sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Prefeitura de Itabuna regulariza coleta de lixo domiciliar



         O serviço de coleta domiciliar de lixo e limpeza urbana em Itabuna está sendo regularizado desde a última quarta-feira (4). Para assegurar a regularidade do serviço, o prefeito Fernando Gomes formalizou contrato de emergência por um período de 30 dias com a empesa Biosanear, responsável pela coleta dos resíduos sólidos dos domicílios itabunenses e a limpeza urbana.

         Segundo o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, até o próximo domingo (08) todo o serviço será normalizado. Ele ressalta que no início da operação foram recolhidas 189 toneladas de lixo e a previsão é que até o final da noite desta sexta-feira (06) sejam retiradas das ruas da cidade mais de 500 toneladas de resíduos sólidos.


“A nossa expectativa é que na próxima segunda-feira (9) todo o sistema de coleta de lixo domiciliar esteja operando com regularidade. Para isto, estão sendo mobilizados emergencialmente 12 caminhões compactadores e 100 agentes de limpeza”, frisou Dinailson. Ele disse ainda que em paralelo ao trabalho de coleta do lixo, outra frente emergencial está atuando no serviço de limpeza e conservação de ruas, avenidas e praças da cidade.
         De acordo com as informações da Secretaria de Administração, o trabalho de varrição dos logradouros públicos de Itabuna está sendo feito a partir das 6 horas da manhã, com a atuação de 100 agentes de limpeza na área central de Itabuna e nas principais ruas, avenidas e praças dos bairros. O serviço também está acontecendo nas feiras livres da cidade, inclusive com um esquema especial para este final de semana.

 “Todo o trabalho está sendo monitorado para que possamos corrigir algumas falhas em curto espaço de tempo”, argumentou o secretário. Até o final do contrato emergencial, a Prefeitura de Itabuna espera concluir o processo de licitação nacional que apontará a nova empresa que irá operar o serviço de coleta de lixo.

Respeito ao paciente é prioridade para
nova gestão do Hospital de Base 


 Propondo como metas o resgate da credibilidade, bem como a resolutividade, eficiência e humanização dos serviços e, principalmente, o respeito aos pacientes internados e atendidos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), o presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), José Leopoldo, informou nesta sexta-feira (6) que o prefeito Fernando Gomes determinou a adoção de diversas medidas para garantir o funcionamento do Hospital, que já foi referência em atendimento de qualidade no interior da Bahia.

Dentre as medidas anunciadas, Leopoldo destacou a negociação com os fornecedores de insumos, suprimentos e medicamentos para o Hospital de Base. “Por meio do diálogo, conseguimos estabelecer que, mesmo sem ter quitado débitos anteriores, estes fornecedores continuarão atendendo as necessidades de abastecimento do Hospital. Com isto, o funcionamento não ficará comprometido”, argumentou o presidente da Fasi.

Leopoldo ressaltou que aguarda para os próximos dias o repasse dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde para que sejam efetuados os pagamentos dos fornecedores. “Neste sentido, temos contado com a sensibilidade do prefeito Fernando Gomes e do secretário de Saúde, Vitor Lawinsky, que compreendem a importância do Hospital de Base para a população de Itabuna e de mais de 120 municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia”, disse.

Medicamentos
Sobre a falta de medicamentos que vinha comprometendo nos últimos meses a recuperação da saúde dos pacientes atendidos no Hospital de Base, Jospe Leopoldo adiantou que na última quarta-feira (4) chegou um carregamento de antibiótico e quer novas compras estão sendo providenciadas. “A determinação do é que nenhum paciente seja desrespeitado em seu direto de atendimento integral a ponto de que ter ele mesmo que comprar seus medicamentos”, elucidou.

O presidente da Fasi disse ainda que a manutenção do HBLEM representa um custo muito elevado e que os recursos captados são insuficientes. Ele destaca que é preciso uma gestão financeira eficiente e comprometida para torná-la sustentável e racional. “Portanto, a nossa meta nestes próximos quatro anos é trabalhar para que o Hospital de Base de Itabuna volte a ser referência e funcione plenamente, já que contamos com uma das melhores equipes médicas do interior do estado formada por cirurgiões, anestesistas, bucomaxilo, angiologista, ortopedistas, clínicos e até mesmo cardiologista de plantão ou de sobreaviso ”, completou Leopoldo.

Da - Secretaria de Comunicação Social
Por: Erivaldo Bomfim
06 de janeiro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...