quinta-feira, 9 de março de 2017

CÂMARA DE ITABUNA HOMENAGEIA A MULHER

“Toda mulher tem um legado”, resume sessão solene em Itabuna
Mulheres homenageadaqs, de vermelho Zélia Possidonio

Jirimun
A frase acima, da radialista Maria de Lourdes Cirino, define o significado da comenda Otaciana Pinto, condecoração legislativa entregue no Dia Internacional da Mulher, a 17 mulheres que construíram a história de Itabuna. Maria de Lourdes, que discursou pelas homenageadas, brindou a sessão cantando e provocando risadas com bordões de Florentina Jirimum, personagem de humor que fez sucesso no rádio itabunense na década de 80.



Dentre as condecoradas pelos vereadores, a maioria (oito das 17) é da área educacional, como Elieneide Matos, que dirigiu o Ciso, colégio fundado pelo pai Josué Brandão, vereador falecido em 1989 durante sessão ordinária. “Mantive o sonho do meu pai, me dedicando 20 anos pela educação de Itabuna; dispus-me a continuar esse trabalho oferecendo uma escola de excelente qualidade”, declarou a educadora, homenageada do irmão, vereador Júnior Brandão (PT).

Outra congratulada com a comenda, a empresária Valdiléa Santos relata que ainda criança perdeu o pai quando teve que ajudar no sustento da família (mãe e cinco irmãos). Após 19 anos no emprego pediu demissão e com o Fusca que havia comprado abriu uma autoescola. “Eu dizia como é que vou ensinar se malmente sei pra mim, mas fui com a cara e a coragem. Hoje a gente tem ônibus, carreta”, frisa a indicada do presidente da Casa, Chico Reis (PSDB).

Da área social vieram mulheres como Maria Hozana Santos, liderança religiosa prestigiada com a comenda pelo vereador Ninho Valete (PR). Hozana evangeliza pessoas que estão à margem da sociedade e também atua, voluntariamente, em presídios e no Hospital Manoel Novaes (com pacientes oncológicos). “Enquanto tiver uma gota de sangue na minha veia é para servir Jesus na pessoa dos mais necessitados” comentou a católica.

Mais homenagens
A Comenda Otaciana Pinto, que foi criada pelos veredores: César Brandão e Neiva Monteiro,  teve o protagonismo feminino com a sessão sendo presidida por Charliane Sousa (PTB), única mulher a conquistar mandato eletivo para a Câmara em 2016. Outro momento de emoção deu-se para a servidora da Casa, Margareth Brandão, aniversariante do dia com quase 40 anos de serviço no Legislativo itabunense. A secretaria de Assistência Social, Sandra Costa, representou o prefeito Fernando Gomes na sessão solene.
POR - CO
fotos: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...