sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DayHORC: Os olhos merecem atenção especial no carnaval

        
Faltando pouco tempo para o início das comemorações carnavalescas, festa que para muitos é sinônimo de muito brilho, confetes, brincadeiras com spray de espuma e maquiagens elaboradas, seguem algumas dicas importantes para você proteger a saúde ocular e curtir com bastante alegria o carnaval 2017.

Na hora de colocar os adereços próximos aos olhos, como a sombra metálica, o glitter e as pedrinhas que dão um charme na composição do look, a oftalmologista     do DayHORC, Isabela Guimarães Vidal - CRM 13.725 – alerta “Os cuidados devem ser redobrados, pois esses produtos podem levar a conjuntivite química, quadros alérgicos e se caírem dentro dos olhos podem causar sensação de corpo estranho no olho podendo até arranhar a córnea. Em casos de trauma químico é recomendado lavagem imediata com soro fisiológico 0,9% (preferencialmente) ou, na falta do soro, água mineral corrente e procurar uma urgência oftalmológica para diagnóstico e início do tratamento”, explicou.


         Entre as principais orientações passadas pela profissional, também estão o cuidado na aplicação da maquiagem diretamente nas margens das pálpebras (a parte plana entre os cílios e o globo ocular), ao usar os cílios postiços e no momento de retirar a maquiagem. “A pálpebra é uma região que contém glândulas, caso essas entupam podem causar o terçol e a síndrome do olho seco. Já no caso dos cílios, a cola pode irritar os olhos. Então muita atenção e cuidado ao uso de cada produto, optem pelos produtos hipoalergênicos e fiquem atentos às datas de validade”.

Os cuidados seguem ainda na hora da retirada da maquiagem “Cada área tem o seu demaquilante especifico, de preferência sem álcool na composição, pois agridem menos os olhos”.

De olho nos sprays


Eles fazem a brincadeira dos pequenos e também dos adultos no carnaval. Sprays de espuma, embora sejam divertidos, podem ser prejudiciais à saúde, principalmente à visão. Se for atirado contra o rosto, o produto é capaz de causar sensação de areia nos olhos, vermelhidão, dor e reações alérgicas.

Em alguns casos só a presença da espuma no ar sensibiliza os olhos, mesmo sem cair sobre eles. “Em caso de contato do produto com olhos, o recomendado é lavá-los com água corrente e observar os sintomas nos 30 minutos seguintes. Se houver dificuldade de abrir e fechar as pálpebras, fotofobia e dor intraocular, é possível que tenha ocorrido alguma lesão na córnea, o que requer avaliação de um médico” alerta Isabela Guimarães.

 Para quem usa lentes de contato:

· Coloque as lentes de contato antes da maquiagem, assim como retirá-las antes de remover a maquiagem. Lave as lentes com produtos apropriados retirando os detritos que podem estar aderidos às lentes. Lembre-se de lavar e secar as mãos primeiro.
· Não coloque as lentes ou use maquiagem se os olhos estiverem inchados, vermelhos ou irritados e procure sempre seu oftalmologista para orientação nesses casos.

Foto legenda 1: Entre as principais orientações passadas pela profissional, também estão o cuidado na aplicação da maquiagem diretamente nas margens das pálpebras.


Foto legenda 2: Sprays de espuma, embora sejam divertidos, podem ser prejudiciais à saúde, principalmente à visão. 
Por Lorena Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...