dar um “feedback” aos itabunenses também nas redes sociais, principalmente no Facebook, a exemplo se serviços simples como uma troca de lâmpada em um poste, diminuindo a burocracia.

Fernando Gomes discute convênios com a Caixa
                              

O prefeito de Itabuna Fernando Gomes recebeu em audiência na última segunda-feira (27), no Centro Administrativo Firmino Alves, representantes da Superintendência Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal (CEF), que atenderam ao convite feito pelo prefeito com o objetivo discutir a retomada dos convênios do Governo Federal com o município de Itabuna, operacionalizado pela CEF, bem como avaliar os projetos que estão parados, viabilizando a retomada das intervenções previstas nos projetos.
Segundo o Prefeito, a sua gestão identificou que existem obras que há muito tempo estão paradas, como é o caso da passarela sobre o Rio Cachoeira, onde a gestão passada não tomou nenhuma providencia quanto à execução. Para Fernando, o município não pode abrir mão de executar os contratos com Caixa, visto que é preciso realizar intervenções importantes na cidade. Entretanto, o prefeito afirma que as obras com defeitos não serão prosseguidas pela atual administração e irão passar por uma análise quanto a seus problemas estruturais. “O que está correto vamos continuar, e o que for errado vamos cancelar”, conclui.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinicius, avaliou positivamente a reunião. Segundo ele, esta proximidade com a Prefeitura Municipal de Itabuna, na administração do prefeito Fernando Gomes, é benéfica tanto para a CEF, quanto para o município. O superintendente ressalta que, além de debater as situações dos contratos, o encontro viabilizará dar celeridade às ações e não parar as obras em andamento que são importantes na geração de emprego e renda para a cidade. “Após esta reunião, vamos analisar contrato a contrato, verificar os pontos pendentes de engenheira, de formalização de contratos e de contratação de licitação”, informa o superintendente.
Para o Gerente Regional da CEF, Alberto Catarino Neto, a reunião foi extremamente satisfatória para a Caixa e o para o município. Segundo Alberto, esse encontro se configura num importante ponto de controle com a prefeitura. Para ele, desse modo é possível dar sequência aos contratos que foram assinados entre o município e a CEF, dando andamento as obras e desenvolvendo ações para transformar a cidade.
Prefeitura inicia obras de contenção na Avenida Juracy Magalhães

            A Prefeitura Municipal de Itabuna retomou as obras contenção de encostas da Avenida Juracy Magalhães, no trecho do acesso à Rodovia Jorge Amado (BR 415). O projeto que vai beneficiar moradores da localidade e o trânsito na avenida, evitando acidentes e facilitando o trajeto, tem sua previsão de término para mês de setembro deste ano. Os recursos da obra, na ordem de R$ 3.122.320,16, são oriundos do Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura de Itabuna participa com a contrapartida de 20% do valor total da obra, além de ser responsável pela execução dos serviços.

Segundo o secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Dinailson Oliveira, inicialmente estão sendo realizados os trabalhos que envolvem demolição de pedras e análise de movimento de terras. Dinailson informa que a obra deverá avançar ao longo dos próximos meses, resolvendo uma antiga demanda dos moradores daquela localidade.

Para Gilberto Mendes Mendonça, proprietário da empresa MS Construtora Comércio e Locadora LTDA, esta é uma obra muito importante que vai cuidar de uma encosta que tem histórico de deslizamentos de terra. Segundo Gilberto, após sondagens e alguns estudos, foi recomendado uma intervenção nas encostas que apresentam problemas estruturais e convive com riscos de deslizamentos em períodos chuvosos.         
                  
Trânsito na localidade
O empresário Gilberto salientou que a construtora vai evitar ao máximo a interdição da pista para a realização da obra. De acordo com Gilberto, caso não haja alternativa, os serviços que demandem isolamento da pista serão realizados a noite, procurando influenciar o trânsito o mínimo possível.

Durante o período de aproximadamente seis meses, 20 homens estarão trabalhando nesta obra. A obra de contenção da encosta vai dar espaço para uma futura duplicação no prolongamento da Avenida Juracy Magalhães que vai até o viaduto, nas imediações do condomínio Jardim das Acácias. Este seria o segundo projeto.
Projeto Letras que Voam promove oficinas na Associação Floresceu

No próximo dia 04 de abril, O Projeto Letras que Voam, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, estará na Associação Floresceu - Semeando com Você, no bairro Daniel Gomes, com oficinas de leitura que serão desenvolvidas das 8h às 11h e das 13h às 16horas. AAssociação Floresceu desenvolve ações de valorização da cidadania naquela comunidade, especialmente voltadas para crianças e adolescentes do bairro.

A atividade marca a retomada das edições do Letras que Voam em 2017. O projeto tem como meta o estímulo às práticas de leitura através de oficinas itinerantes, onde são realizadas atividades lúdicas como exibição de filmes, rodas de conversa, contação de histórias, jogos e brincadeiras, além dos cantinhos de leitura livre especialmente arrumados para o prazer dos pequenos leitores no acesso aos livros. Além de um rico acervo em títulos literários voltados para todas as idades, CDs e DVDs, o projeto possui tendas, mesas, cadeiras, tapetes coloridos e equipamentos para execução das suas atividades e melhor encantar crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do projeto, a profa. Genny Xavier, para agendar uma visita do Letras que Voam, seja em escolas, projetos sociais, praças, comunidades, clubes ou eventos afins de promoção do livro e da leitura, basta entrar em contato com a FICC através do telefone (73) 3613 4915 ou diretamente enviando ofício de solicitação para o e-mail letrasquevoam@gmail.com. Os interessados também podem procurar informações na Sala de Apoio do projeto, situada na sede da FICC na Pça. Laura Conceição, 339 (centro). As ações do projeto são totalmente gratuitas. 

Prefeito Fernando Gomes recebe associação de amigos autista

Representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA), estiveram reunidos com o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, na tarde da última terça-feira (28). A AMA, que é uma instituição sem fins lucrativos, tem como publico alvo as crianças portadoras de Autismo e realiza ao longo dos anos um importante trabalho de atenção e orientação às famílias dos autistas.

O prefeito disse que a situação quanto inclusão social dos autistas é preocupante em todos os lugares e que é preciso inserir os jovens autistas na sociedade. Fernando Gomes reconheceu a importância de se montar uma equipe multidisciplinar para tratar dessa situação e validar o direito desses jovens convier no meio da sociedade. “Por se tratar de uma condição permanente que compromete a interação social, cabe a todos buscar e encontrar uma maneira para ajudar jovens que nasceram nesta condição e, sobretudo, assegurar os se4us direitos como cidadãos”, afirmou.

A Presidente da AMA, Ana Claudia, conta que o órgão tem muitos objetivos em pauta e que já possui uma demanda muito grande de crianças que precisam de atenção multidisciplinar. Segundo Ana, a AMA atua como facilitador no auxílio às famílias, e pode ainda atuar junto ao poder publico prestando assistência necessária a todos que convivem com autistas.

Para o vice-presidente da AMA, Altamiro Oliveira, a reunião com o prefeito Fernando Gomes foi muito proveitosa, já que ele sinalizou positivamente com apoio à entidade. Segundo Altamiro, o próximo passo agora é discutir internamente projetos e ver o melhor caminho para firmar esta parceria entre AMA e Prefeitura de Itabuna.          
No próximo dia 1º de abril, na Avenida do Cinquentenário (concentração no Jardim do Ó), a partir das 09:00h, acontece a 1ª Caminhada Azul em Prol da Conscientização pelo Autismo.
___________________________________
Da assessoria de comunicação da prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...