quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CUIDADO COM SUA VISÃO NO VERÃO

Dr. José Fabiano, explica, o tratamento típico para
 fotoceratite envolve o uso de compressas úmidas 
e lágrimas artificiais para dor local.
Por - Lorena Guimarães - A fotoceratite é  uma inflamação da córnea causada por uma queimadura de 1° grau e é bastante comum em quem está de férias na praia, surfistas e pessoas que trabalham ao ar livre por estarem constantemente expostos aos raios solares . Em anexo segue a matéria contendo maiores explicações.

Verão: Cuidado com a fotoceratite 

 No verão os raios ultravioletas são mais fortes e a exposição excessiva e sem proteção a esses raios podem ocasionar fotoceratite que é uma espécie de queimadura ocular causada pela exposição excessiva a raios UVA e UVB causando danos severos aos seus olhos. 


De acordo com o oftalmologista do DayHORC José Fabiano Menezes – CRM 14.258, a fotoceratite é uma inflamação da córnea causada por uma queimadura de 1° grau e é bastante comum em quem está de férias na praia, surfistas e pessoas que trabalham ao ar livre por estarem constantemente expostos aos raios solares. Mas, de forma geral, todo mundo deve ficar atento. “Algumas horas em contato com o sol já são suficientes, por isso, a prevenção é fundamental”, alerta o médico. 

            Segundo o especialista, os sintomas são  o aparecimento de dor ocular 12 a 24 horas após exposição à radiação, irritação, fotofobia intensa, alteração visual e lacrimejamento. "O paciente não consegue abrir os olhos devido ao incômodo provocado pela luz (fotofobia). Estas lesões são reversíveis e não resultam em lesões a longo prazo". Além da fotoceratite a exposição a longo prazo à radiação UV pode afetar diversas partes do olho humano: Conjuntiva – conjuntivite crônica, pinguécula e tumores;Córneas – ceratite, pterígio;Cristalino – presbiopia precoce, catarata;Retina – degeneração macular.

         O tratamento típico para fotoceratite envolve o uso de compressas úmidas e lágrimas artificiais para dor local. “Além disso, em alguns casos se faz necessário o uso de colírios anti-inflamatórios não esteroides para reduzir a inflamação e a dor nos olhos. Em outros casos, no qual os pacientes sentem muito desconforto é introduzida ao tratamento a medicação oral. Os pacientes afetados devem também buscar isolamento em um quarto escuro, interromper o uso de lentes de contato, evitar esfregar os olhos e usar óculos de sol até que os sintomas melhorem. A recuperação geralmente leva de um a três dias”, explicou o oftalmologista que disponibilizou dicas de proteção aos olhos contra danos de curto e de longo prazo provocados pelo sol.

 DICAS:

·           Utilização de chapéus e óculos com lentes que tenham proteção contra raios UVA e UVB. Procure adquiri-los somente em estabelecimentos confiáveis. Óculos de grau necessitam de uma recomendação médica.

·          Prefira os modelos grandes. Idealmente, os óculos de sol devem envolver todo o rosto e suas têmporas, para que os raios de sol não possam entrar pelos lados;

·        Aumente a sua proteção. Use também um chapéu com aba de 3 cm de largura para complementar a proteção fornecida pelos óculos de sol;

·         Dias nublados podem ter tanta radiação quanto dias ensolarados.

·          Cuidado com superfícies reflexivas. Na praia ou na água, lembre-se de que a luz UV refletida na areia, na água ou no pavimento também pode danificar os olhos;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...