Do - pimenta.blog.br - Após quase dez anos, o Grupo Chaves voltará a investir na produção de chocolate. O empresário Helenilson Chaves disse que, “com mais experiência e maturidade estratégica bem definida”, chegou a hora de voltar ao segmento chocolate.

Segundo ele, o chocolate será produzido a partir de cacau colhido em fazendas do próprio grupo em municípios sul-baianos. Numa entrevista ao Políticos do Sul da Bahia, Chaves disse que o grupo aprendeu com o passado.

“Já participamos deste mercado, com a marca Duffy, produzindo chocolates em nossa indústria localizada em Salvador. Partimos para uma competição direta com os grandes do setor e, estrategicamente, isso foi um erro. Sofremos muito e perdemos muito dinheiro para introduzir a marca no mercado, chegando a fazer marca própria para Carrefour”. Segundo ele, este segmento é de escala e baixíssimas margens, o que afetou os resultados.

O chocolate de origem deverá ser comercializado em sistema de franquias. “Dependerá muito da variedade de produtos”, afirmou. A produção virá de fazendas como Lagoa Pequena, em Ilhéus, Cachoeira, de Itamaraju, e Barra do Cedro, de Floresta Azul. “Queremos ter o Cacau Origem Bahia de cada extremo da nossa região”.

O presidente do Grupo Chaves também fez elogiou ao Festival Internacional do Chocolate como transformador cultural da região.