quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ACORDO POR MAIA
TEMER NOMEIA ANTONIO IMBASSAHY COMO MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO
ESCOLHA FEZ PARTE DE NEGOCIAÇÃO PARA REELEGER MAIA NA CÂMARA
Publicado: 02 de fevereiro de 2017 às 19:13
DEPUTADO DO PSDB ASSUMIRÁ COMANDO DA SECRETARIA DE GOVERNO, RESPONSÁVEL PELA ARTICULAÇÃO POLÍTICA (FOTO: GEORGE GIANNI/PSDB)

Do - Diário do Poder - O presidente Michel Temer (PMDB) assinou nesta tarde, 2, a nomeação do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) como ministro da Secretaria de Governo. A escolha do tucano foi acertada no fim de 2016 e fez parte da negociação para reeleger o Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara. Em troca da pasta, os tucanos desistiram de lançar candidatura própria e decidiram apoiar o parlamentar fluminense.
Imbassahy substituirá o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que deixou o cargo em 25 de novembro, após ser acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de o ter pressionado para liberar a construção de um edifício residencial em que comprou um apartamento em Salvador.

A nomeação de Imbassahy e outras medidas anunciadas nesta tarde - como a criação do Ministério dos Direitos Humanos e mudanças nas atribuições do Ministério da Justiça que passa a se chamar Ministério da Justiça e da Segurança Pública -, segundo o porta-voz do presidente, Alexandre Parola, têm como objetivo "aprimorar as condições de governança, buscar maior eficiência e melhorar a gestão pública".
"O Presidente Michel Temer está nomeando o deputado Antonio Imbassahy para ocupar a Secretaria de Governo da Presidência, com as atribuições de conduzir o diálogo com o Congresso Nacional, para votar as reformas do governo federal, fundamentais para a retomada do crescimento de nossa economia", disse na mensagem.
Ainda não está definido quando será a posse do deputado tucano na pasta. Caso exista alguma cerimônia, ela deve ocorrer na semana que vem. Na sexta-feira, 3, Temer deve ir a São Paulo para conversas em torno de sua escolha para o nome do substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Porteira". O imbróglio envolvendo o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Henrique Sobral, ainda não está dissipado. Enquanto peemedebistas "batiam o pé" para manter o ex-assessor especial do presidente cassado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na pasta antes comandada por Geddel, os tucanos faziam a exigência de receber a pasta de "porteira fechada", ou seja, com todos os cargos.
Num dos últimos acertos feitos, Sobral ficaria trabalhando para o irmão do ex-ministro, o deputado Lúcio Vieira Lima, que com o apoio do Planalto acreditava que iria conquistar a primeira vice-presidência nas eleições desta quinta, 2,, mas não foi nem para o segundo turno. Com essa "reviravolta", auxiliares do presidente dizem não saber o que será feito. "Acho que vai ter que esperar o novo ministro chegar", afirmou uma fonte. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...