sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Itabuna vai repactuar prestação de serviços pelo SUS com municípios da região


O prefeito Fernando Gomes anunciou, numa audiência com seis vereadores liderados pelo presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos (PT) e pelo  secretário de Saúde daquele município, Adilson Ribeiro, que vai negociar com o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado o aumento do repasse de recursos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que atende a pacientes de 168 municípios e é considerado uma referência no atendimento para o Sul da Bahia. Disse ainda, que pretende em fevereiro reunir prefeitos e secretários de saúde da região para discutir uma repactuação dos serviços de alta e média complexidade pelo SUS . Veja mais notícias de Itabuna a seguir

No início da audiência ele apresentou um relato das dificuldades enfrentadas pelo Hospital de Base, que trabalha com déficits continuados, tem dívidas acumuladas  e vem recebendo recursos suplementares repassados pela prefeitura de Itabuna, mas atende a pacientes de toda a região Sul, Extremo Sul e do Sudoeste, uma vez que funciona como referência para emergências e atendimento de alta e média complexidade. 

Além dos problemas de saúde, o prefeito falou ainda sobre problemas comuns aos municípios da região como a violência, o que exige dos governos ações e investimentos não apenas em segurança, mas em educação, esportes, geração de emprego e renda, que são fatores de inclusão social. O prefeito elogiou os vereadores pela ação de discutir a questão da retomada do atendimento do Hospital de Base a pacientes de outros municípios, lembrando que “fomos às ruas pedir votos e temos de dar uma resposta aos nossos eleitores através do trabalho”.

O secretário de Saúde de Itajuípe, Adilson Ribeiro revelou que o encontro foi proveitoso e serviu para discutir a questão do atendimento aos pacientes de municípios de pequeno porte como o seu, que transferem pacientes para atendimento emergencial e especializado em Itabuna, “afinal de contas o Hospital de Base é a nossa principal porta de entrada em termos de atenção hospitalar na região,” complementou.

Já o presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos,  que liderou uma comitiva integrada pelos vereadores Joaci Caires (PCdoB), Antônio Lopes (PP),  Célia Maria Santana (PTN), Gilmário Costa (PSD), e Luisiane Maia,  informou que pretende realizar uma nova reunião em Itabuna com a presença do prefeito de seu município, Marconi Amaral.
________________
Por: Kleber Torres
27 de janeiro de 2017

Recadastramento dos servidores termina dia 3 de fevereiro

O recadastramento dos servidores municipais termina em 3 de fevereiro, segundo o cronograma da Secretaria de Administração e distribuído em todas as unidades do governo municipal. Para o secretário Dinailson Oliveira,  o projeto leva em conta a necessidade de fiscalização, controle, acompanhamento e otimização dos serviços públicos municipais, racionalizando os gastos e ações do governo,  facilitando ao mesmo tempo o planejamento e utilização dos recursos humanos.

Ele explica que o cadastramento atinge todos os servidores públicos municipais do quadro efetivo (concursados) e  contratados, inclusive aqueles  em gozo de licença com ou sem vencimentos, auxilio doença ou cedidos, da administração pública centralizada e descentralizada.
Os servidores devem apresentar-se no Colégio CAIC, Caminho 6, Bairro Jardim Primavera, nos dias úteis das 08:00 às 17:00hs, até  3 de fevereiro do corrente ano. Nos dias  27 a 30 estão sendo cadastrados os servidores cujos nomes iniciam com a letra  J e  L; no dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro os de  nomes iniciados na letra  M; dia 2, os servidores com a letra P  e 3 os nomes iniciados de Q a Z. 

Documentos
Para o cadastramento, os servidores deverão comparecer ao centro de triagem no Caic, portando cópia e original dos seguintes documentos: documento de identidade, CPF, Carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos e documento de posse ou lotação.

Os servidores que não puderem comparecer deverão apresentar justificativa por escrito no prazo indicado para apresentação. O secretário Dinailson Oliveira alerta que  os servidores municipais que não se apresentarem para o recadastramento, nem tiverem justificativas para a ausência, serão excluídos da folha de pagamento do governo municipal.

Secretaria da Saúde intensifica ações
de combate à dengue em Itabuna


A equipe Educativa da Dengue da Secretaria de Saúde de Itabuna, formada por oito agentes de endemias, está intensificando a ação mobilizadora para conscientizar a população para o controle e o combate ao Aedes aegypti no município. O trabalho é feito por meio de visitas de casa em casa, principalmente nos bairros onde o índice de infestação é alto, a exemplo do Novo Horizonte, São Caetano e Califórnia.
A ação da equipe inclui também Pit Stop e panfletagem todos os dias, nas principais praças dos bairros e no centro da cidade. Os panfletos, com desenhos e textos curtos e simples, ensinam a comunidade a identificar e eliminar os criadouros de larvas, evitando a proliferação do mosquito.
A proposta dos agentes de endemia visa despertar nas famílias sobre a ameaça que o Aedes aegypti representa para a saúde de toda a comunidade, principalmente no período de verão, quando o calor estimula a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “São arboviroses sazonais, típicas do verão, quando o tempo fica quente e úmido, temperatura ideal para o mosquito se reproduzir com facilidade”, alerta o coordenador do Programa de Endemias da Secretaria de Saúde de Itabuna, Roberto Góes.
Ele aproveita para convocar a comunidade a se unir nessa luta que é de todos. “Não basta apenas o poder público fazer sua parte no controle e combate do mosquito se as famílias não se entenderem que o Aedes aegypti está dentro de casa ou no quintal e que pode ser eliminado com gestos simples, como evitar a água parada”.  
Já o supervisor da Equipe de Educação da Dengue, o agente de Endemias, Sandoval Dias Lima, lembra que a boa receptividade e a participação efetiva de cada família, em qualquer parte da cidade é o que fará a diferença para o controle e o combate ao mosquito transmissor dessas arboviroses que já fizeram milhares de vitimas no ano passado, levando inclusive o município a decretar situação de emergência.
“É preciso que a população nos ajude no trabalho rotineiro, recebendo os agentes, durante as visitas domiciliares feitas a cada dois meses em toda a cidade”. Sandoval destaca ainda que o agente de combate a endemia pode ser identificado pelo crachá, o uniforme e a mochila que trás  a logomarca da Secretaria de Saúde de Itabuna. 


Os servidores do Educa Dengue também informam que quem desejar acompanhar o trabalho diário da equipe, via internet, pode acessar o Facebook digitando na busca o “educadengue Itabuna” . “O internauta poderá sugerir, denunciar possíveis focos e ajudar a combater o mosquito”, reforça a agente de endemia Liv Lee Fraga, adiantando que a pagina é atualizada diariamente. 

Por: Rosi Barreto

Prefeitura promove sorteio para vendedores de alimentos e bebidas no Carnaval

A Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente promove, na próxima segunda-feira (30), no espaço térreo da Câmara de Vereadores,  o sorteio das barracas de alimentos, bebidas e isopores cadastrados para o Carnaval Antecipado. O secretário John Nascimento explicou que o sorteio, cujo  objetivo de racionalizar a utilização dos espaços no circuito da folia, leva em conta os mais de 400 inscritos entre vendedores ambulantes e microempresários.

Ele ressaltou ainda, que na segunda-feira (6 de fevereiro), numa parceria com a Vigilância Sanitária, será ministrado no Sest/Senac um curso sobre cuidados no manuseio, processamento e na comercialização de alimentos e bebidas, visando oferecer maior higiene e segurança para vendedores e consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...