sábado, 26 de março de 2016

Mais de 30 mil processos estão parados na Comarca de Itabuna


Metade das Varas sem juízes e um elevado déficit de funcionários. Esta foi à situação apresentada no relatório que foi entregue pela OAB-Itabuna a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Dr.ª Maria do Socorro Barreto Santiago, na ultima terça-feira, dia 22. A presidente esteve na cidade de Coaraci, sua terra natal, para ser homenageada pela OAB coaraciense e tirou um tempo em sua agenda para receber os advogados Edmilton Carneiro e Rui Carlos R. M. da Silva, presidente e tesoureiro da OAB-Itabuna, respectivamente.

COM MILHÕES DE ASSINATURAS, "MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO" CHEGAM AO CONGRESSO

INICIATIVA DO MPF
COM MILHÕES DE ASSINATURAS, "MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO" CHEGAM AO CONGRESSO
MEDIDAS COMPILADAS PELO MPF GANHARAM APOIO DE MILHÕES DE PESSOAS
Publicado: 26 de março de 2016 às 15:13

Com mais de 2 milhões de assinaturas colhidas em todas as regiões do País, o projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, iniciativa do Ministério Público Federal, encerra mais uma etapa nesta terça-feira, 29, com a entrega das rubricas em cerimônia no Congresso Nacional. A campanha é coordenada pela Câmara de Combate à Corrupção da Procuradoria e foi lançada em 27 de julho de 2015. Com o suporte das ruas e o trabalho de voluntários em todo o País, em sete meses o 10 Medidas superou a marca de 1,5 milhão de adesões necessárias para que a campanha pudesse ser apresentada ao Parlamento como um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.

IMPEACHMENT FUGIR DO JULGAMENTO EVIDENCIA DELIQUÊNCIA

IMPEACHMENT
FUGIR DO JULGAMENTO EVIDENCIA DELIQUÊNCIA, DIZ EX-MINISTRO DO STF EROS GRAU
PARA EX-STF, TENTAR FUGIR DO IMPEACHMENT "EVIDENCIA DELINQUÊNCIA"
Publicado: 26 de março de 2016 às 17:27 - Atualizado às 18:05

Do - Diário do Poder - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau alerta que qualificar o processo de impeachment de golpe é "uma agressão à Constituição brasileira" e defende a legalidade de um julgamento. Em uma declaração assinada neste sábado, durante uma viagem pela Europa, o ex-ministro insiste que "quem não é criminoso enfrenta com dignidade o devido processo legal, exercendo o direito de provar não ter sido agente de comportamento delituoso".

Encenação da Paixão de Cristo nas escadarias da Catedral emociona centenas de pessoas em Ilhéus

O espetáculo, que integrou a programação do Ilhéus Aleluia Festival, contou com a participação de 98 pessoas, entre 30 atores e 68 figurantes

Um dos momentos mais belos, reflexivos e emocionantes do Aleluia Ilhéus Festival, considerado como o maior evento da Semana Santa na Bahia, aconteceu na noite desta última sexta-feira, dia 25. Na oportunidade, a praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, ficou lotada para a encenação da Paixão de Cristo, espetáculo realizado há 27 anos pelo Grupo Jovens em Cristo, de Itabuna. A apresentação do espetáculo teatral foi um compromisso do prefeito Jabes Ribeiro, ao final da última edição do Aleluia Ilhéus. Veja também - Show de Jorge Vercillo reúne 15 mil pessoas 

DESRESPEITO AO FILHO DE DEUS

DESRESPEITO AO FILHO DE DEUS
*Joselito dos Reis
 
Da esquerda para direita: Meu pai, José Deraldo dos
Santos, minhas tias: Jovelina Maria Freire, Maria  Ariza Santos
 e meu avô, Basílio Bispo dos Santos. Foto: 1940






Lembro-me quando criança, juntamente, com meus irmãos. Meus pais naquela época, da quaresma (Semana Santa!), período em que Jesus Cristo, filho de Deus desceu a Terra para nos salvar e foi humilhado, massacrado, torturado e sacrificado, onde os homens pregaram seus pés e suas mãos com grampos... na Cruz. Nossos pais nos advertiam; “está chegando à Sexta-Feira Santa e, nesse período, em respeito ao filho de Deus, não podemos desobedecer aos nossos país; fazer estripulias e nem xingamentos, pois é pecado! E Deus não perdoa. Devemos guardar esses dias até que chegue o sábado da aleluia!... Estão avisados, para não receberem a aleluia!”...  Que, na realidade, seria o nosso castigo, para quem não obedecesse à sua ordem, inclusive, para recebermos a benção da Sexta-feira Santa, tínhamos que nos ajoelhar, diante deles.  Era uma época de muita fé! Morávamos na roça, numa região chamada “da Zisca”, na área rural do município de Ibicaraí. Havia muita reza e orações e o padre se deslocava da sede, para a celebração da Santa Missa, na “Capelinha” da fazenda. O povo parecia ter mais fé, mais respeito, união com as coisas de Deus... apesar de não ter em cada esquina “uma igreja” como hoje, nas ruas das cidades!
O povo, na época (anos 50/60), em coro, ficava em silêncio, total, e até chorava pela passagem do sofrimento do filho do nosso Pai Onipotente, “só nas lambanças!” do seu filho Unigênito: Jesus! Não havia televisão, e o povo ouvia algumas historias da “Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo” através das emissoras de rádio. Muitas famílias, independente, de padre ou pastor, reuniam-se com os amigos para a leitura da Bíblia, dentro de um grande clima de respeito, doutrina e fé. Cansei de vê meu, próprio, pai José Deraldo dos Santos (completando hoje (27.03.16), 23 anos, de seu falecimento), com os seus olhos, azuis, cheios de lágrimas, pelo sofrimento de Jesus, ouvindo a história do rádio. Hoje, a coisa é muito diferente, chega “A Semana Santa” e o povo aproveita “o feriado” para anunciar festas, turismo, orgias e entrar na farra, “na bebedeira” ouvindo músicas, que são verdadeiras afrontas, sem nexo,  a esta data, maior, da cristandade, da espiritualidade... Com isso, as famílias, muito delas refém, deixam de se assentarem à Mesa (Ceia Sagrada!), com o Filho de Deus, que se deixou humilhar, torturar, sacrificar para nos mostrar o amor e nos salvar, e muitos homens não veem!

“SENHOR perdoa-os, eles não sabem o que dizem ou o que fazem!”.

*Joselito dos Reis
Poeta e Jornalista

    










*Joselito dos Reis
Poeta e Jornalista

    

FERNANDO GOMES REAFIRMA COM UM ANO ACABAR COM O PROBLEMA DE ÁGUA EM ITABUNA


“O povo de minha cidade não pode beber água salgada”

O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, novamente, participando, hoje (26), do programa, “Maria Alice”, Radio jornal de Itabuna, desejando feliz páscoa aos itabunenses e agradecendo o comparecimento de todos que foram à sua pré-candidatura,  a prefeito desta cidade, no ultimo dia 23, na USEMI, reafirmou o seu compromisso de resolver o problema da água potável deste município,  dentro de um ano, pois; “O povo de minha cidade não pode beber água salgada”
  
Anunciando que no próximo mês de junho lançará um livro sobre a sua biografia, pessoal e política, narrando as suas realizações. Na oportunidade, atendendo, questionamento de ouvintes, a maioria absoluta para pedir o seu retorno à Prefeitura, rebateu algumas criticas, que - segundo ele - fazem parte do sistema democrático, desafiando, que alguém apresente provas, que ele roubou o município e desafiou, encerrando, disse  ; “Fernando Gomes é ladrão, cadê as obras dos outros que são honestos?”...

       

Sonho e esperança!ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Sonho e esperança!                               Antonio Nunes de Souza*


Era uma mulher maravilhosa! Um corpo perfeito com todas as peças nos lugares certos, seios lindos rígidos e pontudos com tamanhos adequados, o quadril tão bem formado que parecia que fora esculpida por Michelangelo, seu rosto tinha todas as características de uma beleza nórdica, que é na verdade o padrão internacional de beleza, suas pernas eram tão bem torneadas que não se percebia os joelhos, dado sua uniformidade até a junção dos seus pezinhos delicados!

" Aleluia Ilhéus Festival " Prossegue até hoje

Durante as apresentações muitas pessoas se emocionaram ao ouvir músicas de louvor no palco montado ao lado da catedral de São Sebastião
 Na segunda noite da terceira edição do Aleluia Ilhéus Festival, quinta-feira, 24, o público voltou a lotar a praça da catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes, para assistir aos shows de cantores, sendo sua grande maioria ligada à igreja católica. “Amigos na fé” contou com a participação de Amanda Andrade, Padre Ednaldo, Kelly de Jesus, Andréa Rangel, Neia dos Anjos, Bam Lima, Alexandro Costa, Beatriz Andrade, Stephanie Costa e PH Chagas. A atração principal foi a cantora paulista Adriana Arydes, que esteve pela primeira vez em Ilhéus e emocionou o público.

Governo articula políticas de fomento à cadeia produtiva cacau


Neste sábado (26), véspera do domingo de Páscoa, é o Dia do Cacau, fruta importante especialmente para região sul da Bahia. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem somando esforços para ampliar o cultivo de cacau e produção de chocolate no estado. Após mais de duas décadas de crise, provocada pela vassoura-de-bruxa, a lavoura cacaueira do sul da Bahia atravessa um período de recuperação, com aumento da safra e produção de amêndoas de qualidade. A safra 2014/2015 chegou a 220 mil toneladas no país.

Lava Jato: arquivo da Odebrecht diz que MPF protege políticos.

A documento encontrado na Odebrecht diz que não foram as grandes empresas de construção as responsáveis iniciadoras da corrupção na Petrobras
A documento encontrado na Odebrecht diz que não foram as grandes empresas de construção as responsáveis iniciadoras da corrupção na Petrobras
Um documento apreendido pela Polícia Federal no escritório da empreiteira Odebrecht, no Rio de Janeiro, durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, acusa procuradores do Ministério Público Federal (MPF) de proteger políticos com mandato para não perder a alçada das investigações e dos julgamentos em curso. A análise, feita para consumo interno da companhia, diz que os procuradores “querem julgar rapidamente os empresários como os responsáveis pelas mazelas da corrupção no país, tornando-se heróis da pátria, julgando somente uma parte do problema, como se esta fosse causa principal”.

PARTIDOS FATURAM R$ 123 MILHÕES

DINHEIRO PÚBLICO
PARTIDOS FATURAM R$ 123 MILHÕES EM DOIS MESES
É QUANTO O FUNDO PARTIDÁRIO JÁ DISTRIBUIU EM APENAS DOIS MESES
Publicado: 26 de março de 2016 às 00:01 - Atualizado às 00:25

Do - Diário do Poder - Enquanto o Brasil está mergulhado em crises política e econômica, os partidos faturaram em janeiro e fevereiro R$ 123 milhões, sacando a dinheirama do Fundo Partidário. No decorrer deste ano, a previsão é que os partidos abocanhem quase R$ 900 milhões do Fundo. Os dados estão disponibilizados no portal eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados referentes a março não foram lançados pelo TSE. A informação é da coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.
O fundo é dividido entre os partidos conforme o número da bancada de deputados federais, conforme a eleição anterior ao mandato.
Os partidos que mais faturaram em dois meses foram: PT (R$ 16,34 milhões), PSDB (R$ 13,47 milhões) e PMDB (R$ 13,13 milhões).
Os partidos que menos receberam dinheiro do Fundo Partidário foram Novo e PMB. Cada um levou uma bolada de R$ 175,68 mil. 
No ano passado, os partidos levaram R$ 811,28 milhões. As promessas de corte ficaram no papel. Ao contrário: aumentaram.

quinta-feira, 24 de março de 2016

MORTE DO FILHO DE DEUS, TODOS NÓS SOMOS CULPADOS

SEXTA-FEIRA SANTA, SEMANA DE REFLEXÃO...


PORTANTO, AGRADEÇA E PEÇA PERDÃO DE SEUS PECADOS

INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA ENCAMINHADO POR MORO


OPERAÇÃO ALETHEIA
MORO ENVIA AO SUPREMO INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA
ENTRETANTO O MATERIAL APREENDIDO CONTINUA COM A POLÍCIA FEDERAL
Publicado: 24 de março de 2016 às 16:50 - Atualizado às 18:06
MORO TEM 10 DIAS PARA PRESTAR ESCLARECIMENTO DE RETIRADA DE SEGREDO DE JUSTIÇA

Do - Diário do Poder - Atendendo a determinação do ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal (STF) o juiz Sérgio Moro determinou o envio de parte da investigação da Operação Lava Jato, referente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por meio de um despacho Moro destinou ao STF todos os procedimentos investigatórios que envolvem além de Lula, parentes e pessoas ligadas ao petista. Entretanto, optou por manter armazenado com a Polícia Federal o material que foi aprendido nas buscas e apreensões realizadas na Operação Aletheia.

IMPEACHMENT NÃO É GOLPE

MINISTROS DO STF
CÁRMEN LÚCIA E TOFFOLI DIZEM QUE IMPEACHMENT NÃO É GOLPE
MINISTROS DO STF GARANTEM QUE AFASTAR A PRESIDENTE NÃO É GOLPE
Publicado: 24 de março de 2016 às 14:18 - Atualizado às 14:44
FUTUROS PRESIDENTES DO SUPREMO GARANTEM CONSTITUCIONALIDADE DO IMPEACHMENT

Do - Diário do Poder - Os ministros do STF Cármen Lúcia e Dias Toffoli disseram, nesta quarta (23), que impeachment não pode ser caracterizado como golpe. Questionada, ainda, se há politização da Lava Jato Cármen Lúcia respondeu: "Não. Estão sendo observadas rigorosamente a Constituição e as leis".
Para Cármen Lúcia, não há sinais do chamado ativismo judicial na Lava Jato, apontado por críticos do juiz Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal do Paraná. "A atividade do Judiciário é acionada pelos interessados, pelo cidadão. O Poder Judiciário não atua isoladamente, não atua de ofício, como nós dizemos. Atua por provocação. Então, quando se fala em ativismo judicial, é que o Judiciário ultrapassaria (suas atribuições) e não há demonstração nenhuma de que isso esteja acontecendo", afirmou Cármen Lúcia. A ministra esteve no Rio para receber o prêmio "Faz Diferença", do jornal O Globo, na categoria Personalidade do Ano 2015.

PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: SIGA O EXEMPLO DO FILHO DE DEUS, PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO. SÓ ELE PODE NOS SALVAR!


FELIZ PASCOA A TODOS OS MEUS AMIGOS  E AS PESSOAS SEM PROTEÇÃO E INDEFESA  NA VIDA , QUE SEJAM PROTEGIDAS PELO SANGUE DERRAMADO NA CRUZ DO GLORIOSO FILHO DE DEUS, E TRAZENDO A PAZ QUE O MUNDO TANTO PRECISA, PRINCIPALMENTE, NA FAMÍLIA, BERÇO DE TUDO...

"De tristeza
não estou conseguindo viver
pois não posso vê em você
o sofrer... 

como podereis ser feliz
assim?

se tem alguém sofrendo
e precisando de mim"  


FELIZ PASCOA!

FERNANDO GOMES:

 “EU VOU VOLTAR PELO BEM DO MEU POVO!”

 Com a certeza de ser o prefeito que mais fez por Itabuna, Fernando Gomes, entusiasmado, disse  na noite de ontem (23), na sede da USEMI, no pré-lançamento de sua campanha, novamente, como pré-candidato  a prefeito de Itabuna: “eu vou voltar para o bem do  meu povo, que está sofrendo muito!”. Afirmando  em seu discurso, que dentro de um ano “acabará” com o problema da falta de água neste município.

Com centenas de lideranças comunitárias, politicas, público em geral  e a presença  do deputado federal, José Carlos Aleluia (presidente do DEM na Bahia),  o pré-lançamento oficial da campanha de  Fernando Gomes, como prefeito , novamente, de Itabuna, foi coroada de muito êxito e de muita esperança, “pois o povo confia no que diz Fernando” sintetiza Maria Alice, presidente  do DEM, em Itabuna.


José Carlos Aleluia falando da competência de Fernando Gomes,  como um grande gestor público e já provado,  disse que ele conta com o apoio de ACM Neto, o maior prefeito do Brasil. “Fernando  nos acreditamos em você  para ser novamente o grande prefeito, desta cidade, de Itabuna e  da região do sul da Bahia”, disse o deputado federal, José Carlos Aleluia, que compareceu  ao evento, com muito sacrifício, devido  aos grandes acontecimentos, utilmente, da capital federal.      

quarta-feira, 23 de março de 2016

Prazo para adesão de Empresas de Pequeno Porte ao Domicílio Tributário Eletrônico se encerra dia 31


Caso perca o prazo, o contribuinte poderá ter a sua inscrição tornada inapta, ficando impedido de operar. As EPPs vêm registrando em média quase mil cadastramentos diários na reta final.

Falta apenas uma semana para o encerramento do prazo de adesão dos contribuintes com perfil de Empresa de Pequeno Porte (EPP) ao Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), novo canal de comunicação direta on-line entre o fisco estadual e os contribuintes do ICMS. O prazo de cadastramento vai até o dia 31 para essa categoria, que envolve empresas com faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. Considerando-se todas as categorias de contribuintes, o total de empresas inscritas no DT-e já passa de 67 mil.

FERNANDO GOMES PREFEITO DE ITABUNA

Hoje, 23, logo mais, às 19h, na sede da USEMI, bairro São Caetano, em Itabuna, o ex-deputado federal, constituinte, por três mandatos e ex-prefeito de Itabuna, por quatro vezes, Fernando  Gomes (DEM), lançará, oficialmente, à sua pré-candidatura rumo ao Centro Administrativo Firmino Alves. 

O lançamento, que, segundo informações, contará, com a presença do presidente do Democrata da Bahia, deputado federal, José Carlos Aleluia e vários segmentos da politica local e regional, está sendo esperado dentro de grande expectativa. 

Para isso a coordenação do pré-candidato, um dos líderes em pesquisa de intenções de votos, devido ao reconhecimento do eleitor ao seu trabalho realizados em outras gestões, espera a presença de todos, para o grande acontecimento, na formação da grande aliança: Augusto Castro, Capitão Azevedo e Fernando Gomes para a retomada do desenvolvimento deste município, que não vem recebendo, há muitos anos, a atenção que merecia, por parte do Governo do Estado, nem mesmo, para a construção de um reservatório de água, que já vem se alastrando há quase 14 anos, desde a permanência do PT no comando da Bahia e o povo de Itabuna sofrendo com a falta de água potável, principalmente.    

    

Propostas para melhoria da gestão da Emasa

Os membros da Comissão Especial nomeada pelo prefeito de Itabuna, com a finalidade de avaliar, selecionar e aprovar os estudos apresentados pelos interessados no âmbito do Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, já definiram nesta terça-feira, 22, o cronograma de trabalho. Os representantes da Prefeitura vão analisar quatro propostas para melhorar a qualidade de serviços oferecidos pela Emasa e alternativas de investimentos no saneamento básico de Itabuna.   Os integrantes da PMI têm até o dia 8 de abril para avaliar todo o material elaborado pelas empresas Grupo Águas do Brasil, Casa Própria, Odebrecht Ambiental  e  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).  A análise dos relatórios é a segunda etapa da PMI aberta pela Prefeitura para encontrar a alternativa mais viável para resolver, em definitivo, o déficit na captação, tratamento e distribuição de água, sanear a Emasa e ampliar o número de bairros atendidos com rede de abastecimento de água e de esgoto e pavimentação.

MAIS DE 200 POLÍTICOS NO ESQUEMA DA ODEBRECHET

OPERAÇÃO ACARAJÉ
PF ENCONTRA LISTA DA ODEBRECHT COM REPASSES PARA MAIS DE 200 POLÍTICOS
LAVA JATO ENCONTRA COM EXECUTIVO DA ODEBRECHT TABELA COM 200 NOMES DE POLÍTICOS, VALORES, CONTAS, PARTIDOS, APELIDOS ETC
Publicado: 23 de março de 2016 às 12:00 - Atualizado às 13:05

Do - Diário do Poder - A Polícia Federal apreendeu planilhas que listam repasses da empreiteira Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos políticos, segundo o blog de Fernando Rodrigues. Os documentos estavam com Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, em dois endereços ligados ao executivo, nos bairros do Leblon e Copacabana, no Rio de Janeiro.
A operação é um desdobramento da 23ª fase da operação Lava Jato, que acabou com a prisão de João Santana, marqueteiro de Dilma e Lula, e sua mulher, Mônica Moura. O cartel das empreiteiras da Lava Jato aparece, de forma cifrada, como " Sport Club Unidos Venceremos", em referência à partilha do esquema de corrupção que afanou bilhões da Petrobras.

EM SESSÃO QUE DISCUTIU EMPRÉSTIMO, AUGUSTO CASTRO RESPONSABILIZOU GOVERNO PELA GRAVE CRISE DA ÁGUA EM ITABUNA

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) aproveitou a sessão que aprovou a autorização para que o Governo do Estado contrate empréstimos de mais de R$ 2 bilhões, para criticar a ausência da administração petista no Sul da Bahia. Além da falta de transparência quanto à forma como os recursos serão aplicados, o parlamentar responsabilizou diretamente o governo pelo descaso com a região, levando a consequências como a crise do abastecimento em Itabuna.

Oposição ganha ação no Tribunal de Justiça contra o Governo do Estado

Da redação: jornaldamidia.com.br -A bancada de oposição na Assembleia Legislativa conquista mais uma vitória judicial contra o governo do Estado com relação ao pagamento das emendas impositivas. O Tribunal de Justiça da Bahia acatou mandado desegurança (número 0022073-63.2014.8.05.0000) movido pela bancada, reconhecendo o descumprimento da Constituição do Estado pelo então governador Jaques Wagner e obrigando o atual governador Rui Costa (PT) a liberar nos exercícios financeiros vindouros a verba das emendas individuais dos parlamentares.
Deputado Sandro Régis (DEM) líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa
Deputado Sandro Régis (DEM) líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa
Os parlamentares da bancada lembraram que a exemplo de Wagner, o governador Rui Costa deixou também de cumprir o pagamento das emendas impositivas de 2015.
O líder Sandro Régis (DEM) lembrou que a execução da provisão orçamentária deve ser obrigatória e isonômica, regras flagrantemente descumpridas pelo Estado que vinha liberando exclusivamente as emendas dos parlamentares que compõem a base de apoio do governo na Alba.
O deputado Hildécio Meireles (PMDB) fez questão de frisar que a não liberação das emendas gerou prejuízos à população de diversos municípios baianos, já queprojetos de impacto social, principalmente nos setores de saúde, educação e saneamento deixaram de ser executados.

Marcelo Odebrecht decide fazer delação, que terá potencial explosivo! E, agora José?

O executivo Marcelo Odebrecht decidiu fechar acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Em nota, a empresa afirmou que buscará colaborar com a Justiça. Marcelo Odebrecht, que presidia a maior empreiteira e o quarto maior grupo privado do país, está preso desde junho do ano passado.
A delação do ex-presidente da Odebrecht tem potencial explosivo por causa das relações que o grupo manteve com o PT e, especialmente, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Partidos de oposição ao governo também estão apreensivos.

LULA AINDA ESTÁ SUSPENSO. E O STF ENTRA NA RODA

Poe - TIAGO DE VASCONCELOS...........................................
É importante esclarecer que a decisão do ministro Teori Zavascki de retirar das mãos do juiz Sérgio Moro a investigação da 24ª fase da Lava Jato faz apenas isso: leva a investigação da Polícia Federal, no âmbito desse processo*, para o Supremo. Lá será decidido se a ação vai ser desmembrada, devolvida, ampliada, anulada etc. Também foi concedido sigilo nas gravações realizadas nas conversas entre Lula e autoridades nessa fase. É justamente o que fundamentou o pedido da Advocacia-Geral da União, acatado por Teori: o papo de Dilma, que tem foro especial, com um investigado pela PF.
Isso significa que Lula continua impedido de tomar posse como ministro, obedecendo a decisão anterior do ministro Gilmar Mendes. Portanto, o ex-presidente continua desprovido do cobiçado foro privilegiado.
Dois problemas surgem da decisão: primeiro Zavascki reformou, em parte, decisão monocrática de ministro-relator, em outra liminar, que proibiu a posse e manteve a investigação com Moro. Isso pode contrariar decisão que ele próprio, a maioria dos seus pares e até uma Súmula Vinculante previamente tomaram. Segundo, a decisão de Teori levou oficialmente para a boca povo a politização da Corte Suprema. De um lado, os movimentos contrários a Dilma e Lula lembraram decisões polêmicas do ministro no julgamento do mensalão e do rito do impeachment. Do outro, defensores da dupla petista festejaram a vitória de Dilma e a “derrota de Moro”.
Piora. Teori diz na liminar que a decisão da Justiça Federal de retirar o sigilo dos grampos em Lula deve ser suspensa para “evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos… até mesmo quanto a eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”, em referência a Moro, o que pode aumentar a animosidade em relação ao juiz. E, por consequência e inevitável equilíbrio, criar o outro lado: animosidade contra o STF.
O problema é que ministros do Supremo – e até mesmo seu presidente – vêm sendo citados em grampos da Lava Jato nos últimos meses, o que não passa despercebido. E vai caber ao STF dar ordem à bagunça institucional e jurídica criada nos últimos momentos do governo insepulto de Dilma.
A ordem agora é nada de política. Pelo menos por enquanto; a decisão fica para depois da Páscoa.
*o número do processo que sobe para o STF, segundo decisão de Teori, é o 5006617-29.2016.4.04.7000.
Tiago de Vasconcelos é jornalista, Diretor de Redação do Diário do Poder e professor no Ibmec Brasília

MARACUTAIA DO PT

NOVA ESTRATÉGIA
DILMA FAZ POSE DE VÍTIMA JUNTO A OUTROS GOVERNOS
GOVERNO LEVA AO EXTERIOR A LOROTA DA AMEAÇA DE UM 'GOLPE'
Publicado: 23 de março de 2016 às 00:01 - Atualizado às 00:20
OBJETIVO É VENDER A IDEIA DE QUE HÁ UM GOLPE EM CURSO NO BRASIL. (FOTO: ANDRÉ DUSEK/AE)

À revelia dos diplomatas, que não concordariam em participar da armação, o Palácio do Planalto articula com governos da América do Sul, igualmente populistas, a “denúncia” de que “um golpe” estaria em curso, e não uma grande operação da Justiça Federal que investiga, processa e prende políticos corruptos que atuam à sombra do governo desde 2004, no primeiro governo Lula. Foi tudo combinado. A senha foi da própria presidente Dilma, ao declarar que “há um golpe em curso”.
A “vitimização” foi definida diante da dificuldade de explicar no exterior a maior manifestação da História, dia 13, exigindo o impeachment.
O uruguaio Luis Almagro concordou em difundir a lorota de “golpe” para agradar Dilma, que apoiou sua eleição à Secretaria-Geral da OEA.
O Planalto pediu que governantes populistas e até a ingênua chanceler argentina ameaçassem com repreensão na Unasul e no Mercosul.
Governistas e petistas chamam de “golpe” a atuação da Justiça, que, lastreada em documentos, confissões e delações, prende-os um a umLeia na coluna Claudio Humberto.

terça-feira, 22 de março de 2016

PROPINA DO LAVA JATO TINHA SEDE PRÓPRIA

DIVISÃO DE PROPINAS
ODEBRECHT TINHA SETOR ESPECÍFICO PARA LIDAR COM PAGAMENTO DE PROPINA
CONTROLE ERA FEITO DIRETAMENTE PELO PRESIDENTE MARCELO ODEBRECHT
Publicado: 22 de março de 2016 às 15:18 - Atualizado às 15:32
CONTROLE ERA FEITO DIRETAMENTE PELO PRESIDENTE MARCELO ODEBRECHT
Do - Diário do Poder - Informações obtidas por investigadores da operação Lava Jato levam a crer que a empreiteira Odebrecht mantinha em sua estrutura organizacional um setor específico para lidar com o pagamento de propina a autoridades do governo. De acordo com reportagem do jornal O Globo, há indícios de pagamento de propina até novembro de 2015, mesmo após as prisões do presidente Marcelo Odebrecht e diretores da empresa. Os pagamentos ilegais variavam de R$ 500 mil a R$ 2 milhões e seriam referentes a obras específicas.

AUGUSTO CRITICA PROPOSTA DE EMPRÉSTIMO E COBRA DÉBITO DO GOVERNO COM O SUL DA BAHIA

A bancada de oposição ao Governo da Bahia obstruiu a sessão na qual seria discutida, nesta segunda-feira (21), a autorização para que o Estado contrate empréstimos no valor de R$ 2,1 bilhões junto a instituições financeiras internacionais. O assunto ainda não havia sido discutido, mas com a insistência da oposição a matéria que tramita em regime de urgência será pauta na próxima reunião das Comissões Conjuntas de Constituição e Justiça, de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e a de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. 

“É absurdo que o governo tente mais uma vez obter um cheque em branco, elevando o endividamento do Estado, sem dar satisfações à sociedade sobre a finalidade desses recursos”, afirma Augusto. Ele lembra que, nos nove anos de governos do petistas, houve contratação de R$ 13,5 bilhões em empréstimos.
Apesar do grande volume de recursos financeiros aos quais o governo teve acesso, Augusto Castro lamenta a falta de investimentos na região Sul da Bahia. “O governo não terminou a construção da barragem do Rio Colônia em Itapé, não terminou a ponte Ilhéus-Pontal, nem mesmo o Centro de Convenções foi concluído”, aponta o deputado. Para ele, “não existe presença do Estado no Sul da Bahia”.
Da assessoria do deputado

Prefeitura de Canavieiras decreta ponto facultativo na quinta-feira

 O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, editou o Decreto 023, de 16 de março de 2016, autorizando o ponto facultativo nas repartições públicas municipais, durante o expediente do dia 24 de março de 2016, Quinta-Feira Santa.
A justificativa do decreto se baseia na tradição religiosa da guarda da Quinta-Feira Santa, com as celebrações eucarísticas, acompanhada milenarmente pelo povo cristão. De acordo com o documento, a maioria do funcionários municipais participam ativamente das cerimônias da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo.

Ainda, pelo Decreto, os funcionários lotados nas áreas de limpeza pública, guarda municipal, salva-vidas e servidores da saúde observarão as escalas de serviço elaboradas por suas secretarias. 

Prefeito sanciona lei que reconhece utilidade pública da Associação de Pessoas com Doenças Falciformes de Ilhéus

A lei foi aprovada na Câmara de Vereadores e homologada pelo prefeito Jabes Ribeiro. A secretaria de Saúde presta assistência aos pacientes no âmbito do município

O prefeito Jabes Ribeiro sancionou a lei número 
3.788, de 11 de março de 2016, aprovada pela Câmara de Vereadores, que reconhece de utilidade pública a Associação de Pessoas com Doenças Falciformes de Ilhéus (Apedefi), entidade que presta um serviço importante no auxílio aos pacientes locais.
Nesse sentido, o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, informa que a estrutura da rede de saúde tem se esforçado para oferece melhor suporte para a Associação e para o atendimento às pessoas portadoras da doença, que tem caráter genético e é hereditária.  

Grande elenco encena A Paixão de Cristo durante três dias (24, 25 e 26) em Buerarema

Um grande elenco formado por atores do grupo de teatro A Tribo e figurantes da comunidade apresenta o espetáculo A Paixão de Cristo, nos dias 24, 25 e 26, às 20 horas, na Praça Domingos Cabral, a principal de Buerarema. São 110 pessoas sob a direção geral de Anderson Andhy e preparação de atores de Gideon Rosa. Durante cerca de duas horas, o espetáculo revive os últimos acontecimentos de Jesus Cristo na Terra.

OBAMA FALA CONTRA O TERRORISMO EM CUBA

REDE DE TV CUBANA
OBAMA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO CONTRA O TERRORISMO
EM REDE NACIONAL OFERECEU AJUDA NAS INVESTIGAÇÕES DOS ATAQUES
Publicado: 22 de março de 2016 às 12:18 - Atualizado às 12:38

Do - Diário do Poder - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou seu pronunciamento nesta terça-feira (22) na rede de televisão cubana falando sobre os ataques terroristas em Bruxelas, “nós precisamos estar juntos. Vamos fazer tudo que for necessário para encontrar os terroristas. Nós podemos e nós vamos”.

Obama chega a Cuba para ratificar retomada das relações diplomáticas

O presidente Barack Obama sobe no Air Force One a caminho de Havana.  AP
Estados Unidos confiam que a liberalização econômica e os contatos pessoais vão transformar a ilha
Do -brasil.elpais.com/brasil - Um presidente dos Estados Unidos pôs os pés em Cuba neste domingo, pela primeira vez em 88 anos. Barack Obama, que em 2008 ganhou a eleição com a promessa de dialogar com os países inimigos, desembarcou às 16h19, hora local, no aeroporto José Martí de Havana. Obama não chega para pedir ao líder cubano, Raúl Castro, uma mudança política em um dos regimes autoritários mais longevos. Também não foi recebido com hostilidade: pelo contrário. Na ilha do Caribe, um dos poucos redutos da Obamamania, o presidente americano quer reforçar a aproximação entre os dois países.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...