quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Prefeito de Itabuna anuncia conclusão do Teatro Municipal

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (11) em seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, para anunciar o resultado do seu primeiro encontro com o governador Rui Costa e a parceria firmada com o Governo do Estado. Segundo o prefeito, um dos principais resultados imediatos da audiência foi à garantia de que a construção do Teatro Municipal de Itabuna será concluída com recursos do Governo do Estado.

“Para concluir o Teatro serão necessários recursos da ordem de R$ 20 milhões, que foram assegurados pelo governador e serão repassados ao município por meio de convênio. A nossa intenção é que a obra seja concluída e inaugurada ainda este ano. Tão logo seja formalizada a parceria, iniciaremos o processo de licitação para a escolha da empresa que irá finalizar a construção do Teatro, que é um sonho dos artistas e toda a sociedade itabunense”, afirmou Fernando Gomes.

Questionado sobre a obra do Centro de Convenções, o prefeito explicou que a construção do espaço ficará para outra oportunidade após estudo técnico que apontará à sua viabilidade ou não. Fernando revelou ainda que no encontro com o governador, também foi tratada a questão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). "Na conversa foi discutida qual será o melhor caminho para tornarmos à Emasa numa empresa autossustentável e viável”.

“Nas verdade, queremos que a empresa tenha a capacidade, por exemplo, de assegurar o abastecimento de água a toda população itabunense e promover investimentos em saneamento básico e, consequentemente, a despoluição do Rio Cachoeira”, disse. O prefeito ressaltou que o governador Rui Costa também assegurou a conclusão da barragem do Rio Colônia, que permitirá o aumento da capacitação de água para o município.

Mobilidade Urbana
Na entrevista, Fernando Gomes anunciou também parceria com o Estado para a instalação de uma passarela, ligando a Alameda da Juventude à Praça Rio Cachoeira, nas imediações da antiga “Ilha do Jegue”. Na margem direita do Rio funcionará espaço para estacionamento de segunda à sexta-feira e que, aos sábados e domingos, será transformado em área de lazer.

O prefeito anunciou ainda mais dois importantes projetos na área de mobilidade urbana, que preveem a construção de duas pontes sobre o Rio Cachoeira. A primeira a ser implantada ligando às avenidas Fernando Cordier e Aziz Maron, nas imediações da rua Sóstenes de Miranda e o Shopping Jequitibá. A segunda ponte seria construída nas imediações do bairro Mangabinha e Lomanto Júnior, ligando-os ao bairro São Caetano. “São investimentos que exigem um aporte de recursos muito grande e para que isto aconteça precisamos buscar parceria com o Governo do Estado e a União. Porém, são obras que irão melhorar muito a mobilidade urbana no município”, garantiu Fernando Gomes

Segurança
A segurança pública foi outro assunto que mereceu atenção especial do governador Rui Costa durante a audiência com o prefeito itabunense. Fernando destacou que o Governo do Estado está programando mais investimentos na  compra de novos equipamentos para a Polícia Militar e Polícia Civil em Itabuna. Em paralelo, o município estabelecerá parceria com o Estado para viabilizar, por exemplo, o conserto de viaturas danificadas na oficina mantida pela Prefeitura. Ele disse ainda que 60 homens da Guarda Civil Municipal estarão colocados à disposição para promover ações voltadas para o combate à violência.
Carnaval Antecipado
O prefeito voltou a confirmar para o período próximo de 10 a 12 de fevereiro a realização do Carnaval Antecipado de Itabuna. Questionado sobre a viabilidade de parceria com a Bahiatursa para a realização da festa, Fernando informou que para este Carnaval a Prefeitura irá investir recursos próprios e em parceria com empresas privadas. “Por conta da crise financeira que estamos vivenciando, realizaremos uma festa modesta, porém com as melhores atrações regionais. Para o ano de 2018, iremos sim buscar a parceria do Governo do Estado para realizar um grande Carnaval Antecipado em Itabuna”, pontuou.

Ainda em relação ao Carnaval, Fernando Gomes disse que a Prefeitura não irá cobrar nenhuma taxa para os vendedores ambulantes que irão trabalhar na comercialização de bebidas comidas durante a festa. Quanto a programação oficial, o prefeito adiantou que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, responsável pela organização o Carnaval, está finalizando a contratação das atrações e nos próximos dias deverá convocar a imprensa para anunciar.

Por: Erivaldo Bomfim
Reportagem: Joselito dos  Reis


Matrículas na Rede Municipal até 17 de março

Iniciadas no último dia 3 de janeiro, o período de matrículas 2017 nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna prossegue até o próximo dia 17 de março, de acordo com a Portaria nº 017/2016 da Secretaria da Educação. Para este ano, a meta da SEC é elevar o número de alunos matriculados nas escolas municipais, tendo em vista que o ano passado foi registrado uma redução de 1.600 alunos, entre os mais de 18 mil matriculados no ano letivo de 2015.

Neste sentido, a SEC está implementando ações estratégicas visando ampliar a oferta de vagas no Ensino Fundamental, principalmente na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Quanto ao cronograma de matrículas estabelecido na Portaria, a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, informou que ele será mantido até que seja feita uma avaliação das duas primeiras semanas – de 03 a 13 de janeiro, quando o procedimento está focado para os alunos já pertencentes da Rede Pública Municipal de Ensino.

Ainda de acordo com o cronograma, para os alunos da própria Rede Municipal transferidos de uma unidade escolar para outra o atendimento para matrículas será feito no período de 13 a 24 de fevereiro. Já os novos alunos que ingressarão na Rede Pública de Ensino de Itabuna serão matriculados de 01 a 17 de março. O início das aulas está programado para o próximo dia 03 de abril.

Segundo a secretária, mesmo com o ano letivo 2016 estando em curso, previsto para ser encerrado no dia 9 de fevereiro, os pais de alunos, e/ou responsáveis, já podem procurar atendimento na escola mais próxima de suas residências para fazer a pré-matrícula. O horário de atendimento nas secretarias das escolas é das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. iculas e no mês de fevereiro as vagas serão abertas para os alunos transferidos, alunos de outras redes e outras cidades.

Anorina Lima destaca que, dentre as ações que estão sendo implementadas, a SEC iniciou uma série de visitas aos novos condomínios em áreas periféricas da cidade com o objetivo de identificar entre as famílias a potencial clientela que precisa ser atendida nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “A partir destas visitas, as famílias serão orientadas e encaminhadas à escola mais próxima para matricular seus filhos”, afirmou.

Por: Erivaldo Bomfim

Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV

Itabuna iniciou, desde o último dia 2, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus HPV destinada a meninas com idade entre nove e 13 anos e meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A imunização está sendo feita diariamente nas Unidades de Saúde de alguns bairros, a exemplo do São Caetano, Santo Antônio, Califórnia e na Fundação Sesp, no centro da cidade. A previsão é de que até o final deste mês todas as demais unidades iniciem a vacinação.

O secretário de Saúde de Itabuna, Victor Lavinsky, explicou que a imunização ainda não atingiu todas as unidades de saúde porque o município precisou treinar novas equipes de vacinadores, o que está sendo feito por técnicos da SMS.

Ele adiantou também que a vacinação contra o HPV já faz parte da rotina de imunização em Itabuna, o que significa que as doses estarão disponíveis ano inteiro nas Unidades de Saúde. Victor Lavinski lembra aos pais ou responsáveis que a vacina é gratuita e deverá ser aplicada em duas doses anuais com intervalo de seis meses para a aplicação da segunda. É necessário apresentação da Carteira de Identidade ou registro de nascimento e a presença de um responsável pela criança ou adolescente  a ser imunizado.

         O secretário ressalta a importância da imunização contra o vírus HPV,  por causa da alta incidência e mortalidade entre o público alvo provocada pelo câncer do colo do útero. “A imunização continua sendo a melhor alternativa para prevenir esse tipo de doença”, disse o secretário, lembrando ainda que a doença tem cura quando diagnosticada precocemente por meio de consultas regulares ao ginecologista.

Por: Rosi Barreto
Da Secretaria de Comunicação Social
11.01.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...