sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Audiência pública que discute VLT deve priorizar os interesses populares

Audiência pública que discute VLT deve priorizar os interesses populares, afirma vereador Hilton Coelho (PSOL)

Nesta sexta-feira (20), realiza-se uma audiência pública para discutir a Parceria Público Privada (PPP) para concessão da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), às 17h30, no Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “O governo estadual não pode realizar uma audiência pública formal e com um tecnicismo incompreensível para a maioria dos participantes. Queremos que seja efetivamente consultiva e leve em consideração a opinião dos moradores do Subúrbio Ferroviário. O trem não é apenas um meio de transporte, é base da identidade de todo um território. Não se discute modernização sem se levar em consideração os anseios e necessidades populares”, afirma o vereador Hilton Coelho (PSOL) que reside no Subúrbio Ferroviário.


Ele acrescenta que há um clima de preocupação e desespero em segmentos da população em razão das desapropriações que acontecerão. “Já vimos centenas de obras que acontecem com desapropriações sempre prometendo recolocação da população local. A realidade, porém, é terrível e as pessoas são jogadas para locais distantes e sem estrutura alguma, quando são. Valorizar toda a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador deve ser garantir mais qualidade de vida à população e respeito às pessoas. Modernizar não pode ser sinônimo de exclusão”.

Hilton Coelho finaliza afirmando que “a população deve lutar para assegurar seus direitos nas áreas que serão desapropriadas. O governo estadual já deixou claro que não caracterizará desapropriações a retirada das residências que ele considera irregular sobre área pertencente à União e que tomará as medidas jurídicas cabíveis. Ora, as famílias serão jogadas à própria sorte? O VLT que vai consumir um investimento total de R$ 1,5 bilhão deve beneficiar em primeiro lugar o povo, a população que lá reside, e não apenas pensar nos interesses empresariais que a obra envolve”.


Por - Carlos Alberto Carlão de Oliveira 

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