sábado, 24 de dezembro de 2016

CONTAS PÚBLICAS
GOVERNO FEDERAL DISCUTE MUDANÇA NA TAXA DE FINANCIAMENTO
DEBATE COM BNDES PASSA POR APROXIMAR TJLP DOS JUROS DE MERCADO
Publicado: 24 de dezembro de 2016 às 09:51
DEBATE COM BNDES PASSA POR APROXIMAR TJLP DOS JUROS DE MERCADO. FOTO: FÁBIO MOTTA / AE
Do - Diário do Poder - O governo estuda com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma mudança na forma de cálculo da TJLP, a taxa que corrige os empréstimos de longo prazo do País. A ideia é que os juros do BNDES sejam fixados com base em taxas do mercado, reduzindo, ou mesmo acabando, com o crédito subsidiado.
O novo modelo em discussão entre BNDES, Banco Central e Ministério da Fazenda é vincular a TJLP à taxa das NTN-Bs, títulos públicos atrelados à inflação. Haveria uma regra de transição, mas, em alguns anos, a taxa do BNDES seria a mesma da cobrada nos títulos do Tesouro, disse uma fonte próxima ao banco, sob condição do anonimato.

A taxa dos títulos públicos tende a seguir os juros básicos, a Selic (13,75% ao ano), que baliza os empréstimos no sistema financeiro. Hoje, a TJLP está em 7,5%. O crédito oferecido pelo BNDES é considerado subsidiado porque a TJLP é menor do que a Selic. O banco só oferece esses juros baixos porque capta recursos no FAT, fundo formado com contribuições sobre a folha de pessoal, ou com os aportes do Tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...