sábado, 3 de dezembro de 2016

Três Poemas recentes de Joselito dos Reis

 Se não cuidarmos do nosso Rio, quem cuidará?
 

Pescaria do Tubarão.
                                                                             Ao Rio Cachoeira
Anzol, linha arremessada. 
Na água cristalina
Do meu rio; de menino e menina.
Piabinha, massabê, piabanha
Tucunaré, beré, aratanha...
Moreia, robalo, calambau...
Pitu, traíra, jundiá. e pratibu...
O anzol de novo vou jogar!
Cesto, enfieira de “junsa” cheios!
- Mato da beira do rio!
Dos meus olhos a brilhar...
Muitos peixes... Pra lá, pra cá...
No meu poço “tubarão” a pescar...
Peixes a fisgar!
Que saudade, que saudade...
Da minha infância querida
E da minha “mutucugê”
Do meu poço tubarão...
E do meu Rio Cachoeira
- Aonde está você?
Aqui, agora, a chorar. 
Vendo o vento as ondinhas bailar
De água poluída pelo vento a soprar
Sem minha imagem enxergar...
Aonde vamos chegar...?
Estamos perdendo o rumo
O contato com o mar! 
Minhas lágrimas a que fim levará?

Joselito dos Reis
29.11.2016
reislito@gmail.com
Zap 73 991743489

Tragédia de nós

Um milésimo
Um segundo
Um minuto
Uma hora
Um dia 
Um ano
Um século
Um milênio
Milhares de anos...
-Não importa!
Tudo se resume 
Em um momento
Tanto na alegria
Como na tristeza
Nos sentimentos 
Da dor
Do sorriso
Do amor
Neste labirinto 
De incertezas
Do destino...
De homem e menino!
Tudo se acaba
- Se acabou!
Inocente, neste deserto...
Só a flor.

01.12.2016

DISTANCIA...

Vivo na natureza, arrodeados.
Pelas flores... Da cantiga dos pássaros.
Beleza dos rios e mares.
Mas, sem amores!
Queria a alegria.
Mas só carrego as dores
Neste meu mundo insano
Sem esperança, refém da ilusão!
Rumo à triste solidão.
Nos meus incertos ares.

 02.12.16.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...