sábado, 16 de julho de 2016

DEZENOVE ANOS DA MORTE DE TELMO PADILHA

Telmo Padilha, saudades!
O poeta Telmo Padilha, do "Voo Absoluto" , "O Menino e o Rio", entre  muitos outros títulos de livros de poesias, Livros. esses, que foram traduzidos para mais de 40  línguas diferentes. No dia de hoje (16 de Julho de 1997), está completando 19 anos do seu trágico acidente automobilístico, entre Itabuna e Buerarema, o que lhe levou a morte, quando pilotava o seu automóvel Monza.

Grande nome de nossa cidade, grande nome da nossa literatura, fundou vários jornais, em Itabuna, entre eles, a Tribuna do Cacau. Era advogado e foi funcionário publico federal, prestando os seus serviços à CEPLAC. Criou  também  o PACCE-Projeto, esse, que editou vários livros de poetas regionais e Incentivou nossa cultura. 

Telmo Padilha também incentivou a criação do Clube do Poeta Sul da Bahia, sendo um dos seus sócios  fundadores. Merece uma grande homenagem de Itabuna; um reconhecimento que ainda não veio! pelo manos um nome de rua ou de praça!

Veja mostra de sua poesia:

CONTIDA TENTATIVA DO GOLPE NA TURQUIA

Governo diz que derrotou tentativa de golpe e prendeu líderes na Turquia


Assim que os militares iniciaram a mobilização, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou em rede nacional que o país passava por uma tentativa de golpe militar.
Assim que os militares iniciaram a mobilização, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou em rede nacional que o país passava por uma tentativa de golpe militar.
O ministro do interior da Turquia, Efkan Ala, afirmou há pouco que a tentativa de golpe de estado no país foi repelida pelas forças leais ao presidente Recep Tayyip e ao primeiro-ministro Binali Yildirim. Segundo Ala, os líderes da revolta foram presos e a situação “está largamente sob controle”.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou a Istambul e reafirmou ter o controle do país. A onda de violência deixou policiais e civis mortos. Há relatos de feridos, alguns em estado grave.
“Há na Turquia um governo e um presidente eleito pelo povo, e seu Deus quiser, vamos superar este desafio”, disse Erdogan ao convocar os “milhões” de turcos a ocupar as ruas para defender a nação.
“Os que vieram nos tanques serão capturados porque estes tanques não lhes pertencem”, afirmou o presidente durante coletiva concedida no aeroporto de Istambul.
Erdogan revelou que o hotel onde estava de férias em Marmaris, um balneário do sudoeste da Turquia, foi bombardeado após sua partida.
Do - jornaldamidia.com.br.

PRP DE ITABUNA APOIARÁ NOME DE FERNANDO GOMES

Fernando Gomes
Waldir Catarino
Sob a presidência de Waldir Catarino Menezes, o Partido Republicano Progressista (PRP), realiza neste dia 24 de Julho (domingo), das 13 às 18h, a sua convenção. O local escolhido, conforme edital, já publicado na imprensa local, foi à sede social do Grapiúna Tênis Clube, na Rua Juca Leão 315, centro de Itabuna.

Waldir Catarino adiantou que no mesmo dia e horário, também, acontecerão às convenções de outros partidos, para a composição da coligação, entre eles, o DEM. Partidos esses que apoiarão o nome do pré-candidato a prefeito de Itabuna, Fernando Gomes.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

TERRORISTA DO CAMINHÃO NASCEU NA FRANÇA

TERRORISMO
TERRORISTA QUE MATOU 84 PESSOAS EM NICE TEM ORIGEM TUNISIANA
MOHAMED LAHOUAIEJ BOUHLEL MATOU 84 E FERIU 50 COVARDEMENTE
Publicado: 15 de julho de 2016 às 07:17 - Atualizado às 08:10
O CAMINHÃO USADO PELO BANDIDO, CRIVADO DE BALAS, DEIXOU UM RASTRO DE MORTE NAS RUAS DE NICE.
Do - Diário do Poder - Chama-se Mohamed Lahouaiej Bouhlel o terrorista covarde que, na noite desta quinta-feira (14), matou 84 pessoas em Lion, na França, atirando um caminhão pesado contra a multidão que celebrava o Dia da Bastilha, a data nacional francesa. O terrorista, que foi morto em confronto com a polícia, tinha 31 anos e, apesar da origem tunisiana, era nascido na França.

IMBASSAHY DESTACA DEDICAÇÃO DE AUGUSTO A ITABUNA

Clique para obter Opções
O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) concedeu entrevista nesta quinta-feira, 14, ao programa Resenha da Cidade, da Rádio Difusora. Por telefone, o tucano comentou sobre a política nacional, estadual e local, e demonstrou confiança na vitória de Augusto Castro na disputa pela Prefeitura de Itabuna.

Imbassahy procurou ser cauteloso, ao destacar as boas relações do PSDB com o PMDB e o DEM, siglas que também têm seus pré-candidatos no município, mas tentam acertar os ponteiros em torno de um nome único. “Vamos aguardar o momento próprio para as definições”, declarou o deputado federal.

Abertura da AABB hoje é com Memé Santana

Clique para obter Opções
 Memé Santana (dir.) e Fabiano Souza
na AABB Itabuna.
Sócios e não sócios, todos amantes da boa música ao vivo – especialmente a internacional – vão se reunir e encontrar as portas da AABB Itabuna mais abertas do que nunca hoje (15). É a Sexta Super Musical que, segundo o vice-presidente administrativo do clube, Jorge Caldas, consolida-se a cada semana como o melhor lugar para se curtir a noite de Itabuna. “E que traz sempre a nata da MPB de nossa cidade”, destaca.

Mais de 800 órgãos de direção municipal de partidos ainda não informaram CNPJ à Justiça Eleitoral

Caso não apresentem o dado, as agremiações terão o registro suspenso, ficando impossibilitadas de realizar as convenções partidárias e participar das eleições deste ano

Mais de 800 órgãos de direção municipal de partidos políticos na Bahia encontram-se com as anotações dos seus registros suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Isso porque, conforme último levantamento, realizado nesta quarta-feira (13/7), 848 diretórios ainda não haviam informado ao Regional seus números de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), em desacordo com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral por meio do artigo 35, parágrafo 9º, da Resolução 23.465/2015.

MISSA DE 7º DIA DE ZÉ GÓIS SERÁ HOJE EM ILHÉUS


Missa de 7º Dia do empresário Zé Góis será celebrada hoje


Clique para obter Opções
Zé Góes, pecuarista e cacauicultor que ajudou a desenvolver o sul da Bahia

Pecuarista e cacauicultor que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do sul da Bahia. Essa é uma das definições de José de Souza Góes, mais conhecido como coronel Zé Góes, falecido no último dia 9, aos 86 anos. Ele terá sua memória reverenciada na sexta feira, dia 15, com Missa de 7º Dia, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Pacheco), em llhéus, sua cidade natal.
 O empresário é apontado como precursor na criação das raças indubrasil (zebu) e nelore (gado de corte) no estado e era participante ativo da Associação dos Criadores de Gado Zebú (ABCZ). Segundo os amigos, ele deixa uma rica história de envolvimento nos setores público e empresarial de Ilhéus, Itabuna e demais municípios do sul baiano. Zé Góes, dentre suas atividades pecuaristas, também foi criador de cavalos mangalarga e um dos responsáveis pelo melhoramento genético da raça.
 Por - Luiz Stefanes

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...