Fernando diz que presídio atrai criminalidade (Foto Pimenta).
Do - pimenta - O prefeito Fernando Gomes concordou com o governador Rui Costa e também rejeitou sugestões de forças de segurança para construir novo conjunto penal em Itabuna. Para ele, presídio atrai mais violência. “Não aceito, de maneira nenhuma, construir novo presídio. É aceitar criminalidade”, disse em entrevista exclusiva ao PIMENTA.

Fernando também fez críticas à construção de dois grandes condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Para ele, condomínios devem ter, no máximo, 500 casas. “Aqui em Itabuna foi pior ainda. Os bandidos já tomaram conta [dos condomínios Gabriela e Jubiabá, ao lado do presídio]. Duas mil casas em conjunto é uma cidade grande, com oito, dez mil pessoas”, reforçou o prefeito durante a entrevista.


Fernando elogiou a iniciativa do governo estadual e disse que o caminho é a união. “Só se vai resolver problema com todo mundo unido. Segurança não é só matar bandido, prender bandido. É preparar o jovem para não ser bandido amanhã, é o social, iluminação”, disse, acrescentando que os poderes públicos vão investir em videomonitoramento. “Câmera na cidade toda. Fica mais fácil pegar o bandido”.
INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO
O governador Rui Costa deu exemplo para explicar o porquê de não aceitar novo presídio no município. Na reunião interna a qual a imprensa não teve acesso, o gestor estadual explicou que investe, anualmente, em torno de R$ 1,1 bilhão para manter as quatro universidades estaduais, com 40 mil alunos. Na outra ponta, gasta R$ 600 milhões por ano para manter 13 mil presos.