sábado, 17 de dezembro de 2016

DOIS ARTIGOS DE ANTONIO NUNES

                                   
Cumprimentos Natalinos!





A base principal dos cumprimentos natalinos, está já enraizada, na carimbada e popular frase, repetida por centenas de anos: “Feliz Natal e próspero Ano Novo”! Nela, todos nós pensamos que estamos sendo delicados, amáveis, reconhecedores de velhas e novas amizades, parentes e agregados. Para aqueles que são figuras públicas, essa sentença é também usada com uma ênfase brutal, parecendo que eles tem sentimentos religiosos e que seu desejo será cumprido pelas leis divinas! Esses, normalmente, ao repetir o gasto “dizer”, pouco estão se incomodando se seu Natal será feliz, ou se seu Ano Novo vai ser próspero. O deles, com certeza, será!


Prefiro fugir um pouco dessa mesmice, mesmo que seja condenado por uma fatia de pessoas que vivem mais nas ilusões do que nas razões, encarando o aniversário de Jesus como um dia de grande festa, quando, na verdade, tenho certeza que Ele gostaria muito mais de receber os presentes da humanidade através atos, atitudes, comportamentos, sentimentos, solidariedades e amor ao próximo, mesmo os que estão longe em outros continentes, pois, foi para isso que Ele veio a terra e, antes de morrer, deixou patenteados os seus ensinamentos e saberes!

Vamos raciocinar com humanitarismo, olhar menos para os nossos umbigos, ajudar aqueles que suas barrigas estão sempre vazias, dando para todos lições de solidariedades, em vez de ficar apreciando a desigualdade brutal, sentado em cima do muro da indiferença!
Finalizo, forçosamente, repetindo o velho chavão: “Feliz Natal e Próspero Ano Novo!”, mas, com o carinho e a certeza que se todos mudarem, mesmo gradativamente, seus comportamentos, em breve teremos um mundo bem melhor!

_____________________________________________________________________________
Um vencedor!

Antonio Nunes de Souza*

Olhando-se de uma maneira simplista e sem nenhuma análise de detalhes, chega-se à conclusão que, se houve um vencedor, obviamente, existiu um vencido. Mas, essa conjectura somente é cabível quando se trata de uma contenda, ou disputa, que os opositores com armas e bagagens, enfrentam seus antagonistas profissionalmente ou esportivamente!

Porém, no caso que quero me referir, não trata-se, especificamente, de uma medição de forças entre oponentes, nem tão pouco adversários em qualquer vertente de medições de forças. O que me chamou a atenção é ver sempre, entre as pessoas das mais diversas classes sociais, que lutam, cotidianamente, vencer os obstáculos que são habituais para todos e, para alguns, são olhados como intransponíveis e impossíveis!

Aí é que temos a satisfação de ver que, quando alguém disse que “querer é poder”, sabia das coisas e, com certeza, era um vencedor. Digo isso porque nós vivemos num mundo altamente capitalista, por muitos denominado de selvagem e, uma minoria de guerreiros batalhadores conseguem suplantar suas necessidades, inclusive usando do tal “jeitinho brasileiro”, garra, esforços, dedicações e a verdadeira vontade de vencer, conseguem, em grande número, chegar ao topo de uma posição social e econômica. Esses são verdadeiramente os que podemos chamar de “vencedores”, descaracterizando o adágio popular, bastante repetido pelos frustrados: “Quem não rouba ou não herda, morre na merda!”

Conheço vencedores que nada herdaram, jamais roubaram, mesmo tendo oportunidades, e são verdadeiros vencedores pelos seus próprios esforços, tendo colocado em suas mentes que, somente quem acredita em seus sonhos, planos e projetos, pode ver e desfrutar de uma compensação invejável!

Essa crônica é exatamente para chamar a atenção dos jovens, para que lutem pelos seus ideais, se sacrifiquem em alguns momentos, estudem, trabalhem em qualquer que sejam as funções, pois, todos trabalhos são dignificantes, pois, é muito melhor “ralar” por alguns poucos anos, e desfrutar por várias dezenas de outros, tendo dentro de si o orgulho de ter sido ‘UM VENCEDOR”!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...