sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prefeito Fernando Gomes quer UPA 24 horas funcionando já em abril

O prefeito Fernando Gomes voltou a afirmar que tem pressa em entregar à população um dos mais importantes equipamentos para o acesso à saúde pública em Itabuna: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do bairro Monte Cristo que, como lembrou, já deveria está funcionando desde o ano 2014. A previsão é de que seja inaugurada em abril.


Foi o que ele adiantou durante uma nova visita no local, na manhã desta sexta. Acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Victor Lavinsky, o prefeito disse que é um absurdo uma obra importante como aquela está parada e  a comunidade sofrendo por falta de mais opções para atendimento médico.

A unidade está com as obras de estrutura física 100% concluídas, faltando apenas instalação elétrica, assentamento de portas que foram furtadas, além da pintura nas áreas interna e externa.

O secretário de saúde, Victor Lavinsky, informou ao prefeito que a demora para a inauguração depende apenas da chegada e instalação de equipamentos e mobiliário já licitados e da seleção de profissionais de saúde que já começou a ser feita.

Victor Lavinsky adiantou que de acordo com a reestruturação funcional que está sendo feita na Secretaria de Saúde, muitos dos profissionais  contratados que foram demitidos em janeiro deverão voltar às suas funções, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Se houver necessidade, haverá novas contratações, conforme assegurou.      

Quando estiver pronta, a UPA 24 horas atenderá mais de 150 pacientes por dia, principalmente as famílias que moram nos bairros São Roque, Santa Inês, Califórnia, Nova Califórnia e Fátima. O funcionamento será ininterrupto e garantirá atendimento intermediário entre as Unidades de Saúde e os hospitais, o que irá desafogar os prontos-socorros. A proposta é ampliar e melhorar o acesso aos serviços de urgência no município. “Nosso povo precisa de assistência médica integral e vamos garantir o que for melhor para todos. Foi para isso que fui eleito”, enfatizou o prefeito.

Construída com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura, a estrutura da UPA é comparada a um mini hospital. A unidade disponibilizará dois consultórios médicos, enfermarias, salas de recepção, de espera e  de curativos e demais setores indispensáveis numa unidade hospitalar.  Além de internamentos, a UPA oferecerá serviços rotineiros tais como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atendimento a pacientes com fraturas, cortes e infartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...