Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Os Reis Magos de Canô Veloso!

Os Reis Magos de Canô Veloso!
Antonio Nunes de Souza*


Essa senhora bendita e maravilhosa, comemorou por mais de sessenta anos a Festa dos 3 Reis Magos que vieram presentear o menino Jesus, dias depois do seu nascimento!


Trata-se de uma tradição milenar, constante em todos os livros religiosos, principalmente os católicos, que tornou-se algo expressivo e carinhoso, dado aos folguedos, alegrias e alegorias, normalmente usadas nos desfiles urbanos e nas saídas das casas ou das igrejas, geralmente com uma charanga acompanhando as cantorias dos devotos, sendo o principal, um hino já instituído para tal fim!

Antes, nas pequenas comunidades era habitual “Tirar Reis” nas casa alheias, sempre em segredo e, todos os organizadores se reuniam, cada um entrava com comidas e bebidas que, em torno das 21 horas, saíam em bloco em direção a casa já escolhida e, de surpresa, começavam a cantar e tocar o tradicional hino “Boa noite dona da casa”. A família, acordada ou não, chegava a porta para ver o que estava acontecendo e aí todos entravam, arrumavam suas iguarias e beberagens, sempre com cânticos ininterruptos, todos aos beijos e abraços de confraternização!

Uma festa linda, humilde, bastante religiosa, levando em seu bojo espíritos de solidariedades e carinhos! E, o Reis de Canozinha (como era tratada carinhosamente), avolumou-se de tal forma que, não mais se usava uma visita secreta a uma casa, ficando a sua a que dava a sustentação a um desfile de milhares de fiéis, agregados e, principalmente, turistas do mundo todo. A proporção foi tão imensa que hoje, essa festa faz parte oficial do “Calendário Turístico do Estado da Bahia!”

E, para nossa eterna alegria, as comemorações continuam crescentes, mesmo depois da morte de Dona Canô, pois, seus familiares, principalmente seu filho Rodrigo, tomaram a frente e continuam com a imponente festa, para a alegria de todos que dela participa! Esse ano será na noite do dia 07 de janeiro!
Dentre os presentes são escolhidos 3 pessoas para representar os Reis, são rigorosamente caracterizados, centenas de luminárias com velas, anjos, estandarte, flores e mais coisas lindas e complementares, proporcionando uma noite inesquecível!

Quando você puder, ou faça um esforço, vá a Santo amaro, cidade cheia de mistérios e belezas do recôncavo, e tenham o privilégio de ver de perto esse belíssimo evento sacrossanto!


&Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: