quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O Carnaval de Ilhéus tem o apoio do Governo da Bahia

O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado do secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, estiveram na manhã de ontem, 17, em Salvador, em uma reunião com o diretor superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. O encontro definiu o apoio do Governo da Estado para a realização do Carnaval de Ilhéus. VEJA MAIS NOTICIAS/ILHÉUS

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) pretende confirmar o período do Carnaval a partir de entendimentos com setores da sociedade ilheense, havendo a possibilidade de se antecipar o evento. As negociações com a Bahiatursa preveem a contratação de atrações artísticas que serão divulgadas até o final deste mês.
O evento faz parte do tradicional calendário turístico, que tem o Carnaval como ponto alto das festas populares da cidade. O secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, comemorou o fato e disse que pretende “trabalhar muito para recolocar Ilhéus no circuito dos melhores carnavais do Brasil”.
O prefeito Mário Alexandre avalia que “Ilhéus não pode perder a chance de garantir a permanência mais longa do visitante na cidade, através do Carnaval, que também é entretenimento para a população, um tempo de alegria e fomento do turismo, que gera emprego e renda”.
 __________________________________________________________
Sutran de Ilhéus  prazo de vistoria 

O atendimento é feito das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, conforme a ordem de chegada, na sede da secretaria, situada na Avenida Roberto Santos, até esta sexta-feira, 20.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus alerta aos permissionários que prestam serviços de transporte escolar e turístico no município quanto ao prazo para renovação do alvará dos veículos, que termina nesta sexta-feira, 20. A vistoria está sendo feita das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, conforme a ordem de chegada, na sede da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito – onde funciona a Sutran,  situada na Avenida Roberto Santos, bairro Nova Esperança.

De acordo com o titular da Sutran, Rogério Buralho, o permissionário deve, inicialmente, dar entrada em um processo no Protocolo Geral da Prefeitura, localizado no térreo do Anexo de Secretarias, situado na Rua Santos Dumont, centro, com os documentos necessários para o pedido de renovação. Os documentos exigidos são cópias do alvará de circulação, do cartão de identificação e da carteira de habilitação, atestado médico, declaração de condutor do Detran, cópia do documento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) atualizado, antecedentes criminais (federal) do proprietário do veículo e do motorista auxiliar”, adiantou.

O superintendente municipal de Transporte e Trânsito lembrou que também são exigidos os declaração de antecedentes criminais (estadual), certidão negativa da justiça estadual do INSS, título de eleitor, comprovante de residência atualizado, uma foto 3x4 recente; curso especializado nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do permissionário e do auxiliar, além do certificado de aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo). A liberação do alvará será feita após a aprovação do veículo na vistoria e o pagamento das taxas correspondentes.

_____________________________________________________________

 Setur restaura escultura da ‘Sereia’

Visando os preparativos para os festejos do 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, as secretarias municipais do Turismo (Setur) e a de Serviços Urbanos (Sedur) atenderam às determinações do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para garantir a tradição do calendário cultural e turístico do município. A Setur providenciou  retirada da escultura, instalada na Praia do Marciano, no Malhado, para o restauro da obra.

A escultura dourada da Sereia é uma obra do artista plástico ilheense, Goca Moreno. O local passou a ser utilizado durante uma das mais expressivas manifestações populares da cidade, que acontece a cada dia 2 de fevereiro, por ocasião das homenagens à “rainha do mar”.

O secretário de Turismo, Roberto Lobão, informa que a opção pela recuperação da escultura, que estava danificada e sem um dos braços, atende a um apelo de representantes da comunidade. “Para realizar a restauração da obra e garantir a reinstalação antes do Dia de Iemanjá, fez-se necessária a retirada da mesma do local”, ratificou o secretário.

A Setur, que também organiza o evento, entregou a escultura para o autor, visando o restauro cuidadoso da obra. Além disso, a secretaria vem concentrando esforços, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, para realizar a limpeza da Praia do Malhado, que será um dos palcos das comemorações da festa de Iemanjá, em Ilhéus, uma manifestação popular que costuma atrair milhares de moradores e visitantes.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, “é dever da Prefeitura zelar pelo aspecto das localidades onde acontecem as concentrações populares, especialmente no que se refere à limpeza pública, para que o ambiente festivo esteja digno da presença de ilheenses e turistas, que vêm render suas homenagens ou assistir à manifestação religiosa”.

Autor e obra – Goca Moreno vive em Ilhéus, tem 55 anos e foi auxiliar de Mário Cravo Júnior e também participou da equipe de Tati Moreno e do pintor Fernando Coelho. Artista plástico e escultor premiado nacionalmente executou a escultura “Sereia”, em Ilhéus, em 1999, quando começou a trabalhar com aço inox.
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...