segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vândalos arrombam creche municipal em Ilhéus


Uma imagem de desolação. Foi assim que a diretora da Creche Municipal Dom Eduardo, Jaciara da Silva Santos, classificou o cenário após a ação de vândalos que arrombaram a Escola localizada no bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus. O arrombamento, ocorrido no último dia 22, por volta das 18 horas, foi registradopela diretora na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.


Segundo a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, se trata não só de um delito contra o patrimônio do cidadão ilheense, mas uma falta de respeito com as crianças às vésperas do início do ano letivo. “Perdemos: computador da secretária, impressora, material escolar, tudo”, acrescentou.

O Boletim de Ocorrência informa que foi solicitada a perícia do local e o fato será encaminhado ao setor responsável pelas investigações. O ato de vandalismo deixou a escola, especializada em educação infantil, completamente destruída, todo o material escolar foi espalhado, documentos inutilizados e móveis quebrados.

Reforma emergencial de escola 


Portão de acesso que não oferecia segurança; mato alto no estacionamento, na quadra de esportes e no espaço de recreação para as crianças; salas de aula e corredores com infiltração; sanitários em péssimas condições de uso; cozinha sem mantimentos, devido aos repetidos assaltos; paredes danificadas; e infestação de formigas que atrapalhavam as atividades dos alunos e deixavam pais preocupados com a integridade física e aprendizado dos filhos.

Essas foram as condições vistas, in loco, pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, da situação da Escola Municipal Odete Salma Medauar, em recente visita feita à unidade de ensino localizada na Avenida Uberlândia, no bairro do Malhado. O prefeito esteve acompanhado pelos secretários de Educação, Eliene Oliveira, e da Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning.

Esta realidade começou a mudar desde a última sexta-feira, dia 20, quando o prefeito ilheense autorizou o início imediato da obra de recuperação da escola que vai beneficiar diretamente 400 alunos de ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano escolar. Para não comprometer o início do ano letivo na Escola, o prefeito coordenou uma ação integrada entre as secretarias de Educação e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, para a reforma emergencial do colégio, que possui nove salas de aulas e funciona nos turnos matutino e vespertino.




As atividades também contribuem para evitar a infestação de animais peçonhentos e roedores, e combater a proliferação de mosquitos, a exemplo de vetores que transmitem a dengue, chikungunya e o zika vírus.

O prefeito Mário Alexandre, juntamente com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, e o superintendente de Infraestrutura e Obras, Hermano Fahning, visitou, na tarde de sexta-feira, 20, o bairro Nossa Senhora das Vitórias, situado na zona sul de Ilhéus. Nesta localidade, o município executa a limpeza do canal, através da ‘Operação Cidade Limpa’. A ação visa evitar a ocorrência de inundações e outros transtornos na comunidade.

O secretário Jorge Cunha adiantou que os serviços de melhoria urbana no bairro Nossa Senhora das Vitórias têm o objetivo de desobstruir os canais locais de drenagem pluvial. “Essas atividades também contribuem para evitar a infestação de animais peçonhentos e roedores, odor permanente, além de combater a proliferação de mosquitos, a exemplo de vetores que transmitem a dengue, chikungunya e o zika vírus”, lembrou.

A ‘Operação Cidade Limpa’ é empreendida sob a coordenação do prefeito Mário Alexandre, cuja ação já chegou aos canais dos bairros Malhado, na zona norte, e Hernani Sá (Urbis), na zona sul. “Já no canal do bairro Nossa Senhora das Vitórias, que tem cerca de 600 metros de extensão, os trabalhos seguem em ritmo normal, onde estão sendo feitas a remoção de entulhos, limpeza geral, roçagem, capinagem, dentre outras atividades”, destacou.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...