segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Secretaria de Assistência Social de Itabuna promove Colônia de Férias


            A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna, sob o comando de Sandra Neilma promove no período de 24 de janeiro a 08 de fevereiro o Projeto Colônia de Férias 2017 com o objetivo de proporcionar momentos de interação e integração para o fortalecimento de vínculos entre crianças, adolescentes e idosos. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro Sinval Palmeira.


De acordo a programação divulgada pela SAS, a Colônia de Férias começa nesta terça-feira (24) atendendo 146 crianças nos turnos matutino e vespertino. Na quinta-feira (26) o público-alvo serão 60 adolescentes atendidos pelos CRAS. Já segunda-feira (31), as atividades serão desenvolvidas para 130 crianças. Para a quinta-feira (02), a programação da Colônia de Férias estará reservada para 60 adolescentes.

As atividades serão retomadas na terça-feira, 7, com o a participação de 90 crianças. Encerrando o projeto, na quarta-feira (08), a Secretaria de Assistência Social reunirá o público da terceira idade, das 14 às 17 horas num Baile de Carnaval. Para executar o projeto a Secretaria de Assistência de Social mobilizará uma equipe de 20 profissionais, entre educadores físicos, monitores, técnicos e pessoal de apoio.

A programação da Colônia de Férias incluem a realização depasseios com as crianças, sessões de cinema, atividades esportiva, culturais e lúdicas. “A nossa proposta é promover um momento de integração entre os públicos participantes do projeto, principalmente as crianças e os adolescentes, evitando que possam estar em situação de vulnerabilidade social”, disse a assistente social Moema Simões.

 Busca ativa de alunos nos condomínios Jubiabá e Gabriela


 Equipe de seis técnicos das Secretarias de Educação e de Assistência Social realiza nesta terça-feira(24) e quarta(25), nos condomínios Jubiabá e Gabriela, em Nova Ferradas, uma busca ativa de alunos para matrícula nos cursos regulares das escolas da rede municipal de ensino.
Segundo o professor José Carlos Guilherme dos Santos, assessor de atenção ao educando da SEC, o trabalho mobiliza também um grupo de plantão no acesso a cada condomínio e será complementado com visitas domiciliares para levantamento de alunos ainda não matriculados. O trabalho deverá ser estendido a outros condomínios e áreas densamente povoadas da cidade.


 morte de mulher com
chikungunya não é de Itabuma


Laudo do Laboratório Central (Lacen) em Salvador confirmou a morte de uma mulher diagnosticada com chikungunya em Itabuna. A vitima Dicilene da Silva Ribeiro, de 37 anos, morreu na última terça-feira, 17 no Hospital Calixto Midlej Filho. Segundo relatório do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o caso não será contabilizado como se fosse de Itabuna ou região porque a mulher morava em São Paulo e estava em visita a familiares em Porto Seguro e em Buerarema desde dezembro.

A enfermeira e técnica em Agravo Dengue, Manuella Serra Tanan, em relatório, informou que todas as ações de competência da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, como acompanhamento, coleta do soro da paciente para o Lacen, visita domiciliar aos parentes da vítima e notificação imediata à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foram realizadas em caráter de urgência com resultado liberado em apenas 24 horas.

Manuella Serra adiantou que os procedimentos como notificação e orientação técnica à Secretaria de Saúde de Buerarema e ao Núcleo Regional Sul também foram realizadas em tempo hábil permitindo com isso o bloqueio vetorial.

Ainda segundo ela, as informações sobre Dicilene da Silva Ribeiro, são provenientes da investigação pela Vigilância Epidemiológica de Itabuna a partir dos dados contidos no prontuário da vítima fatal da chikungunya. Adianta que outras informações relacionadas ao caso devem ser adquiridas diretamente por meio da Secretaria de Saúde de Buerarema. “O município está habilitado para dar continuidade à medidas de prevenção e de promoção à saúde” segundo confirma a especialista em Agravo Dengue de Itabuna.     

Números no estado
Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado no dia 10 de janeiro pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram registrados até o momento, 57.189 casos suspeitos de zika, 53.135 casos suspeitos de chikungunya e 65.691 casos prováveis de dengue no estado. No ano passado sete pessoas morreram por chikungunya e um caso suspeito ainda está sendo investigado.



Saúde de Itabuna mantém rotina
de vacinação conta febre amarela


A Secretaria de Saúde de Itabuna mantém na maior parte das Unidades de Saúde, vacinas rotineiras contra vários tipos de doença, inclusive a febre amarela. A imunização é destinada a crianças a partir de nove meses e adultos que ainda não foram imunizados. O atendimento é feito das 7h30min às 17 horas de segunda a sexta-feira, mediante a apresentação do cartão de vacina e um documento de identificação.

A coordenadora do Programa de Vacinação da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Camila Brito, disse que a imunização contra a febre amarela para idosos acima dos 60 anos só deve ser feita com recomendação médica. Segundo ela, o Ministério da Saúde também não recomenda vacina contra esse tipo de doença para gestantes ou as que estiverem amamentando.  

Camila Brito adiantou que, embora a Secretaria de Saúde mantenha a imunização contra febre amarela, Itabuna não está na rota da campanha nacional, porque não houve nenhum registrado da doença nos últimos anos no  município. 

Ela explicou que a imunização não só contra a febre amarela, mas também contra outros tipos como o HPV e a paralisia infantil, por exemplo, faz parte da rotina normal no calendário de imunização realizada o ano inteiro em Itabuna.  Ressalta, entretanto, que a pessoa que já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela, tem um prazo de até 10 anos para receber o reforço. “A partir da segunda dose não há mais necessidade de nenhuma outra, pois a pessoa estará imune contra essa doença para o reto da vida”, assegura.

O secretário de Saúde de Itabuna, Victor Lavinsky, ressaltou a importância da imunização, lembrando que a vacina ainda é uma das formas mais eficazes na prevenção de doenças, não apenas para uma pessoa, mas na vida de toda uma comunidade.  “Além disso, a maior parte das vacinas é gratuita e encontrada o ano inteiro nas Unidades de Saúde de nosso município”.  Diz ainda que além da imunização é importante a família manter o cartão de vacina em dia tanto das crianças quanto dos adultos. 


Da  - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...