sábado, 11 de fevereiro de 2017

Carnaval antecipado leva mais de 40 mil foliões à Lavagem do Beco e à avenida


Sem carros pipas, um função da crise hídrica que afeta Itabuna e a região, mas com muito axé e água de cheiro das baianas de Pai Gildo e do afoxé Axé Odara, o prefeito Fernando Gomes abriu a 38ª lavagem do Beco do Fuxico, evento que atraiu milhares de foliões, seguido do desfile Bloco Afro Encantarte  numa homenagem ao ator Mário Gusmão. O Carnaval Antecipado de Itabuna está sendo realizado no período de 10 a 12 de fevereiro e atraiu no primeiro dia mais de 40 mil foliões além de políticos, empresários e celebridades que passaram no palanque oficial na avenida Mario Padre.

Desfilaram ainda no Beco do Fuxico, os blocos Casados I... Responsáveis, que teve problemas com o minitrio, mas não perdeu a animação, além dos Dez Casados, Planeta Reggae, Maria Rosa, Ouro, Fuleragem e os Mendigos de Gravata. Um grupo de foliões vestidos de palhaços prestaram uma homenagem póstuma ao ator e folião Ramon Vane que faleceu recentemente.



Animação e muitas atrações marcam o
primeiro dia de folia na avenida


Dez bandas agitaram o circuito da folia nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde também estavam instalados o palanque oficial e vários camarotes, um deles destinado a pessoas com deficiência. Os destaques ficaram por conta do Babado Novo, vom um show à parte de Mari Antunes, que agitou o chão da avenida, além do Tsunami, Amor a Dois, Negaline, Constelação da Bahia, Eletrikka, Bikuí, Sem Censura e Bonde dos Catchorros, que fizeram o resgate de músicas dos carnavais do passado e também dos sucessos para o Carnaval de 2017.   Um hit que agradou aos foliões foi a Marreta do 25, que ganhou contornos carnavalescos.

No palanque oficial por onde passaram na primeira noite da folia mais de 500 foliões, que foram cumprimentar o prefeito e onde estava o comando da coordenação do Carnaval Antecipado de Itabuna e secretários municipais, os destaques ficaram para o deputado Federal Paulo Magalhães, que ficou ao lado do prefeito Fernando Gomes e a deputada estadual Angela Souza.

Magalhães elogiou a organização da festa, que teve um foco na segurança dos foliões e também a estratégia de promover um carnaval antecipado, que foi o primeiro do Brasil, com artistas da região e atrações como o Babado Novo e Tsunami, que também agradaram o público.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que esteve no palanque oficial em companhia da primeira dama e de assessores, elogiou a proposta da antecipação da folia, o que também está sendo efetivado na próxima semana em seu município e “o resgate do Carnaval em Itabuna que sempre teve uma tradição de animação e de participação popular.”

Também esteve no palanque oficial o presidente da Associação Baiana dos Hoteis, Alexandre Sampaio que estava acompanhado do empresário do setor de hotelaria Eduardo Fontes, que comemorava a ocupação de quase 100% dos dois hotéis que operam em Itabuna. Os dois destacaram que além de promover a animação dos foliões, o Carnaval Antecilpadogera oportunidades de negócios para o comércio, vendedores ambulantes e carnavalescos fortalecendo toda uma cadeia econômica.
No palanque ofcial também estiveram presentes no comando da folia com muita animação e exibindo as chaves da cidade, o rei Momo e a rainha do Carnaval. Ambos destacaram como pontos altos da festa a participação dos foliões que brincaram com tranquilidade e sem incidentes.

Segurança não teve problemas e nem registro do incidentes

Com o registro de 10 detenções por excesso de bebida e um caso de tentativa de furto,  o sistema de segurança montado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Municipal e Polícia Rodoviária Estadual funcionou a contento.

No primeiro dia atuaram os delegados André Aragão e Magda Suely, que consideraram normal a rotina para um período de Carnaval sem o registro de incidentes no circuito da folia. Os bombeiros por seu turno disponibilizaram uma ambulância de apoio nas emergências médicas e fizeram inspeções nos camarotes. 


“Fernando restituiu a alegria aos itabunenses”, afirmam
  lideranças  na abertura do 1º Carnaval do Brasil

“Essa grandiosa festa é o retorno da vontade do povo de Itabuna para ser feliz novamente”. Foi esta a definição curta e objetiva do deputado federal Paulo Magalhães, ao comentar sobre o Carnaval Antecipado, cuja abertura, na noite da última sexta-feira, contou também com outras importantes lideranças, a exemplo da deputada Ângela Souza e o prefeito Mário Alexandre (Marão), ambos de Ilhéus.

Marão disse que o prefeito Fernando Gomes é um empreendedor com atitude e visão especiais. “Ele restituiu a alegria aos itabunenses e visitantes, movimentou o comércio e se torna um exemplo para nós”.  O Capitão Fábio Santana também confirma a “adácia e ousadia” do prefeito, ao comentar que “Fernando é mestre em carnaval e sabe como fazer o povo feliz. Ele nasceu na era da vanguarda ao criar o primeiro carnaval antecipado do Brasil”.  
Em cima de cada trio elétrico que passava em frente ao camarote oficial, as bandas musicais, a exemplo de Babado Novo, também parabenizaram o prefeito e lembraram aos foliões que foi ele o “autor dessa ideia brilhante que veio para ficar”.
Já o prefeito Fernando Gomes disse que “só de ver a alegria do meu povo, já me sinto feliz e realizado”. Falou ainda que Itabuna estava isolada, sem festa há mais de oito anos, sem alegria, sem essa participação popular que interage e anima a todos, independente de classe social”.   
A organização, a segurança e as ações de promoção a saúde no carnaval também foram elogiadas pelos foliões. “O efetivo policial não está dando trégua para os baderneiros”, comentava o comerciante Josevaldo Santos. “A gente sente a alegria no rosto das pessoas”, complementava a dona de casa Rita de Cassia Nascimento, que ao lado do filho Igor, de quatro anos, seguia ao ritmo de “Me libera nega” tocada em um dos trios elétricos.
Saúde no meio da multidão
Profissionais de vários departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, em meio à multidão distribuía panfletos e preservativos, enquanto agentes de endemia lembravam, por meio de faixas e cartazes afixados ao longo das avenidas e num estande centralizado no circuito, sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar agua parada, e do perigo que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungynia e zika vírus representa para as pessoas de todas as idades.

Já no prédio da Câmara de Vereadores, o Samu 192 montou Posto Médico Avançado, toda a infraestrutura onde profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares estarão disponíveis para atendimento emergencial, e primeiros socorros. Além de sala de emergência, de curativo, triagem e enfermaria, a coordenação disponibiliza  quatro macas e 14 cadeiras com suporte para soro e ainda duas ambulâncias.
O secretário de Saúde Vitor Lavinsky, lembrou da  determinação do prefeito Fernando Gomes, de levar alegria aos foliões, mas também todo o suporte necessário para garantir segurança, bem estar com ações de promoção a  saúde dos foliões , “dai a importância de nossos profissionais de saúde numa das mais animadas e tradicionais festas do interior Bahia”.
Da Ascom
Fotos Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...