segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SineBahia já funciona plenamente em Itabuna

         
De acordo com o secretário Jhon Vinícius Nascimento, houve uma interrupção do serviço apenas por um curto período de 48 horas para que fossem feitos alguns ajustes internos, tendo em vista o início de uma nova gestão municipal. Dentre estes ajustes necessários, ele destaca a renegociação no valor do aluguel do imóvel onde funciona o SineBahia. “Por conta disto, o serviço foi interrompido na última terça e quarta-feira e voltou a funcionar normalmente nesta quinta-feira, as 8 às 14 horas como de costume”, disse.

         Jhon Nascimento adiantou que um dos focos determinantes do trabalho e atuação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está focado na manutenção e implantação de projetos que facilitem e criem oportunidades para geração de emprego e renda. “Neste contexto, e considerando o quanto é grave a crise econômica e o desemprego na região, o prefeito Fernando Gomes entende a importância do SineBahia para que a população ativamente econômica do município tenham acesso às vagas de emprego ofertadas no mercado”.

“Por isso, agimos com a maior rapidez possível para que o serviço voltasse a funcionar, assegurando às pessoas da comunidade o atendimento tanto para colocação no mercado de trabalho quanto à qualificação de mão de obra”, pontou o secretário. Na unidade do SineBahia de Itabuna atua uma equipe multidisciplinar formada por 15 profissionais, registrando mais de 200 atendimentos diários.

O secretário disse ainda que a preocupação e as ações do  governo na geração de emprego e renda terá atuação em duas frentes de trabalho. A primeira está centrada no setor empresarial e comercial, com fortalecimento do comércio local, que juntamente com o setor de serviços, é responsável por 74% das vagas de emprego em Itabuna. A outra frente de trabalho, segundo o secretario, é atração de novas empresas e indústrias para geração de novas vagas de emprego. “Para tanto, já estamos  trabalhando de 12 a 14 horas por dia para em breve tenhamos novidades para movimentar economia da nossa cidade e gerar emprego para o povo”, finalizou Jhon Nascimento.



Itabuna quer elevar o número de
alunos 
Reverter o quadro de evasão e elevar a quantidade de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino é uma das prioridades da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para o ano letivo de 2017. De acordo com a titular da pasta, professora Anorina Smith Lima, em 2016 houve uma redução de mais de 1.600 alunos, entre os mais de 18 mil matriculados no ano letivo de 2015.

“Com a perda destes alunos, haverá um impacto negativo muito expressivo em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que são repassados mensalmente ao município pelo governo federal de acordo com a quantidade de alunos matriculados. Diante desta constatação, temos que urgentemente promover meios para, no mínimo, duplicarmos o quantitativo de estudantes na Rede Pública Municipal de Itabuna”, argumenta Anorina.

A secretária da Educação adianta que, a partir da próxima semana, será colocado em prática um amplo trabalho de divulgação para que a comunidade tome conhecimento das vagas oferecidas nas escolas municipais. Ele observa que existe uma demanda reprimida por vagas nos segmentos de creche, pré-escola e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

“No caso específico do Proeja, que não precisa ser necessariamente noturno, vamos abrir vagas no turno diurno para jovens de 15 a 18 anos, implementando um programa pedagógico criativo e atraente para que esses jovens possam retornar e continuar na escola”, pontuou. Anorina disse ainda que a SEC também promoverá meios para ampliar as vagas oferecidas nos segmentos de creche e pré-escola.

A secretária atribui a queda no número de alunos à Regularização do Fluxo Escolar, realizada na Rede e cujo processo resultou na concentração de alunos de duas escolas num único espaço, por conta da baixa demanda registrada. Neste contexto, completa a secretária, só não entendemos porque foi fechada a Escola Lúcia Oliveira. “Alegando falta de recursos para reforma, lamentavelmente, o espaço foi cedido para dois sindicatos. No local, se não retornar a funcionar como escola, poderá ser a sede da Secretaria de Educação, mesmo porque é um prédio tombado”,  disse.
Ano letivo 2017
Em relação ao ano letivo de 2017 na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, o início das aulas está programado para o próximo dia 3 de abril. A secretária da Educação destaca que até final do ano letivo 2016, programado para o dia 9 de fevereiro, não haverá alterações na gestão das escolas. “Muitos diretores têm vínculos com programas do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e precisam prestar contas dos recursos recebidos até o final do ano letivo”, justificou. Anorina disse ainda que para o ano letivo 2017, a SEC informa que os alunos da rede já estão sendo matriculados, numa espécie de pré-matrícula, porque o ano letivo ainda não foi concluído.


Texto: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...