sábado, 11 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde inicia recolhimento de pneus usados em Itabuna



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, vem recolhendo pneus usados e descartados em borracharias e em locais públicos de Itabuna. O trabalho começou esta semana e conta com a parceria da empresa Recicla Brasil (da Agência Nacional de Indústria Pneumática) por meio de contrato firmado com o município, para o recolhimento do material. 

Conforme lembra o secretário de Saúde de Itabuna, Vitor Lavinsky, pneus abandonados sob a ação do tempo, são ambientes perfeitos para a hospedagem e proliferação do mosquito e representam o terceiro depósito de infestação no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.  “Todo cuidado é pouco na eliminação e no combate ao vetor das arboviroses que têm feito milhares de vitimas em municípios da Bahia e de outras partes do país” alerta.


Além das borracharias, as equipes percorrem terrenos baldios, lixões e ferros velhos em qualquer parte da cidade.  O recolhimento é feito por agentes de endemias e funcionários da Recicla Brasil, com o apoio de um caminhão da própria empresa que recebe o material.

Alem de recolher os pneus as equipes aproveitam para orientar proprietários de oficinas, borracheiros e a comunidade sobre o perigo que os pneus usados e guardados em depósitos a céu aberto representam para as pessoas, especialmente em uma região com clima quente e úmido como o nosso que favorece a proliferação do mosquito. . 

O secretário de Saúde ressalta a importância desse trabalho que evitará o surgimento de criadouros de larvas e conseqüentemente o mosquito adulto, lembrando que o poder público está fazendo sua parte, mas a população pode ajudar nessa missão com atitudes simples como, por exemplo, evitar  qualquer objeto que possa acumular água parada dentro de casa ou no quintal, por menor que seja a quantidade.

“A missão da Secretaria de Saúde de Itabuna é promover ações como esta que vem sendo feita, para garantir a saúde da coletividade, mas é preciso a união de todos em qualquer canto da cidade para que o trabalho alcance o resultado desejado”.  As pessoas podem ajudar denunciando possíveis focos de larvas, pelo Disque Dengue 3612-8324. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Dragagem do Porto de Ilhéus

Porto do Malhado Avança licitação para obras de dragagem no Porto de Ilhéus: investimento de R$ 27 milhões impulsionará infraestrutura portu...