terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Carnaval atraiu 150 mil foliões e foi um dos mais tranquilos da história

MUITA PAZ E ALEGRIA NO PRIMEIRO CARNAVAL DO BRASIL

Adicionar legenda
Mais de 150 mil foliões participaram do Carnaval Antecipado de Itabuna no período de 10 a 12 de fevereiro – a estimativa é da Polícia Militar, que não registrou nenhum incidente grave, naquele  que foi considerado um dos mais tranquilos da história e marcado pela intensa participação dos foliões. Amanhã (14), o prefeito Fernando Gomes concede uma entrevista coletiva para avaliar o resultado da festa e anunciar os festejos juninos programados para o período de 29 de junho a 2 de julho.

Da entrevista deve participar o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos; da FICC, Daniel Leão; além do comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Daniel Riccio; o diretor da Coorpin, André Aragão; o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, major Manfredo Santana e da Polícia Municipal, Cleberlito Rosa, bem como o coordenador administrativo do Samu, Fábio Santana.

O Carnaval Antecipado teve a participação da mais de 50 bandas e seis trios elétricos, que desfilaram nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde estava o camarote oficial, por onde passaram autoridades como o secretário de relações institucionais, Josias Gomes, que representou o governador Rui Costa, além de deputados, prefeitos, empresários e celebridades.


As atrações da festa ficaram por conta de Mari Antunes, com o Babado Novo, além de Aline Rosa, que fez o lançamento de País do Futuro para o Carnaval deste ano e a Vingadora, que apresentou aos foliões o hit para 2017, o Calcanhar de Prego. Entre os destaques também aparecem Sinho Ferrary, Cacau com Leite, Lordão, banda Vera Cruz e outros artistas da região.

Espaços alternativos
Nas Olinto Leoni foi montando um palco alternativo para o Carnaval Cultural, e no domingo(12), um dos destaques da folia  ficou por conta a programação infantil,  num outro palco  na praça em frente à Câmara de Vereadores, com a apresentação da cantora  Julia Ewelyn e oferta de um espaço diferenciado para a criançada com apoio de animadores culturais.

O Carnaval foi aberto com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, com a participação das baianas de Pai Gildo e Axé Odara, ao lado do Encantarte e de diversos blocos como os Dez Casados e a Confraria da Orla do Berilo, que desfilou com uma ala de artistas numa homenagem a Ramon Vane, que morreu recentemente.

Na festa também foram destaques a feérica iluminação das avenidas com quatro centenas de lâmpadas especiais de 400 watts e a limpeza, num mutirão que mobilizou centenas de trabalhadores e caminhões da Biosanear, que trabalhavam intensamente entre as quatro e seis horas da  manhã recolhendo lixo.

A folia carnavalesca também movimentou a economia itabunense, segundo Jorge Vasconcelos,  aumentando a movimentação no comércio local e no shopping. Ele destaca ainda como positiva a ocupação dos hotéis e pousadas que foi superior a 90%, além da oportunidade de trabalho para artistas, músicos, pessoal de apoio, cordeiros de blocos e mesmo para vendedores ambulantes ou mesmo catadores de material reciclável, gerando emprego e renda.


Prefeito faz avaliação positiva

O prefeito Fernando Gomes  fez uma avaliação positiva do Carnaval Antecipado de Itabuna que foi planejado e realizado num prazo exíguo de cerca de 30 dias, fazendo voltar a alegria e a animação para o povo  no período de 10 a 12 de fevereiro, aparecendo com um marco de sucesso. Ele anunciou os preparativos para os festejos juninos deste ano e o planejamento do Carnaval para 2018.

Explicou ainda, que decidiu marcar o início e o fim da festa carnavalesca com horários pré-estabelecidos em função da preocupação com a segurança e a tranquilidade dos foliões, bem como dos seus familiares, que foi uma prioridade do governo.

Fernando Gomes também agradeceu à Polícia Militar, à Polícia Civil, à Polícia Rodoviária Federal e à Guarda Civil Municipal que realizaram um trabalho profícuo “para que tivéssemos um carnaval de paz e amor. O importante é que o povo soube dar a resposta em forma de alegria. Cabe também agradecer à população que fez uma festa tranquila e um elogio à polícia que agiu de forma correta.” Salientou o trabalho das equipes do governo desde o varredor ao secretário que contribuíram para o sucesso da festa, cuidando da limpeza das ruas, da iluminação e da infraestrutura.

Além de destacar o  apoio do governo do Estado que contribuiu com R$ 300 mil para a festa através da Bahiatursa e mais R$ 65 mil da Bahiagás, além  do apoio da iniciativa como a Schin, que contribuíram para o sucesso do Carnaval que teve como tema “Itabuna Folia – de volta à alegria”, o prefeito também anunciou que este ano a cidade vai ter um São João no período de 29 de junho a 2 de julho e em 2017  terá um Carnaval mais estruturado, com mais atrações, inclusive bandas conhecidas nacionalmente ao lado de artistas regionais.

Durante os três dias do Itabuna Folia, o prefeito Fernando Gomes recebeu à visita de diversas lideranças políticas regionais, estadual e federal. Passou pelo camarote oficial, por exemplo, o deputado federal Paulo Magalhães, o deputada estadual Ângela Souza, os prefeitos de Ilhéus, Mário Alexandre; de Coaraci, Jadson Albano; de Firmino Alves, Lero Cunha; além do prefeito e a vice-prefeita de Almadina, Milton Cerqueira e Zelma Lopes. 

Da Assessoria de Comunicação Social
Por: Kleber Torres
Fotos: Pedro Augusto / Waldir Gomes


Saúde intensifica ações contra o Aedes aegypti
 em 18 bairros com alto índice de infestação

A Secretaria de Saúde de Itabuna intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em 18 bairros onde foi constatado alto índice de infestação de larvas. O trabalho iniciado na manha desta segunda-feira no bairro Carlos Silva Andarai, conta com a participação de 16 agentes de endemias que visitarão 100% dos imóveis. O Carlos Silva foi o primeiro da lista  porque a localidade conta com um índice de 60% de criadouros em residências.

Segundo o coordenador de Endemias, Roberto Góes, essa porcentagem indica que para cada 10 imóveis visitados, seis contam com a presença do mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungynia e zika vírus.

Ele adianta que a ação desenvolvida pelos agentes pretende não apenas combater e eliminar o vetor, a partir do tratamento nos reservatórios, mas também orientar as famílias sobre os cuidados e formas simples para prevenir que o mosquito se desenvolva e faça vítimas.

A constatação de que 18 bairros de Itabuna estão com alto índice de infestação predial  foi o que levou a Secretaria de Saúde de Itabuna a lançar medidas mais agressivas para eliminar o mosquito considerado o inimigo numero da população itabunenses.

 O coordenador de Endemias adiantou que o secretário Municipal de Saúde, Vitor Lavinsky tem incentivado as equipes para o combate ao mosquito, dando todo o suporte necessário para que o trabalho tenha resultados positivos e não sofra interrupção. “Desde o inicio de janeiro deste ano que temos reforçado as ações para evitar que haja proliferação do Aedes aegypti e para que o município não sofra com uma nova epidemia como a que ocorreu no ano passado quando milhares de pessoas foram vitimas das arboviroses”.   

O Secretario de Saúde Vitor Lavinsky, se mostrou ainda mais preocupado depois do último LevantamentoRápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) realizado nos três primeiros dias de fevereiro quando apresentou 24,1% de infestação em toda a cidade. “Apesar de todo o esforço  no combate ao mosquito desde o mês passado, tivemos um crescimento de 0,7% em relação ao Lira realizado em novembro de 2016. Por isso precisamos da participação de todas as famílias em toda parte da cidade para que possamos derrubar esse número e o município possa enfrentar o verão sem o medo de uma epidemia”, apela o secretário.  

Ele diz ainda que, o que depender do município em termos de ações para combater o mosquito será feito, “mas sem a participação efetiva da comunidade será impossível alcançarmos resultados positivos”.

Os outros bairros com maior índice de infestação são: Jardim Primavera (41,66%), Fonseca (40%), Novo Fonseca, Zizo, Ferradas e Sarinha com 34%, Antique (33,33%), Conceição, João Soares, Califórnia e Jardim Brasil (32%), Pedro Jerônimo (31,94%), Novo São Caetano, Fátima, São Pedro e Santa Inês com 30% de infestação nas residências. 
 _____________________________

Nota de Pesar

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta com pesar a morte  do jornalista José Adervan de Oliveira, fundador do jornal Agora e decreta  três dias de luto oficial em reconhecimento à contribuição do profissional para o desenvolvimento de Itabuna e à luta pela liberdade da informação, mantendo um diário de circulação regional por mais de 30 anos.
Além de sua atuação no jornalismo, ele também militou no PSDB, e foi  candidato a prefeito de Itabuna. Na sua militância no jornalismo, ele teve destacada atuação em favor do esporte e da cultura, bem  como em defesa da ética profissional e dos valores morais.
Ele era funcionário aposentado do Banco do Brasil e mantinha uma coluna diária no jornal que fundou com foco na política e economia. José Adervan de Oliveira deixa viúva, a professora  Ivone, e três filhas, Roberta, Fernanda e Andréa, além de netos e uma legião de amigos e admiradores, a quem o prefeito expressa os sentimentos por uma perda irreparável.
____________________________________

NOTA

Abertas matrículas entre unidades da Rede Municipal de Ensino

            Com o encerramento do ano letivo 2016 no último dia 9, a Secretaria da Educação de Itabuna iniciou nesta segunda-feira (13) o período de matriculas para os alunos que serão transferidos entre unidades da Rede Pública Municipal de Ensino.  Muitos destes estudantes mudarão de escola em virtude da mudança de endereço.

Já no período de 1º a 17 de março as matriculas estarão reservadas para os novos alunos, sejam ingressantes na rede na Educação Infantil ou oriundos de outras redes, inclusive de outros municípios. Para realizar a matrículas, os pais e/ou responsáveis deverão procurar as unidades escolares a partir das 07h30min.
 _______________________________________
                

Convite


Temos a honra de convidar o prezado colega para uma coletiva de avaliação do Carnaval Antecipado de Itabuna realizado no período de 10 a 12 de fevereiro, que não registrou nenhum incidente grave e foi considerado um dos mais tranquilos da história, com uma participação dos foliões.

O encontro tem a participação do prefeito Fernando Gomes que também deve anunciar os festejos juninos programados para o período de 29 de junho a 2 de julho. Da entrevista devem participar o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos; da FICC, Daniel Leão; além do comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Daniel Riccio; o diretor da Coorpin, André Aragão; o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, major Manfredo Santana e da Polícia Municipal, Cleberlito Rosa, bem como o coordenador administrativo do Samu, Fábio Santana.

www.itabuna.ba.gov.br
PREFEITURA DE ITABUNA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...