Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Doença misteriosa que já infectou 11 pessoas em Salvador

Até o momento, especialistas tem trabalhado com duas hipóteses para o a enfermidade


por
Matheus Fortes   -  
Uma forte dor muscular comparável ao final de um intenso treino de atividade física que é logo seguida pela manifestação de urina escura, de coloração que se assemelha a um refrigerante de cola. Estes são os principais sintomas da enfermidade que, sem uma causa certa e pouco conhecida na comunidade científica já começa a assustar profissionais de saúde e a população de Salvador.
A suspeita é de que a doença foi provocada pela ingestão de peixe pelos pacientes. De acordo com o Dr. Antônio Bandeira, infectologista que tem tratado a maioria dos casos, os pacientes relataram terem consumido peixes como Badejo e Olho de Boi, além de outros relatos de peixes comprados em Guarajuba, no litoral norte baiano.  

Lula cada vez mais se complica!

VIRARAM RÉUS
JUSTIÇA ACEITA MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA LULA E FILHO NA ZELOTES
RÉUS POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, LAVAGEM E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Publicado: 17 de dezembro de 2016 às 09:10
COM A DECISÃO, LULA PASSA A SER RÉU EM TRÊS AÇÕES PENAIS. (FOTO: LULA MARQUES/PT)
Do - Diário do Poder - A Justiça Federal decidiu no fim da noite desta sexta-feira (16) aceitar denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. A decisão foi proferida pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

Fiscais de Salvador entram em greve

Auditores fiscais de Salvador entram em greve a partir do dia 20


O movimento é nacional e envolve a participação de mais de 18 mil auditores em todo o país. (Foto: reprodução)
O movimento é nacional e envolve a participação de mais de 18 mil auditores em todo o país. (Foto: reprodução)
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, através da sua Delegacia Sindical (DS) de Salvador, informa que manterá a greve geral nos dias 20, 21 e 22/12 em todas as unidades da Receita Federal do Brasil. A iniciativa é resultado do descaso do Governo Federal face ao risco de perda de autonomia da Receita Federal do Brasil para que possa cumprir a sua missão institucional, representada pelo relatório do Projeto de Lei 5864/2016. O movimento é nacional e envolve a participação de mais de 18 mil auditores em todo o país.

Alckmin ameaça sair do PSDB

Alckmin fica irritado com Aécio na presidência do PSDB e ameaça sair


Pré-candidato do PSDB à Presidência da República em 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não escondeu de aliados irritação diante da decisão do partido na quinta-feira de manter o senador Aécio Neves no comando da sigla até maio de 2018. A prorrogação do mandato do mineiro na presidência do PSDB aumentou a especulação em torno de uma saída de Alckmin da legenda para viabilizar sua candidatura daqui a dois anos. No entanto, tucanos próximos do governador ponderam que ainda é cedo para decisões desse tipo, segundoinforma neste sábado reportagem do jornal O Globo.
Alckmin não ficou nada satisfeito com a permanência de Aécio como presidente dos tucanos.  Rumor sobre saída do partido aumenta.
Alckmin não ficou nada satisfeito com a permanência de Aécio como presidente dos tucanos. Rumor sobre saída do partido aumenta.
Além de Alckmin, Aécio e o ministro José Serra disputam internamente a vaga de presidenciável em 2018. Sentindo-se ameaçados, Serra e Aécio se uniram nas últimas semanas em torno de um acordo para minar a força do governador paulista, que saiu fortalecido da eleição deste ano com a vitória de seu apadrinhado, João Doria, para a prefeitura de São Paulo. A prorrogação do mandato de Aécio na direção do PSDB até maio de 2018 foi aprovada anteontem na Executiva do partido com esse propósito.

PF deslancha operação na Bahia e em mais 10 estados contra corrupção em royalties

PF deslancha operação na Bahia e em mais 10 estados contra corrupção em royalties


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (16) a Operação Timóteo, com ações em 11 estados e no Distrito Federal. Estão sendo realizadas buscas e apreensões em 52 endereços relacionados a uma organização criminosa investigada por esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral.
lavajato.policiafederal
Além das buscas, 300 policiais cumprem ainda 29 conduções coercitivas, quatro mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de três imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões. As ações ocorrem na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, no Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Sergipe e no Tocantins.

DOIS ARTIGOS DE ANTONIO NUNES

                                   
Cumprimentos Natalinos!





A base principal dos cumprimentos natalinos, está já enraizada, na carimbada e popular frase, repetida por centenas de anos: “Feliz Natal e próspero Ano Novo”! Nela, todos nós pensamos que estamos sendo delicados, amáveis, reconhecedores de velhas e novas amizades, parentes e agregados. Para aqueles que são figuras públicas, essa sentença é também usada com uma ênfase brutal, parecendo que eles tem sentimentos religiosos e que seu desejo será cumprido pelas leis divinas! Esses, normalmente, ao repetir o gasto “dizer”, pouco estão se incomodando se seu Natal será feliz, ou se seu Ano Novo vai ser próspero. O deles, com certeza, será!

PB inaugura “Memorial Agassiz Almeida”

UF   “Da ampla visão educacional de Margareth Diniz e Maria Luíza          Feitosa, projetou-se a criação deste ‘Memorial’ que leva o meu nome” Agassiz Almeida
Sob a visão de um projeto nacional de incentivar a cultura do país com destaque a personalidades que marcaram sua história em defesa de causas que ajudaram a modificar sistemas de relações sociais e políticas arcaicas como as estruturas agrárias e coronelistas do país, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou o “Memorial Agassiz Almeida”, baseado no seu acervo literário, documental, político e fotográfico. Agassiz Almeida foi aluno, professor da UFPB e fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande. Apoiado neste importante acervo histórico cujo alcance abrange o período entre 1950 à 2014.
No último dia 29 de novembro a reitoria desta instituição inaugurou o “Memorial Agassiz Almeida”, evento este que contou com a presença de representantes dos mais diferentes segmentos sociais, sobretudo de personalidades do mundo político e intelectual.
Iniciando a solenidade falou Edval Cajá: “O nome de Agassiz Almeida é um monumento histórico diante do qual as gerações atuais e as do amanhã muito aprenderão”.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CUNHA VIRA PRESIDIÁRIO

PRESO DESDE OUTUBRO
MORO MANDA TRANSFERIR EDUARDO CUNHA DA PF PARA PRESÍDIO EM CURITIBA
NA MESMA DECISÃO, JUIZ NEGA TRANSFERÊNCIA A LÉO PINHEIRO E GENU
Publicado: 16 de dezembro de 2016 às 12:48 - Atualizado às 16:40
CUNHA ESTÁ PRESO NA SEDE DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA DESDE OUTUBRO. (FOTO: RODOLFO BUHRER/ESTADÃO)
Do - Diário do Poder - O juiz federal Sérgio Moro determinou, nesta sexta-feira (16), que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja transferido da sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba, onde está preso desde outubro, para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

Trabalhadores em educação de Canavieiras permanecem ocupando a Secretaria de Educação


Desde a manhã da última terça-feira (13) os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Canavieiras permanecem ocupando as dependências da Secretaria municipal de Educação em sinal de protesto contra o atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de novembro.

Em assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira, os trabalhadores decidiram continuar no prédio até que o governo municipal realize o pagamento dos salários atrasados e garantem que permanecerão no local por tempo indeterminado. Na avaliOuvidoria da Câmara de Itabuna dispõe de um novo sistema online de comunicaçãoação da categoria, a ocupação foi uma forma de mostrar que os trabalhadores não aceitam o atraso e exigem que os salários sejam regularizados.

 POR - EC

Ouvidoria da Câmara de Itabuna dispõe de um novo sistema online de comunicação


Além das formas presenciais, por correspondência e por ligação gratuita - por meio do número de telefone 0800 071 7888 – a Ouvidoria da Câmara de Itabuna agora também dispõe de um moderno sistema online para o atendimento aos cidadãos. Para registrar a manifestação, é necessário apenas acessar o site da Câmara, no endereço  www.cmvitabuna.ba.gov.br, e clicar no link Ouvidoria Parlamentar.

Vale do Sol e Nova Ferradas confiantes para a final do Interbairros

 As equipes do Vale do Sol e Nova Ferradas, dois times de futebol amador de Itabuna, entrarão em campo neste domingo, 18, às 9h30min, no Estádio Luiz Viana Filho, para a partida final do Campeonato Interbairros de Futebol, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. As Comissões Técnicas e os jogadores estão ansiosos e cheios de expectativas para a partida que promete atrair mais de cinco mil espectadores.

Para o técnico e presidente da Associação do Vale do Sol, Jackson Neves, há felicidade em chegar à final do Campeonato. “Estamos felizes por estar na final, mas acima disso também estamos felizes em poder fazer parte de um campeonato de futebol criado com intuito de unir as equipes para se confraternizar, jogar futebol nos finais de semana, reunir famílias e amigos para torcer pelos atletas” declarou.

Rua do Bairro Castália homenageia bioquímico Fernandão

Merecida homenagem
A Lei Municipal nº 2.371/2016, sancionada pelo prefeito de Itabuna Claudevane Leite, no dia 8 de dezembro, faz justa homenagem ao bioquímico Fernando Alves Pereira, popularmente conhecido como Fernandão. A partir de agora a Rua B da Quadra O, no Bairro Castália, passa a se chamar Rua Fernando Alves Pereira – Fernandão. A homenagem é justificada porque foi o primeiro morador e principal incentivador da antiga Rua B, contribuindo para a instalação de energia elétrica, água e esgoto.

Fernandão nasceu em Almadina e aos 23 anos passou a viver em Itabuna, onde faleceu em 2012, aos 65 anos. Foi farmacêutico bioquímico, trabalhou no Centro de Referência Júlio Brito da Secretaria Municipal de Saúde e fundou o Laboratório de Patologia de Itabuna.  A solenidade de afixação da placa na rua, que ainda será marcada, contará com a presença de familiares do homenageado.  O projeto de lei foi de autoria do vereador Joilson Rosa.

Comércio de Ilhéus ganha iluminação natalina

 A Prefeitura de Ilhéus iniciou a instalação da iluminação cênica para o período natalino no comércio central da cidade. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, esta é uma ação de grande importância que tem por intuito contribuir para impulsionar o comércio, ampliando as vendas nesse período, quando, inclusive, funciona em horário noturno.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Lula recebeu dinheiro em espécie

Lula recebeu dinheiro em espécie da Odebrecht, afirma Marcelo em delação.


Marcelo Odebrecht, em seus depoimentos de delação premiada que acontecem em Curitiba, confirmou a realização de pagamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive em espécie. As informações são do jornal “Valor Econômico”. Em nota, a defesa de Lula disse que não comenta “especulação de delação”.
Lula pode ter recebido até R$ 23 milhões
Lula pode ter recebido até R$ 23 milhões
Segundo apurou o “Valor”, os pagamentos, de acordo com o ex-presidente da Odebrecht, tiveram origem no Setor de Operações Estruturadas da empresa, dedicado ao pagamento de propina a agentes públicos. O uso do setor para tal fim foi revelado no início deste ano pela ex-secretária de Marcelo, Maria Lúcia Guimarães Tavares, que fez acordo de delação.
O que foi relatado por Marcelo, segundo o “Valor”, é coerente à linha de investigação da Polícia Federal no âmbito da Lava-Jato. Segundo as investigações, Lula pode ter recebido até R$ 23 milhões. Investigações apontam ainda que o codinome “amigo”, que está nas planilhas apreendidas do Setor de Operações Estruturadas, seja uma referência a Lula.

Novo re-design do Flamengo projetado por itabunense


"Uma vez Flamengo, sempre Flamengo" 

designer de Itabunense Jorge Trabuco, desenvolveu nos últimos meses um novo projeto de re-design para o Flamengo e está colocando em apreciação para a grande nação rubro-negra. 

Ele diz que o projeto tem como objetivo propor uma reformulação do escudo do clube e padronizar sua aplicação para mostra como o branding pode ser trabalhado no esporte, afim de fortalecer sua imagem e relacionamento com o seu maior patrimônio, o torcedor. veja:

Lei institui Dia Municipal da Poesia em Itabuna


A partir do ano que vem o dia 27 de Julho terá um sabor especial para os itabunenses. Isto porque, foi sancionada pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a Lei Municipal nº 2.369, de 8 de dezembro de 2016, que insistiu a data como Dia Municipal da Poesia, em uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade e aos poetas itabunenses. A lei se refere ainda à celebração da data que será denominada “Pomar com Poesia” e deve ocorrer sempre nas proximidades do Café do Pomar, na Rua Osvaldo Cruz, Centro. 

A estrutura da celebração será montada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e pelo Clube do Poeta Sul da Bahia garantindo programação cultural e de lazer para a população.


Turma 21° de Médicos Residentes em Oftalmologia é formada em Itabuna


                O Hospital de Olhos Ruy Cunha - DayHORC - realizou no último dia 09, no auditório do Centro de Estudos (CEHORC), a formatura de oito médicos residentes em Oftalmologia. O evento foi marcado por muita emoção dos formandos que ao longo dos últimos três anos se dedicaram ao Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia do Hospital -PTMO.

Agentes de combate a endemias realizam mutirão em locais com risco de infestação

A equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde de Canavieiras promoveu nesta quarta-feira (14) um mutirão de limpeza no bairro da Birindiba, para a limpeza e eliminação de pontos propícios para o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika virus.

Prefeitura de Ilhéus sofre sequestro financeiro por precatórios trabalhistas


As finanças do Município de Ilhéus têm sofrido recorrentes perdas por diferentes fatores em 2016. Além da crescente queda de arrecadação em virtude da crise econômica nacional, o tesouro municipal sofre também com o sequestro financeiro em virtude de precatórios trabalhistas. De acordo com informação do secretário municipal de Fazenda, Raimundo Ferreira, somente neste mês de dezembro, por determinação judicial, foram realizados bloqueios nas contas na ordem de R$ 1.038.964,07.

COMISSEOS DE TRANSIÇÕES DOS GOVERNOS DE ITABUNA


Prefeitos: Vane, Fernando e Alice 
Pela governo atual (Vane), membros: Oton de Souza Matos, controlador Geral do Município e responsável pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo; Alex Santos de Souza, Diretor de Controle Interno; Esdras Moura de Almeida, presidente da Comissão Permanente de Controle Interno; Marcos Antonio Nascimento Cerqueira, secretário de Fazenda; Mariana Duarte Alcântara Teixeira, secretária da Administração; Mateus Santiago Santos Silva, Procurador Geral do Município; e Antonio Carlos Jovita, Departamento de Contabilidade. Ainda, Eric Thadeu Nascimento Souza. Jaqueline Santana Silva; Moaci Ramos Bonina; Genilda Santana Oliveira.

Pelo prefeito eleito (Fernando Gomes), membros: Luiz Fernando Maron Guarnieri, interlocutor; Maria Alice Araújo Pereira; Anorina Smith Lima; Cristopher Sérgio Santos Silva; Florisvaldo Nascimento Monteiro;  Jader Martins Guedes, Pedro Augusto Vivas dos Santos e Luiz dos Santos Ferreira. (Do Diário Bahia)

Tome mais conhecimento: www.transiçãodegovernoitabuna.blogspot.com.br.  

NATAL: HORÁRIO ESPECIAL NO COMÉRCIO DE ITABUNA


            A Prefeitura conclui até o final desta semana a implantação da decoração para incentivar as vendas do comércio de Itabuna nas festas de final de ano e promover o espírito natalino. As mangueiras luminosas e lâmpadas de LED estão sendo colocadas nas duas principais pontes que ligam o centro aos bairros Conceição e São Caetano, na Avenida do Cinquentenário e Rua Paulino Vieira. 

Também foram instaladas árvores de Natal luminosas nas pontes do Lacerda, de acesso ao São Caetano, e Miguel Calmon, que liga o centro da cidade ao Góes Calmon, e ainda na Avenida Juracy Magalhães, saída para Ilhéus; Avenida Amélia Amado; Praça Laura Conceição, e nas proximidades da Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva. 

BANDIDAGEM EM ITABUNA VAI ACABAR, DISSE O NOVO PREFEITO DE ITABUNA EM SEMINÁRIO DA AMPESBA.


Com as presenças dos prefeitos eleitos das cidades de Itabuna, Fernando Gomes e Jadson Albano, da cidade de Coaraci, além do vereador César Brandão, do empresário Valdir Ribeiro, presidente da AMPESBA-Associação das Micro Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia, além de dezenas de pequenos e médios empresários, foi realizado na noite de ontem (14), no auditório  da FTC, em Itabuna o Seminário: “Expectativas e Perspectivas; As 8 dicas para rentabilizar sua empresa em 2017”.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Santa Casa de Itabuna “abraça” o projeto TI Verde


Comprometida com as questões ambientais, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através do setor de Tecnologia da Informação(TI), lançou nesta terça-feira (13), através de uma parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências, um projeto que tem o objetivo de incentivar a coleta e o descarte seguro de peças e componentes eletrônicos.

Chamado de “TI Verde”, o projeto seguirá até o próximo dia 30, mas a intenção da instituição, de acordo com William Ryan B. Rodrigues, estudante do curso de Sistemas de Informação da FTC e funcionário da SCMI responsável pela implantação do projeto, é retomar as atividades ainda em janeiro, após avaliação desta primeira etapa.