quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Desconto de 15% no IPTU de Ilhéus

Desconto de 15% no IPTU de Ilhéus
 para pagamento em cota única

A campanha de arrecadação do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano – 2017, em Ilhéus, oferece desconto de 15% aos proprietários de imóveis que quitarem o tributo em cota única, até 17 de fevereiro. O secretário municipal da Fazenda, Elifaz Anunciação, lembra que outras facilidades, como o pagamento  parcelado, estão disponibilizadas, embora, nesse caso, sem o desconto.


Para facilitar o acesso do contribuinte à guia de pagamento do IPTU, o contribuinte pode fazer a impressão do boleto no site oficial do município, www.ilheus.ba.gov.br. Para isso, é só teclar o número de inscrição do imóvel e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Qualquer dúvida, o cidadão deve procurar o Setor de Tributos, situado no andar térreo do Palácio Paranaguá, na Praça J.J. Seabra, no centro histórico da cidade.

Sobre o reajuste de 20 por cento, este ano, na planta genérica de valores do IPTU, o secretário Elifaz Anunciação lembra que essa decisão legal é determinada pelo Código Tributário do Município de Ilhéus, aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2014. Ele explica que, na gestão anterior a aprovação do Código Tributário instituiu a nova planta genérica de valores para efeito de avaliação de cada unidade imobiliária, ou seja, houve também um reajuste no valor nominal do imóvel, a partir de 2015.

 “Na realidade, esta nova planta genérica de valores alterou de forma substancial o valor do IPTU de todo o município. Com o intuito de impactar o contribuinte com o aumento total de uma só vez, o então prefeito de Ilhéus enviou à Câmara de Vereadores outro projeto de lei que criou ‘limitadores’ para os valores do IPTU a serem cobrados nos exercícios de 2015 (duas vezes o valor devido em 2014), de 2016 (duas vezes e meia o valor devido em 2014) e no exercício de 2017, três vezes o valor devido em 2014”, informa Elifaz.

O secretário da Fazenda salienta que a atual gestão municipal é obrigada a aplicar o reajuste estabelecido em lei, caso contrário, pode ser penalizada através da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mas enfatiza que esse reajuste automático não está previsto para o exercício de 2018.

Da - Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...