quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Memória e modernidade marcam 100 anos da Santa Casa de Itabuna



Com uma semana de Programação, a comemoração do Centenário da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi marcada por homenagens a pessoas que trabalham pela consolidação da instituição, bem como pela apresentação dos números e dos serviços dos três hospitais. A aliança entre a tradição e a modernidade de tecnologias em medicina à serviço da saúdesintetiza o atual momento desta que é considerada a maior instituição filantrópica de saúde no interior do Norte e Nordeste.


O ponto alto da programação foi a Outorga da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto e da Medalha Calixto Midlej Filho, que aconteceu no dia 28 de janeiro, data exata da celebração do Centenário. A Comenda, honraria concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da instituição, este ano foi entregue à médica e Irmã Auxiliadora, Dra. Mércia Margotto, ao prefeito de Itabuna Fernando Gomes e ao deputado Antônio Brito.

Sobre a Medalha Calixto Midlej Filho, a homenagem foi criada nesta gestão do provedor Dr. Eric Ettinger Júnior parahomenagear seguimentos com significativa atuação em prol da Santa Casa de Itabuna. Receberam a Medalha os Ex-Diretores do Hospital Calixto Midlej Filho, representado na solenidade por Dr. Isaac Romeu Ribeiro; os Ex-Diretores do Hospital Manoel Novaes, representados por Dr. Jaime César Nascimento; e os Ex-Provedores da Santa Casa, representado pelo ex-provedor Dr. Eric Ettinger de Menezes. Todas as Medalhas ficarão expostas em Galerias já existentes na instituição.

De igual importância foram as homenagens aos funcionários, durante a solenidade do Protempo – Programa de Reconhecimento por Tempo de Serviço, que homenageou 30 funcionários ainda em serviço e com mais de 30 anos de casa. Outros 20 funcionários também foram homenageados pelo desempenho em favor da instituição, entre os quais alguns aposentados e representantes do Grupo Depende de Nós.
Mais Centenário

Após uma semana no Shopping Jequitibá, a Exposição Fotográfica Santa Casa – 100 anos, que tem curadoria de Ramiro Aquino, está agora itinerante nos três hospitais da instituição, começando pelo Hospital Calixto Midlej Filho, onde já está instalada. Ainda como saldo positivo da programação do Centenário, divulgação do livro “Centenário Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – um século de bons serviços”, de autoria do médico e historiador João Otávio de Macedo. Também seguem em pleno funcionamento as obras entregues durante a programação, sendo a Requalificação do Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Novaes e a nova Brinquetodeca desta mesma Unidade, além da Capela Nossa Senhora das Dores, no Hospital Calixto Midlej Filho.

A Semana do Centenário foi um sucesso, digna deste momento tão importante para a instituição. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio das Empresas e Amigos do Centenário”, destacou o Provedor Dr. Eric Ettinger Júnior.
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...