quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Carnaval Antecipado de Itabuna tem ações de promoção à saúde

  

Sec. Victor Lavinsky
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna já tem uma programação elaborada pelos vários departamentos e setores para garantir a saúde dos foliões durante os três dias do Carnaval Antecipado, programado para os dias 10, 11 e 12 próximos. As ações de prevenção de doenças, conscientização, promoção à saúde e atendimento emergencial envolvem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o Centro de Referência em Prevenção, Atenção e Tratamento (Cerpat) e todas as coordenações do Departamento de Vigilância à Saúde. Veja mais informações do município

Pela primeira vez na história dos carnavais de Itabuna, o Departamento de Vigilância à Saúde através da Equipe dos Agentes de Educação no Combate as Endemias, realizará ações de educação em saúde para conscientizar os foliões de como prevenir as arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya.

A Vigilância à Saúde também faz parte da estrutura de segurança planejada para os dias da folia e é uma das preocupações do secretário de Saúde de Itabuna, Victor Lavinsky, por entender que preservar a saúde de todos que estiverem no circuito é imprescindível e uma preocupação do prefeito Fernando Gomes.

Profissionais e técnicos distribuídos em dois grupos vão trabalhar na orientação e fiscalização de vendedores ambulantes sobre questões de como manipular, conservar os alimentos e a fabricação das bebidas, a exemplo de coquetéis. Nos dias da festa toda equipe da Vigilância à Saúde estará monitorando e observando se as boas práticas repassadas estão sendo seguidas.

O Samu 192 escalou 13 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que estarão em um Posto Médico Avançado, montado no prédio da Câmara de Vereadores. Além da equipe plantonista que estará disponível durante os três dias da festa momesca, a  unidade também disponibilizará medicamentos para casos de emergência e de  primeiros socorros, se houver necessidade.

O Cerpat e os grupos de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) e  o Humanos, Movimento LGBT Itabuna e voluntários também estarão presentes no Carnaval de Itabuna, para orientar e conscientizar os foliões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no vírus HIV/Aids e hepatites virais.

Haverá pontos fixos ao longo das avenidas para distribuição de panfletos, muita informação sobre os cuidados que os foliões devem ter para garantir a saúde durante e pós a festa, e pelo menos 20 mil preservativos que serão distribuídos gratuitamente nos três dias de folia.    

 O secretário de Saúde finaliza lembrando que a determinação do prefeito Fernando Gomes é que todos brinquem a valer, mas com responsabilidade. “É importante que o folião se divirta, mas também que fique atento às orientações que nossos profissionais de saúde e grupos parceiros estarão repassando nos estandes a serem instalados em pontos estratégicos no circuito da festa. Queremos um carnaval alegre como deve ser, mas também com saúde e muita tranquilidade”.  


Itabuna ganha novo aspecto de limpeza urbana
  

Nas últimas semanas, que vem transitando pelas ruas de Itabuna já percebe um novo aspecto em relação à limpeza e conservação de avenidas, ruas e praças da cidade. Com a decisão do governo municipal de centralizar num único contrato os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana, as vias públicas no centro e nos bairros estão ganhando um tratamento especial, com o trabalho de roçagem de grama, poda de arvores, limpeza de bueiros, retirada de capins e entulhos, bem como com a pintura de meios-fios.

De acordo com o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, a  empresa Biosanear está mobilizando neste trabalho  três equipes com 19 homens cada, que estão utilizando  quatro caçambas para recolhimento de entulhos, além de outros equipamentos. Os serviços estão sendo executados nas avenidas Firmo Alves e Fernando Cordier, na parte da noite devido ao fluxo de veículos, bem como na avenida Manoel Chaves, no São Caetano e no bairro Califórnia, durante o dia.

A previsão, segundo o secretário, é que nesta sexta-feira (3) o trabalho seja iniciado nos bairros Góes Calmon e Mangabinha. Já no sábado as equipes devem ser deslocadas para o bairro Zildolândia. Também estão sendo efetuadas pinturas em cor branca nas pontes, praças e jardins.

Carnaval Antecipado
O diretor da Biosanear, Kledson Perciano, disse que os trabalhos de higienização do circuito oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna – as avenidas Aziz Maron e Mário Padre - serão executados por 60 agentes de limpeza e dois caminhões-pipa, com a utilização de desinfetantes gel. Ele afirma que a água utilizada será doação de um empresário itabunense, que tem poços artesianos. A limpeza será feita sempre a partir das 2 horas da madrugada, após os festejos.


Casa Fácil vai facilitar a construção de moradias populares nos bairros

Através de uma parceria com a Unime, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estuda a implementação do Programa Casa Fácil, que tem o objetivo de elaborar projetos  - plantas e projetos arquitetônicos elaborados por alunos do curso de engenharia sob a supervisão de um professor – para construção de casas populares nos bairros da periferia. A proposta tem o aval do prefeito Fernando Gomes levando em conta o interesse social da população.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França explica que o projeto vem sendo discutido de forma preliminar com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unime – Itabuna, Laís Ribeiro Silva, que se mostrou sensibilizada com a importância e dimensão  social do projeto que vai beneficiar a famílias carentes na construção de moradias populares.

A Sedur também estuda propostas que deverão ser encaminhadas ao legislativo visando desburocratizar e facilitar a legalização ou o registro de imóveis populares. A proposta, segundo França, tem implicações legais e depende também de um projeto a ser encaminhado ao legislativo para a simplificação do registro e redução de custos para as famílias carentes que estejam investindo na construção de uma habitação própria.

Governo Municipal investe num novo portal e em interatividade  com a população

Dinailson Oliveira
Atendendo a uma determinação do prefeito Fernando Gomes, o secretário de Administração Dinailson Oliveira solicitou ao Departamento de Tecnologia da Informação da Sead, o lançamento  ainda nos próximos dias do novo  Portal Prefeitura  de Itabuna e da Intranet, com o objetivo potencializar a sua utilização como veículo de comunicação, interação e prestação de serviços do Governo Municipal, através da reformulação da arquitetura de informação e implantação do gerenciador de conteúdos  de comunicação  social.

O projeto tem a parceria da Assessoria de Comunicação Social no sentido de viabilizar a utilização plena de seus recursos visando dar transparência e visibilidade às ações institucionais e divulgar decisões e ações governamentais de interesse coletivo. O novo portal terá segundo os técnicos da Sead informações sobre as diversas secretárias com informes sobre educação, saúde, desenvolvimento urbano e sustentabilidade econômica. Ao mesmo tempo vai permitir o oferecimento de links  e páginas no Youtube, Facebook, Twitter/ Instagram e Whatsapp.

Interatividade
O projeto contempla também  a incorporação e utilização das ferramentas tecnológicas do Portal da Prefeitura de Itabuna para pesquisas periódicas visando subsidiar e validar ações e produtos da intranet, buscando interatividade, dinamismo, rapidez e eficácia nas ações de comunicação, inclusive oferecendo um boletim on-line para o prefeito, secretários municipais e diretores das diversas unidades de gestão do governo, que receberão o informe diário de notícias através de e-mail.

Da Assessoria de Comunicação Social 
02 de fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...