José Adervan. Imagem registrada em 2008 por Charles Henri.
José Adervan. Imagem registrada em 2008 por Charles Henri.

jornalista José Adervan faleceu ontem (12), em Itabuna, aos 74 anos. A notícia provocou manifestações de pesar de inúmeras autoridades públicas, lideranças da sociedade civil organizada e meios de comunicação. O conteúdo dessas mensagens é consensual: Adervan foi um grapiúna extremo, um apaixonado por Itabuna.

Bancário aposentado, fundou o Jornal Agora na década de 1980, ao lado do jornalista Ramiro Aquino. Dedicou-se ao jornalismo por amor à profissão. Veja Moção de Pesar da Assembléia Legislativa, através do Deputado Augusto Castro

O jornalista e escritor Antônio Lopes trabalhou no Jornal Agora. Certa vez, em conversa com Emílio Gusmão, editor licenciado deste blog, revelou que Adervan, mesmo como proprietário, sempre dirigiu a redação do jornal com espírito democrático. Fazia questão que a reportagem ouvisse todas as partes envolvidas nos temas em discussão. Também não se fechava numa visão única sobre determinado assunto.

Além de Itabuna, Adervan era um defensor de todo o Sul da Bahia. Acompanhava e cobria os principais eventos e atividades de Ilhéus e outros municípios sulbaianos. Acreditava no potencial da região. Por outro lado, sentia falta de mais peso político do sul do estado na construção das políticas estaduais. Recentemente, também passou a se interessar pelo debate sobre a importância da defesa do meio ambiente.

MOÇÃO nº 19.952/2017

Moção de Pesar pelo falecimento djornalista José Adervan de Oliveira.
O deputado que esta subscreve se solidariza e vem, na forma regimental, requerer a inserção na Ata dos Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, de MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento dJornalista José Adervan de Oliveira.
Exponente figura do cenário político e jornalístico da cidade de Itabuna -BA, Adervan, como era conhecido, nasceu em Boquim - Sergipe eainda jovem se mudou para Itabuna, onde se formou em Economia na antiga Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Desde cedo se envolveu com a política e ajudou a fundar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na cidade que adotou para viver, chegando a presidir o diretório do partidoAliás, a política era um assunto que o fascinava e preenchia as rodas de conversas entreseus amigos. Detentor de opiniões fortes e consistentes, Adervan era um dos analistas mais coerentes da região grapiúna.
Responsável pela disseminação do bom jornalismo na cidade, José Adervan foi também fundador do veículo impresso de notícias, Jornal AgoraA trajetória de Adervan se confunde à história do próprio jornal. Mesmo fora do eixo da capital do estado, o noticiário se tornou uma das publicações impressas de maior referência na Bahia. Seu compromisso sempre foi com a sociedade e através de suas edições, a informação com conhecimento factual da realidade vivida pela população contribuiu para o desenvolvimento na educação, na saúde pública, na infraestrutura e na qualidade de vida dos cidadãos.
Sempre destemido, Adervan dirigiu o Jornal com originalidade e contribuiu para a divulgação da região Sul da Bahia como um eixo de potência agrícola e econômica para o estado. Aos 74 anosAdervan partiu e deixou o legado de competência e compromisso com suas raízes na história da imprensa na Bahia.
José Adervan era casado e tinha três filhas, mulherres guerreiras que honrarão a imagem desse homem de valor que fez a diferença na sociedade grapiúna. Que Deus conforte a toda família.
Que esta Casa dê ciência desta Moção de Pesar à sua família.
Sala das Sessões, 13 de Fevereiro de 2017